Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SE QUER PRIVACIDADE, AFASTE-SE DA INTERNET.

 
 
O Facebook não vai mais permitir que os usuários votem nas questões relacionadas à política de privacidade da rede social, pois os comentários feitos em cada mudança não seriam pertinentes.


O sistema funcionava da seguinte maneira: toda alteração - ou proposta de alteração - feita na  política de privacidade do Facebook que recebesse mais de sete mil comentários seria posta em votação pública. Mas o que aconteceu foi que as pessoas não estavam utilizando o canal para escrever comentários relevantes aos assuntos, o que prejudicava o trabalho.

  
Facebook acaba com votos de usuários para mudanças no site - Os comentários dos usuários não foram bons o suficiente para merecer o direito de voto.

 
O Europe vs Facebook, grupo que pressiona a companhia para respeitar as leis de privacidade, criticou os planos da rede, adicionando uma nova demanda para seu site our-policy.org:
 
"queremos que o Facebook continue a permitir que os usuários comentem e votem sobre quaisquer novas mudanças".   
 
 ***
 
Embora o Facebook (o último modismo do momento), não seja mais um mero site social e tenha se tornado uma empresa, é bem mais lógico deixar que os criadores de quaisquer sites, grupos ou seja lá o que for tenham liberdade para fazer o que quiserem com o espaço que eles mesmos criaram.  Quem não gostar de alguma coisa, simplesmente SAIA.  Mas aí vem o outro lado:  o 'criador'  pode não gostar muito caso ocorra grande saída de usuários.  Portanto, é simples, deixemos o caso como apenas uma questão de escolha!

 
Quanto às leis de privacidade, quem pretende manter a sua (privacidade) deveria se afastar de todos os espaços públicos, como é o caso da Internet, por exemplo. Embora alguns se limitem a amigos apenas, são fotos, comentários e bobagens que, de repente e sabe-se lá como, poderão estar à vista de todos, mesmo que não seja sua vontade.

 
" ... rede "é um novo tipo de espaço público e que tem características diferentes". "Tem que pensar que você não coloca dados pessoais, como um álbum de fotografias, em uma praça de alimentação de um shopping, por exemplo. Essa informação que você não divulga na rua você também não divulga na internet", palavras de Nejm, da Safernet.

 
 

OPOSIÇÃO SE SUJEITA À MEGALOMANIA


Artigo escrito por Jorge Serrão
 
Lula briga com Bastos, desiste do Planalto em 2014 
e se preocupa com processo por improbidade
 

Pode até ser candidato ao Senado por São Paulo, para ajudar o PT a conquistar o Palácio dos Bandeirantes, mas Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que não vai se candidatar a Presidente da República em 2014. Pretende apoiar a reeleição de Dilma Rousseff ou apostar em um “poste novo” – se as condições políticas permitirem. Foi o que Lula confidenciou a amigos próximos – que não conseguem guardar a língua entre os dentes nos fofoqueiros bastidores do poder em Brasília. 
Obs.: Caso L.I. resolva não se candidatar à presidência em 2014, dificilmente dará apoio à Dilma. Certamente, com sua megalomania desvairada vai preferir "apostar em algum poste novo" na tentativa de mostrar o seu poder.
Lula agora tem duas preocupações imediatas com o futuro: cuidar da saúde e usar seu prestígio pessoal para evitar que pipoquem ações judiciais contra ele no pós-mensalão. O medo maior é a Ação Civil Pública (processo 0007807-08.2011.4.01.3400) que corre na 13ª Vera Federal pela improbidade administrativa de fazer um esforço de propaganda para o banco BMG endividar aposentados e pensionistas do INSS. O humor de Lula anda péssimo e gerando atritos com amigos e aliados que entendem a delicada situação dele  (ação delicada criada por ele mesmo; caso fosse honesto, não haveria ação judicial alguma contra ele).

