Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


segunda-feira, 19 de maio de 2008

Como vivemos - Comparações

************************************************************************************ ***
Orgulho brasileiro:
******
O sabor de nossa comida é motivo de orgulho nacional. Os uruguaios são fartos, mas usam pouco tempero e não têm grande variação no cardápio. Em compensação, para quem gosta de cerveja, há garrafas com 960 ml. E ainda tem a Patrícia (marca da cerveja) que enlouquece qualquer cervejeiro.
***
Senti muitas saudades da Luzia, que faria um enorme sucesso em Montevidéo se abrisse uma lojinha para vender sua comidinha caseira deliciosa. Mas meu orgulho terminou aqui.
***
Estradas ***
No Uruguai, tanto as ruas quanto as estradas são lisas como um tapete, se comparadas com as nossas. Não há perigo de acidentes por causa dos buracos indecentes que o brasileiro tolera. Detalhe intressante: o asfalto no Uruguai tem cor clara, enquanto aqui é bem escuro. Será que no Brasil misturam asfalto com... cinza de cigarro?
Para provar que o brasileiro está literalmente sem chão, temos a BR-101 como exemplo. Estrada federal, que liga diversos Estados do país, toda esburacada, esfarelada (será a mistura de asfalto com cinza de cigarro?). Uma prova do descaso e falta de respeito do nosso PresiMente, que não viaja de ônibus nem de carro. O Brasil é um buraco sem fundo e nosso Governo gosta mesmo é de desviar os fundos.
***

***

Chimarrão X celular ***

No Rio de Janeiro vemos pessoas de todas as classes sociais, inclusive as menos favorecidas financeiramente, andando pelas ruas penduradas num telefone celular. Usado também pelas criancinhas, assim que aprendem a falar, deixou de ser uma forma de manter contacto em casos de necessidade. Agora, é distração e obrigação.

***

Porém, no Uruguai... as pessoas não se impressionam com tal "modismo". Preferem carregar seu chimarrão para todos os lados, uma característica bem mais interessante.

***

Educação

Apenas dez por cento da população uruguaia não é alfabetizada. Além disso não é preciso disputar um vestibular para o ingresso em Universidades, pois a população do país é pequena. O presidente do Uruguai não é semi-analfabeto como Luís Inácio, muito pelo contrário. Tabaré Vázquez é médico oncologista e, ao invés de passar a maior parte do tempo entre viagens e eterna campanha política, dedica duas horas por semana ao atendimento de cancerosos em hospítais públicos. Talvez seja para agradar seus eleitores, mas ao menos é uma forma bem mais decente do que a usada pelo presiMente brasileiro.
***
No Brasil, as péssimas escolas públicas não cumprem sua obrigação: ensino básico decente. São elas as culpadas pela dificuldade que têm os menos favorecidos - brancos ou negros - para entrar numa Universidade, ao contrário do que diz o Governo, na tentativa de culpar a "zelite por sua incompetência/desinteresse ".
***

No Uruguai, o tipo de pixações é bem diferente das que emporcalham nossa cidade. Lá, muros são pixados com palavras de mobilização, sejam quais forem suas idéias. Característica de um povo instruído.

***

Enquanto isso, no Rio, as pessoas rabiscam os muros e paredes apenas pelo prazer de emporcalhar a cidade. Não importa que sejam prédios novos ou não.

Os brasileiros não se reúnem para reagir contra o que vem acontecendo no país. Quando surgem manifestações, os motivos são bem menos importantes, como no caso das passeatas gay, quando mães e pais levam seus filhinhos no colo para apaudir o homossexualismo.

***

Ruas limpas, arborizadas

***

Em Montevidéo, são muitas as ruas agradáveis. Casarões e prédios antigos, mas não abandonados, com árvores em volta que enfeitam qualquer paisagem. Poucas ruas têm sujeira espalhada pelo chão. Povo educado sabe manter sua cidade limpa.

*** ***

o Rio de Janeiro, nem todos os lugares são tão deploráveis como os das fotos abaixo, mas a quantidade é bem grande. Além disso, muitos lugares se tornariam mais apresentáveis se não houvesse apenas prédios enormes e chão esburacado.