Recentemente, brigou com o criminalista Márcio Thomaz Bastos. O ex-Presidente resolveu condenar seu ex-ministro da Justiça pela atuação em defesa de réus da Ação Penal 470. Bastos teve de aturar Lula reclamar que o advogado não devia ter aceitado participar diretamente da causa. Motivo: a marca Lula ficou atrelada ao nome do defensor. A ríspida conversa abalou o cordial relacionamento entre os dois.

Lula somatiza o Mensalão. O problema mexe com seu ânimo e afeta sua resistência física. As derrotas no STF – principalmente com as condenações dos companheiros “Zés” (Dirceu e Genoíno) – o abalaram emocionalmente. A tensão permanente, que alternou raiva e depressão, prejudicou o tratamento de Lula contra os efeitos colaterais provocados pela pesada quimio e radioterapia que extirparam o tumor maligno em sua laringe.
O processo contra Lula é sério. O ex-presidente foi autuado no dia 31 de janeiro de 2011 pelo juiz Paulo Cesar Lopes, mas o caso ficou abafado até recentemente. Na ação civil pública por dano ao erário e improbidade administrativa, Lula e seu ex-ministro da Previdência, Amir Francisco Lando são processados a pedido do Ministério Público Federal, em Brasília. O curioso é que, na tela de acesso ao processo, o nome de Lula está escrito erradamente. Lá aparece Luis com “S” e não com “Z”...

Grafia equivocada à parte, a procuradora Luciana Loureiro de Oliveira pede que, condenados, os réus devolvam aos cofres públicos o montante de R$ 9.526.070,64 gastos com as cartinhas enviadas aos aposentados e pensionistas do INSS, convidando-os a fazer crédito consignado com o banco BMG – citado no processo do Mensalão. O andamento do processo pode ser acompanhado em http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400

Sem foro privilegiado para prolongar a costumeira impunidade, além deste processo, Lula corre risco de sofrer danos em outra ação parecida. Tudo vai depender da sede de Justiça do futuro presidente do Supremo Tribunal Federal. Joaquim Barbosa pode retirar o estranho segredo de Justiça sobre o Processo Investigatório 2.474. Os 77 volumes em sigilo apuram as supostas irregularidades no convênio entre o Banco BMG e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a participação da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), para a “operacionalização de crédito consignado a beneficiários e pensionistas”. O caso dormita “blindado”, desde 2007, no Supremo.

Por isso, de pouco adianta manobras de ilusionismo como a feita na terça-feira, durante indigesto jantar da Presidenta Dilma Rousseff com ministros, senadores e deputados do PT e do PMDB, no Palácio da Alvorada. Alegar que “nunca esteve com esse cidadão (Marcos Valério)” é chover no molhado. Embora vá morrer dizendo o contrário, Lula tem medo de uma reviravolta conjuntural que o leve às barras dos tribunais. O risco é mais real que nunca, embora, no Brasil, a pizza sempre seja saboreada no final das contas...

A sorte de Lula é que a cúpula da oposição sempre insiste em poupá-lo (OPOSIÇÃO SOMOS NÓS - URNA). As presidências do PSDB e do DEM não aprovam o pedido de investigação contra Lula feito pelo presidente do PPS, Roberto Freire, e mais três senadores tucanos independentes. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tem o dever abrir inquérito para investigar se Lula participou do mensalão – conforme recentes insinuações do condenado operador publicitário do esquema, Marcos Valério Fernandes de Souza.

Revista SUPERinteressante e dúvidas 'religiosas'.



Reportagem na revista desta semana: JESUS, A VERDADE POR TRÁS DO MITO.  
(a capa acima é de revista mais antiga) 
 
 
"Ele era moreno, baixinho e de cabelo curto.
Não foi traído por Judas. Nem nasceu no Natal."
(pág. 54 da revista desta semana)
 
1 - Adão e Eva seriam o primeiro casal de onde surgiu toda a humanidade. De início teriam tido dois filhos homens. Portanto, com quem eles teriam se 'casado' ?  Esqueci!  Culpada é a maçã!
 
2 - A mãe de Jesus era casada, teve filho mas... sempre foi virgem. 
 
 
 
"Segundo a Bíblia no Livro de Gênesis [1][2] e o Alcorão [3], Adão e Eva foram o primeiro casal criado por Deus. Adão (do hebraico אדם relacionado tanto a adamá, solo vermelho ou do barro vermelho, quanto a adom, "vermelho", e dam "sangue") é considerado dentro da tradição judaico-cristã e islâmica como o primeiro ser humano, uma nova espécie criada diretamente por Deus. Teria sido criado a partir da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre.
Tal como Adão, Eva, sua esposa, também foi criada directamente por Deus da costela de Adão. Algumas pessoas consideram que a palavra tsella foi erradamente traduzida por costela.[4] O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa "vivente", e teria sido dado pelo próprio Adão. No grego, é vertido por zoé, que significa "vida", e não bios. 
Adão e Eva foram colocados no Jardim do Éden para ali viverem e encherem a Terra com seus descendentes. Ambos, primeiramente Eva e depois Adão e teriam comido o fruto proibido da árvore da ciência (do "conhecimento do bem e do mal") criada por Deus, e após o ocorrido, de acordo com o relato bíblico, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. Surgiria aqui para os judeu, muçulmanos e cristãos a noção de pecado herdado - tendência inata de pecar - e a necessidade de um resgate da humanidade condenada à morte. Após comerem do fruto proibido, Adão e Eva tiveram ciência de que andavam nus e por isso, esconderam-se ao notar a presença de Deus no Jardim do Éden.Deus os expulsou do jardim do Éden, e os deu roupas de pele animal. 
Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas. Segundo Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos, alcançando até Lameque, pai de Noé, a oitava geração de sua descendência."
 

O que seria simbolismo para uns, 
não passa de tapeação para outros.
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MINHA CELA, MINHA VIDA, Almir Longo


Da mesma forma que o jornalista Fábio Campana publicou o poema abaixo em seu blog, aqui vai ele também. O poema é do trovador gaúcho Almir Longo que merece nossos aplausos. 
 
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/files/2012/11/cadeia.jpg
 

MINHA CELA, MINHA VIDA
 

O Supremo deu um basta
na majestosa pandilha
que andava em matilha
se achando acima da lei.
Protegida pelo ” rei “,
ficava tudo em família!
 
Mas desabou o castelo
desses bandidos safados.
Falo dos atolados
na lama do mensalão,
saqueadores da Nação
da vergonha deserdados!
 
Subestimaram a força
dos homens de capa preta,
que não usam baioneta
mas não temem camarilha,
pois desmontaram a quadrilha
somente usando caneta.
 
Brilhante Joaquim Barbosa!
Ministro de fundamento,
homem de conhecimento
e do mais notável saber,

não precisa nem dizer
que é o grande herói do momento.
 
Liderou toda uma equipe
com firmeza e maestria,
nessa nobre cirurgia
feita na quadrilha inteira,
pra estancar a roubalheira
que há muito se promovia.
 
Mas parte da nossa imprensa,
covarde, não fala nada
… ,
pois vem de longe comprada
por verbas publicitárias,

propagandas milionárias
para se manter calada.
 
O que me tapa de nojonesse covil de falsários
é ouvir os comentários
de bandidos condenados
se dizendo “injustiçados”:
mas que bando de ordinários!!!
 
Que a máfia não se preocupe
com a chuva, sol ou com vento,
pois não vai ficar ao relento,
sem casa, cama e comida,
pois ela será incluída
num eficiente programa
que oficialmente se chama:

MINHA CELA, MINHA VIDA!
 
***
 
A quantidade de anos de prisão destinada a cada um dos TRAPACEIROS MENSALEIROS, embora possa nos deixar não muito satisfeitos, é bem melhor do que poderia ter acontecido, principalmente se L.I. - que aparentemente mantém todos na palma da mão - ainda fosse 'presidente' .
 
Devemos ficar bastante felizes com o que vem ocorrendo, pois ao menos simbolicamente os patifes do mensalão foram condenados por suas trapaças.  E é uma boa maneira de o PT que seria o Partido dos Trabalhadores  ser visto como é: o PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS.
 