As duas fotos acima:
a primeira fica na entrada da favela da Mangueira;
a de baixo, trecho perto do Maracanã. **
***
Nada justifica a imundície, mas dirá nosso presiMente que a culpa é da "elite", nome usado para culpar os outros por sua incapacidade, desinteresse e inépcia.
*** Violência
Quando perguntei onde ficava o bairro pobre de Montevidéo, as duas recepcionistas se olharam sem graça, com aquele jeito "Devo dizer ou não?" até que uma delas tomou coragem e nos desaconselhou a ir até lá, pois seria muito perigoso, pelo risco de um ladrão puxar minha bolsa. As felizardas não sabem o que é perigo, como mostra a foto abaixo, onde se vê o rombo na parede ao lado da cama, feito por um tiro que "entrou pela janela" . **** ***

Pobreza
***
Uruguai é hoje um país pobre. A falta de indústrias é provavelmente a grande aliada das dificuldades que enfrentam. Além dissso a importação de produtos chineses, torna impossível a concorrência de produtos nacionais com os preços baratinhos “de olhinhos puxados”. O mesmo vem acontecendo aqui e em outros lugares. Lá o salário mínimo é relativo a trezentos reais, porém o povo tem dignidade e não vive de bolsas-esmola, "comendo nas mãos do governo", como no Brasil.
***
Como não fui até a área pobre de Montevidéo, me faltou oportunidade de tirar fotos para fazer comparações. Mas, segundo me informaram, é bem diferente da nossa realidade. As favelas brasileiras não significam apenas pobreza.*** ***

Feirinhas e camelódromo

Há várias feirinhas em Montevidéo, onde muitos espalham seus objetos para sobreviver com o arrecadado nas vendas.

******

*** No Rio de Janeiro... ***

***

Objetivo do automóvel*** *** No Uruguai, há grande quantidade de carros usados e bem velhos pelas ruas. Para eles, automóvel é um meio de locomoção, não é sinônimo de status. Aparentemente não se endividam na compra de carros, deixando de adquirir coisas mais essenciais para desfilar em lindos modelos lustrosos. No Brasil, os carros, que custam quase 40% a mais do seu valor por causa dos impostos indecentes abocanhados pelo Governo, são oferecidos à classe media baixa a prestações infindáveis de até 80 meses. Carros bastante usados circulam inclusive por Punta del Este, que se parece com a Barra da Tijuca já invadida por enormes prédios. ***

Divertimento popular ** Nâo sei dizer qual a quantidade, mas os prédios de moradias populares que vi são todos de ótima aparência e muito bem cuidados por seus moradores. Além disso, os uruguaios têm, em Arapey, piscinas términas de graça. As piscinas ficam em praças abertas, sem muros ou grades (como as que colocaram numa das praças de Ipanema e muitas outras) porque o povo de lá é civilizado.

***

Abaixo, podemos comparar a enorme diferença entre as piscinas térmicas populares e o Piscinão de Ramos. Excesso de gente amontoada que se diverte sabe-se lá como. Como é fácil deixar o brasileiro contente!

***
Povo tem o que exige e o que merece ***

Luís Inácio/Chaves e Tavaré Vasquez*** Para coincidir com o final das comparações, hoje Luís Inácio pretende, mais uma vez, se apresentar como um grande show-mam. Será o anfitrião de um evento para a criação da Unasul, que supostamente pretende reduzir a tensão no nosso continente. O ex-metalúrgico, que nunca sabe de nada, desconhece a existência da OEA?

Nosso presiMente, que vem prometendo investir nos países menores da América do Sul, diz não ter dinheiro para a Saúde do brasileiro. Foram onze anos de arrecadação da tal CPMF, criada para esta área. Entretanto, até hoje ninguém viu resultado, pois o dinheiro foi todo desviado para interesses escusos, enquanto nosso povo continua sem tratamento médico. ***
O Presidente do Uruguai (Tabaré Vasquez) não virá ao Brasil aturar besteirol. Sua ausência provocou o seguinte comentário: "Ele não virá para o encontro de presidentes, mas virá depois ao Brasil para um congresso de oncologia." . De fato, como ele tem muito mais o que fazer, talvez esteja prestando assistência aos cancerosos num hospital público de seu país. ***
A brincadeira de hoje será apenas um palco para a verborragia dos Luís Inácios e Chaves. Lula cá e eu lá.
Não dava nem vontade de "voltá".
Ía esquecendo um detalhe: Edir Macedo já tem pelo menos um "cofrinho" em Montevidéo (vi apenas um e não sei se há outros) , mas no Uruguai vemos pouquíssimas igrejas .