 
QUE SEJAM TODOS ENJAULADOS.
 
 
A próxima e principal etapa será 
ACABAR DE VEZ com L.I. 
 

Se correr o bicho pega, se ficar... é pior ainda

 
Trechos retirados do site Alerta Totalwww.alertatotal.net 
Jorge Serrão -serrao@alertatotal.net
 
 
 
''O dilema concreto da Dilma: se fugir do PT, ela cai (refém) no colo do PMDB. E como é uma mera peça de tabuleiro pode ser facilmente trocada por outra, ...''
 
Mais motivos que levariam a presidente Dilma a se distanciar ainda mais  do PT: sinais de crise, como a subida rápida da cotação do dólar; o aumento da inflação a curto e médio prazos; empresas estatais (economia mista  – como Petrobrás e Eletrobrás) perdendo  valor de mercado;  descumprindo de metas; desaceleração nos investimentos privados, por desconfiança ou insegurança jurídica; provável queda de consumo, porque as famílias estão cada vez mais 'encalacradas' com suas dividas  e consequente dificuldades para adquirir crédito.  (também no site Fique Alertawww.fiquealerta.net) .  UFA!
  
"O Governo Dilma aposta no ilusionismo e na constante propaganda enganosa de que o Brasil avança e por nada será afetado. O ministro da Fazenda, ..."
 
 
 "Não me engana, que eu não gosto"
Alerta Total
Alerta, sempre alerta
  
 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"PERIGO" NAS REDES DA INTERNET

 
 
 
 
           O Planalto vem pressionando e consultando o Ministério das Comunicações como a Embratel poderá limitar o trânsito de informações nas principais Redes Sociais. Principalmente reduzindo a velocidade e bloqueando em determinados horários o Facebook e o Twitter, para evitar as maciças críticas ao Governo, ao PT e aos candidatos da situação, além da divulgação e comentários dos resultados do julgamento do mensalão no STF. 

           A diretoria da Embratel está preocupada com a pressão que vem sofrendo do Planalto, e tenta evitar qualquer censura contra as Redes Sociais, alegando que qualquer ação técnica para prejudicar a velocidade do trânsito de dados poderá afetar também as empresas e toda a internet.

           O Planalto, através da ABIN, vem monitorando e gravando todas as postagens nas Redes Sociais, não só para municiar o governo com essas informações, como para - no futuro - poder usar essas informações para identificar os opositores ao governo.

           Portanto, se nos próximos dias os sites das redes sociais começarem a travar e a velocidade de trânsito dos dados ficar lenta, você já sabe os motivos. 

TADINHO DO BLOG, NEM ASSIM VAI TER DESCANSO,
PORQUE NÃO VOU DEIXAR DE ESCREVER O QUE PENSO.
 
 
Mesmo que resolvam impor censura de maneira disfarçada, não adianta porque
 o método sujo, que tanto criticaram um dia, vai acabar aparecendo.
Pior... para eles.


 

Escureceu!

 


1 - A posse de Joaquim Barbosa terá artistas e movimento negro ...


 2  - MinC (Minisério da Curtura) lança pacote para cultura afro. 
"... 10 milhões, voltados para o fomento da cultura afro-brasileira...;  "Ao lado da ministra da Igualdade Racial, Luiza Barros, a Ministra da Cultura ... rebateu críticas de setores culturais que consideram o edital preconceituoso.  Segundo ela, ´preconceito é o negro não ter acesso. ... O preconceito é isso: você ter talento e não poder expressá-lo'.  Que o diga Joaquim Barbosa  
 
 
Ô besteira!  Num mundão enorme como o nosso, são muitas as pessoas, independente de sua raça, que não têm chance de aproveitar o seu talento. Como seria o caso, por exemplo, de muitos brasileiros que vêem diversos amiguinhos de presidentes, totalmente incompetentes, que andam se espalhando por cargos de comissão da União.
 
 
Em sua sapiência, ao  "explicar" o que considera preconceito, a ministra da curtura soltou um "Não sei como as pessoas não percebem isso. Para mim é muito claro." . Claro? Que nada! Escureceu!
 
 
As notícias estão n'O Globo de hoje
 
 
 
 
 

Sou "padre" e não sabia!



 
Retirados do orkut
 
- Hahaha!  Como a sociedade é CAPITALISTA, o comunista INFELIZMENTE tem que capitalizar.  Senão morre de fome, GRAÇAS AO SISTEMA CONTRA O QUAL ELE LUTA. 

- Como pode existir comunista milionário?
 

- Comunista não pode ser milionário. Seguindo sua ideologia, têm que dividir com os mais pobres!! 
 

- Escreva 10 mil vez no caderno e pare de defecar pelo teclado. Comunista não é padre para fazer voto de pobreza.  Vamos ver se entendi direito:  como comunista não é padre e, portanto, nunca fez voto de pobreza, não precisa dividir com os menos favorecidos o que eles têm.  Então por que exigem que todos nós façamos isso, mesmo não sendo padres e não tendo feito voto de pobreza!

 
 
 


 

Quem te viu, quem te vê!

 
 
 

 
 
-
E MAIS 
 Comunismo.  - vídeo com Caetano Veloso no fundo musical
(não foi possível colocar o vídeo aqui!)
 
-
-
 
A música “O comunista”, que faz parte do novo disco do cantor, foi inspirada em Carlos Marighella (1911-1969),

-
-
 
Caetano Veloso está divulgando, agora, o seu próximo disco, "Abraçaço"Título de três das músicas que fazem parte do próximo disco do cantor:  Império Da Lei;  Quero Ser Justo;  Um Comunista.


Um abraçaço para
os verdadeiramente justos.

 
 


NOTA PARA EVITAR DÚVIDAS:  todas as fotos que constam do blog foram retiradas da Internet, sendo, portanto, de domínio público, da mesma forma que todas as informações.


 
 
 

 


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dê a chave de seu cofre, mas antes tampe os ouvidos


 
No final da página, podemos ouvir Eduardo Suplicy
 cantando Bob Dylan Blowin' in the Wind
 
 
Já deu para perceber que, atualmente, ser corrupto ou ladrão se tornou in
Inacreditável, indecente, indecoroso, ...  . 
Talvez por isso, mesmo sem necessidade, sempre vemos parlamentares "metendo a mão na cumbuca". Provavelmente,  no meio de marginais, ser honesto deve ser muito vergonhoso .
 
 
Por isso, nos cabe a pergunta: 
Você entregaria a chave do seu cofre, caso estivesse bem recheado, 
a um de nossos políticos?
 
 
Se acredita que sim, quem seria ele?
Deixe o nome dele nos comentários.
Caso nos comentários não apareça nome algum, a resposta foi dada.
 
 
 
 
 
 
 
 

Homenagem aos afro-descendentes


Hoje é feriado em alguns locais do Brasil - como no Rio de Janeiro, por exemplo - por ser o  Dia da Consciência Negra.  Aqui a homenagem dos brasileiros, quase todos mestiços, que não são preconceituosos como os afro-brasileiros. VEJAM O VÍDEO.
 

 
 
A afro-descente do vídeo fala, dentre outras coisas, sobre as COTAS.  Porém, as cotas distribuídas aos afro-descendentes, não passam de um comprovante de INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO. Caso oferecessem escolas boas e decentes a todos, as cotas não seriam necessárias nem existiriam.
 
 
Atualmente, no Brasil, os negros passaram a ser  chamdos de afro-descendentes, apenas um eufemismo, com o único objetivo de substituir uma palavra por outra. Na verdade é uma forma de negar o verdadeiro valor de uma raça.  A criação desse eufemismo é a uma forma populista de expor falsamente o preconceito de quem se diz contra ele.  Aliás, diversos negros se revoltaram com essa nova denominação, como a Preta Gil, por exemplo.
 


Todas as fotos acima estão disponíveis na Internet,
sendo, portanto, de domínio público.
 
 
Parabéns à filha de Gilberto Gil por sua "negritude", embora tenha se tornado loura. 
 
 
Agora, respondam:
quem são preconceituosos? 
 


 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Indiquei, mas não sabia que ele iria te roubar!



 
 
 
Vamos supor que um determinado banco tenha seus cofres arrobados e esvaziados por um grupo de funcionários que você, como Gerente, colocou em seus cargos.
 
Você dirá ao dono do banco que "não sabia de nada", que não poderia imaginar que aquilo poderia acontecer.
 
 
 O que você espera que ocorra?
 
1 - O dono do banco vai ouvir suas lamúrias,  achar que você não tem culpa nenhuma e o deixará sendo Gerente do banco como antes;
 
2 - Independente do que você possa dizer, ele o verá como um tremendo irresponsável e o mandará para a rua. 
 

Um presidente da república pode se desculpar dizendo não saber que as pessoas mais próximas estão roubando os cofres públicos?   É possível que jornais e revistas façam de conta que tais argumentos fajutos sejam aceitáveis? 

Em casos como esses, a mídia também é irresponsável ao ouvir tantas barbaridades e nem ao menos contestar.

 
QUEM PROCURA SE SAFAR DA ROUBALHEIRA DESCOBERTA,
DIZENDO NÃO VER O QUE ACONTECIA BEM NA SUA CARA
ESTÁ, AO MENOS, PASSANDO UM ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA. 
 
 
 

Herói para os idiotas. Bom é um anti-herói

 

Entrevista - início de outubro de 2012 - com Joaquim Barbosa, relator do mensalão.
 
 
O "dia mais chocante" da vida de Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 57, segundo ele mesmo, foi 7 de maio de 2003, quando entrou no Palácio do Planalto para ser indicado ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  A ocasião era especial: ele seria o primeiro negro a ser nomeado para o tribunalO fato de ser o primeiro negro a ser nomeado para o STF, deve ter chamado mais a atenção  das pessoas realmente preconceituosas, inclusive o ex-presidente que o indicou justamente por causa da cor, com a  intenção oportunista de mostrar sua "tão grande caridade"  ('Vejam só!  L.I. indicou um negro para o STF!  Óooooooooooooh!!!)
 
"Eu já cheguei na presença de José Dirceu [então ministro da Casa Civil], José Genoino [então presidente do PT], aquela turma toda, para o anúncio oficial. Sempre tive vida reservada. Vi aquele mar de câmeras, flashes...", relembrava ele em seu gabinete na terça-feira, 2.
 
 
 
 
 
No dia seguinte à entrevista com a Folha, e nove anos depois da data memorável de sua nomeação, Joaquim Barbosa condenou Dirceu e Genoino por corrupção.
 
Para conversar com o jornal, impôs uma condição: não falar sobre o processo, ainda em andamento no STF.
 
O TELEFONE TOCA
Barbosa diz que foi Frei Betto, que o conhecia por terem participado do conselho de ONGs, que fez seu currículo "andar" no governo.
 
"Eu passava temporada na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Encontrei Frei Betto casualmente nas férias, no Brasil. Trocamos cartões. Um belo dia, recebo e-mail me convidando para uma conversa com [o então ministro da Justiça] Márcio Thomaz Bastos em Brasília." Guarda a mensagem até hoje.
 
"Vi o Lula pela primeira vez no dia do anúncio da minha posse. Não falei antes, nem por telefone. Nunca, nunca."
 
Por pouco, não faltou à própria cerimônia. "Veja como esse pessoal é atrapalhado: eles perderam o meu telefone [gargalhadas]."
 
Dias antes, tinha sido entrevistado por Thomaz Bastos. "E desapareci, na moita." Isso para evitar bombardeio de candidatos à mesma vaga.
 
"Na hora de me chamar para ir ao Planalto, não tinham o meu contato." Uma amiga do governo conseguiu encontrá-lo. "Corre que os caras vão fazer o seu anúncio hoje!"
 
Depois, continuou distante de Lula. Não foi procurado nem mesmo nos momentos cruciais do mensalão. "Nunca, nem pelo Lula nem pela [presidente] Dilma [Rousseff]. Isso é importante. Porque a tradição no Brasil é a pressão. Mas eu também não dou espaço, né?"
O ministro votou em Leonel Brizola (PDT) para presidente no primeiro turno da eleição de 1989. E depois em Lula, contra Collor. Votou em Lula de novo em 2002.
 
"Vou te confidenciar uma coisa, que o Lula talvez não saiba: devo ter sido um dos primeiros brasileiros a falar no exterior, em Los Angeles, do que viria a ser o governo dele. Havia pânico. Num seminário, desmistifiquei: 'Lula é um democrata, de um partido estabelecido. As credenciais democráticas dele são perfeitas'."
 
O escândalo do mensalão não influenciou seu voto: em 2006, já como relator do processo, escolheu novamente o candidato Lula, que concorria à reeleição.  "Eu não me arrependo dos votos, não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma."
 
DE LADO
No plenário do STF, a situação muda. Barbosa diz que "um magistrado tem deveres a cumprir" e que a sociedade espera do juiz "imparcialidade e equidistância em relação a grupos e organizações".
 
Sua trajetória ajuda. "Nunca fiz política. Estudei direito na Universidade de Brasília de 75 a 82, na época do regime militar. Havia movimentos significativos. Mas estive à parte. Sempre entendi que filiação partidária ou a grupos, movimentos, só serve para tirar a sua liberdade de dizer o que pensa."
 
VENCEDOR E VENCIDO  (Processo contra Paulo Maluf)
Barbosa gosta de dizer que não tem "agenda". Em 2007, relatou processo contra Paulo Maluf (PP-SP). Delfim Netto não era encontrado para depor como testemunha. Barbosa propôs que o processo continuasse. Foi voto vencido no STF. O caso prescreveu.
 
No mesmo ano, relatou processo em que o deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB) era acusado de tentativa de homicídio. O réu renunciou ao mandato e perdeu o foro privilegiado. Barbosa defendeu que fosse julgado mesmo assim. Foi voto vencido no STF.
 
Em 2009, como relator do mensalão do PSDB, propôs que a corte acolhesse denúncia contra o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo. Quase foi voto vencido no STF --ganhou por 5 a 3, com três ministros ausentes.
 
Dois anos antes, relator do mensalão do PT, propôs que a corte acolhesse denúncia contra José Dirceu e outros 37 réus. Ganhou por 9 a 1.
 
NOVELA RACISTA
Barbosa já disse que a imprensa "nunca deu bola para o mensalão mineiro", ao contrário do que faz com o do PT. "São dois pesos e duas medidas", afirma.
 
A exposição na mídia não o impede de fazer críticas até mais ácidas.
 
"A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem", diz. "Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras."
 
O racismo se manifesta em "piadas, agressões mesmo". "O Brasil ainda não é politicamente correto. Uma pessoa com o mínimo de sensibilidade liga a TV e vê o racismo estampado aí nas novelas."
 
Já discutiu com vários colegas do STF. Mas diz que polêmicas "são muito menos reportadas, e meio que abafadas, quando se trata de brigas entre ministros brancos".
 
"O racismo parte da premissa de que alguém é superior. O negro é sempre inferior. E dessa pessoa não se admite sequer que ela abra a boca. 'Ele é maluco, é um briguento'. No meu caso, como não sou de abaixar a crista em hipótese alguma..."
 
Barbosa, que já escreveu um livro sobre ações afirmativas nos EUA, diz que o racismo apareceu em sua "infância, adolescência, na maturidade e aparece agora".
 
Há 30 anos, já formado em direito e trabalhando no Itamaraty como oficial de chancelaria --chegou a passar temporada na embaixada da Finlândia--, prestou concurso para diplomata. Passou. Foi barrado na entrevista.
 
DE IGUAL PARA IGUAL
É o primeiro filho dos oito que o pai, Joaquim, e a mãe, Benedita, tiveram (por isso se chama Joaquim Benedito).
 
Em Paracatu, no interior de Minas, "Joca" teve uma infância "de pobre do interior, com área verde para brincar, muito rio para nadar, muita diversão". Era tímido e fechado.
 
A mãe era dona de casa. O pai era pedreiro. "Mas ele era aquele cara que não se submetia. Tinha temperamento duro, falava de igual para igual com os patrões. Tanto é que veio trabalhar em Brasília, na construção, mas se desentendeu com o chefe e foi embora", lembra Joaquim.
 
O pai vendeu a casa em que morava com a família e comprou um caminhão. Chegou a ter 15 empregados no boom econômico dos anos 70. "E levava a garotada para trabalhar." Entre eles, o próprio Joaquim, então com 10 anos.
 
RUMO A BRASÍLIA
No começo da década, Barbosa se mudou para a casa de uma tia na cidade do Gama, no entorno de Brasília.
 
Cursou direito, trabalhou na composição gráfica de jornais, no Itamaraty. Ingressou por concurso no Ministério Público Federal.
 
Tirou licenças para fazer doutorado na Universidade de Paris-II. E passou períodos em universidades dos EUA como acadêmico visitante. Fala francês, inglês e alemão.
 
Hoje, Barbosa fica a maior parte do tempo em Brasília, onde moram a mãe, os sete irmãos e os sobrinhos. O pai já morreu. Benedita é evangélica e "superpopular". Em seu aniversário de 76 anos, juntou mais de 500 pessoas.
 
O ministro tem também um apartamento no Leblon, no Rio, cidade onde vive seu único filho, Felipe, 26. Se separou há pouco de uma companheira depois de 12 anos de relacionamento.
 
PÚBLICO
A Folha pergunta se Barbosa não tem o "cacoete da condenação" por ter feito carreira no Ministério Público, a quem cabe formular a acusação contra réus.
 
"De jeito nenhum. O que eu tenho do MP é esse espírito de preocupação com a coisa pública. Mesmo porque não morro de amores por direito penal. Sou especialista em direito público."
 
DEVER
Nega que tenha certa aversão por advogados [ver página ao lado]. E nega também que tenha prazer em condenar, sem qualquer tipo de piedade em relação à pessoa que perderá a liberdade.
 
"É uma decisão muito dura. Mas é também um dever."
 
"O problema é que no Brasil não se condena", diz. "Estou no tribunal há sete anos, e esta é a segunda vez que temos que condenar. Então esse ato, para mim e para boa parte dos ministros do STF, ainda é muito recente."
 
Diante de centenas de grandes escândalos de corrupção no Brasil, e de só o mensalão do PT ter chegado ao final, é possível desconfiar que a máquina de investigação e punição só funcionou para este caso e agora será novamente desligada?  (por aí vemos que o grande poder petista anda meio 'de pé quebrado')
 
"Não acredito", diz Barbosa. "Haverá uma vigilância e uma cobrança maior do Supremo. Este julgamento tem potencial para proporcionar mudanças de cultura, política, jurídica. Alguma mudança certamente virá."
 
MEQUETREFE
O caso Collor, por exemplo, em que centenas de empresas foram acusadas de pagar propina para o tesoureiro do ex-presidente, chegou "desidratado" ao STF, diz o ministro. "Tinha um ex-presidente fora do jogo completamente. E, além dele, o quê? O PC, que era um mequetrefe."
 
O país estava "mais próximo do período da ditadura" e o Ministério Público tinha recém-conquistado autonomia, com a Constituição de 1988. Até 2001, parlamentares só eram processados no STF quando a Câmara autorizava. "Tudo é paulatino. Mas vivemos hoje num país diferente."
 
PONTO FINAL
Desde o começo do julgamento do mensalão, o ministro usa um escapulário pendurado no pescoço. "Presente de uma amiga", afirma.
 
Depois de flagrado cochilando nas primeiras sessões, passou a tomar guaraná em pó no começo da tarde.
 
Diz que não gosta de ser tratado como "herói" do julgamento. "Isso aí é consequência da falta de referências positivas no país. Daí a necessidade de se encontrar um herói. Mesmo que seja um anti-herói, como eu."