Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lula e suas Sujeiras - um enorme compêndio

28/10/2011

“CACIQUE” LULA E SEU COMUNISTA
- Maria Lucia Victor Barbosa -


Trechos de um ótimo artigo:

Na emblemática foto publicada pelo O Estado de S. Paulo (25/10/2011), um Lula eufórico, de cocar azul, se dirige à presidente- figurante, também de cocar, que ri com expressão de indizível felicidade diante do “cacique”. Afinal, Lula é superstar, sua política é a egopolítica e o resto é coadjuvante no espetáculo do poder.


Em pleno terceiro mandato e em campanha desenfreada para voltar em 2014...



TODAS AS PORCARIAS FEITAS POR L.I.
DÃO PARA FAZER UM ENORME COMPÊNDIO
A SER USADO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.


A melhor forma de usar o outro...


... é fingir que está sendo por ele usado.


O que pode parecer bobagem, para os vaidosos é o mesmo que levar um tapa na cara.  Com gripe, Dilma altera agenda e não participa de festa em comemoração ao aniversário de L.I.. É verdade que não cancelou apenas sua aparição na festa de L.I., pois cancelou também sua ida à abertura da Feira do Livro.   Mas, para um megalômano como o ex-presidente, signfica um tremendo desprestígio (ou desafio).   Como ousa sua pupila - já bem 'crescidinha' e cada vez mais independente - não participar da comemoração à sua tão magnânima imagem?  E logo após se atrever a desobedecê-lo em relação a manter o ministro que foi para o ralo! 

Um hábito na falastrice lulista é acusar os outros, principalmente a oposição (?),  de fazer tudo o que ele mesmo sempre fez, o que está comprovado em seus discursos desde a época de antigamente.  Por isso L.I. deve olhar para Dilma - uma desconhecida  que ele mesmo elegeu para a presidência - e ver a sua verdadeira imagem.  L.I. deve estar vendo na presidente o comportamento que teve em relação a Paulo Vidal,  que o escolheu, na época, por considerá-lo um ser quase inexistente que poderia ser facilmente manipulado, sem apresentar nenhum tipo de perigo à sua intenção de eterno mandante sindicalista.




Dilma, Lula e Paulo Vidal
EU SOU VOCÊ AMANHÃ

No dia em que L.I. disse a Dilma que a apresentaria como candidata à presidência da república para sustituí-lo, ela riu e, ainda incrédula, falou: "Eu ?!?!?!?"



 


“Se existe um criador de Lula no aspecto sindical, sou eu”, disse Vidal.  Osmarzinho, Djalma Bom, fazem justiça ao Paulo Vidal, dizendo que ele foi um dos professores do Lula. Aliás, numa cena do filme tem um diálogo em que o presidente do Sindicato diz: ‘O Lula aí, aprendeu tudo comigo’.”    A indignação de Vidal, com a distorção dos fatos feita pela vaidade de L.I. o fez lhe enviar uma carta, quando ainda era presidente.


Opinião:  Lula para sempre  (Por Marco Antonio Villa) -  "Qualquer obstáculo que atrapalhe a sua volta à presidência será ultrapassado a qualquer custo."  SE NÃO O IMPEDIREM.



Brados retumbantes - NELSON MOTTA

NELSON MOTTA, estadao.com.br - 28/10/2011
    Brados retumbantes
A cada ministro que cai, ainda ecoam vozes do Planalto repetindo o bordão de que a presidenta não será pautada pela imprensa, não irá a reboque da mídia, não decidirá sob pressão. Embora todos os escândalos que levaram a quedas de ministros tenham sido levantados justamente pela imprensa.  Grande erro, pois o governo tem que agir, sempre, sob pressão da mídia que é a voz do povo que deveria ser atendido por ele, pois os governantes estão aí para nos servirembora não o faça nem queira admitir. 

Nunca na história desse governo a mídia e a opinião pública foram surpreendidas com algum ministro demitido por malfeitos flagrados e revelados pelo próprio governo e seus órgãos de controle.

Se a imprensa não gritasse, o ministério inicial de Dilma/Lula estaria intacto e, como dizia o ministro Orlando Silva, seria indestrutível. É por isso que o Zé Dirceu e seus colunistas militantes gritam tanto contra a 'mídia golpista'. Por ser legalista demais.

Daí a obsessão de controlar os meios de comunicação por meio de conselhos a serem aparelhados por partidos e sindicatos. Inspirada nos modelos venezuelano e argentino, uma das bandeiras dessa 'democratização da mídia' é a limitação da 'propriedade cruzada': quem tem televisão não pode ter rádio, jornal, portal de internet ou canal de TV paga ao mesmo tempo.

Apesar da competição acirrada no bilionário mercado publicitário brasileiro, eles querem nos proteger de monopólios imaginários, ignorando que a interação entre várias mídias é hoje uma exigência dos grupos de comunicação independentes, que os viabiliza economicamente. A produção de informação e entretenimento custa, e vale, cada vez mais.

Para manter a TV Globo, seus acionistas teriam de vender suas revistas, rádios e canais pagos. A Folha de S. Paulo teria de se desfazer do UOL. A Band teria de escolher entre suas rádios ou TVs. A RBS perderia a Zero Hora. Coitado do Sarney, teria de abrir mão de sua Rede Mirante ou da Tribuna do Maranhão.


O sonho dirceuzista é ver empresários 'progressistas' comprando a CBN, a Época, o UOL e a Band News, financiados pelo BNDES, por supuesto, para 'democratizar' as comunicações brasileiras. Como jamais conseguiram criar, mesmo com rios de dinheiro publico, um veículo de sucesso e credibilidade, desistiram de tentar fazer, agora querem comprar feito.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Queda vertiginosa dos ministros lulistas



Pàra relembrar:  ministros de L.I.,  impostos ao cargos pelo ex-presidente:  Antonio Palocci (Casa Civil),  Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais  ministério do turismo e, agora, Orlando Sislva (esportes). Os cinco  foram retirados do atual governo por envolvimento na roubalheira.

Em Direto ao Ponto, Augusto Nunes escreveu um artigo com o nome "O naufrágio surpreendeu Lula ainda no porão".  O artigo completo está em http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/.

O jornalista informa que após ordenar que o ministro Orlando Silva ignorasse as denúncias e se mantivesse no cargo, L.I. (o mesmo malandro de sempre!) tentou sair de fininho ao perceber que suas ordens não seriam cumpridas e o fim do ministro 'desportista' seria apenas adiado, mas garantido.

L.I. havia determinado, também, que  a presidente Dilma  "brigasse com os fatos".  Em obediência a L.I.,, Dilma teria acreditado na força do ex-presidente ao ponto de imaginar que o assunto já estaria encerrado e Orlando Silva simbolicamente absolvido.  

Para não ficar mal visto, como ficou, L.I. tentou se justificar dizendo  “Esse pessoal do PCdoB nunca me conta tudo”, “Fico sabendo do que está acontecendo pelos jornais”.   Logo ele que não lê jornal para não sentir azia!   Haja Sonrisal!

Trechos do artigo de Augusto Nunes:
*
 "Dado o recado, decolou (L.I.) rumo ao México para continuar a discurseira iniciada em 1978. Foi um erro de cálculo. Deveria ter ficado no Brasil para avisar com todas as letras que caíra fora do barco em perigo. O naufrágio consumado no fim da tarde desta quarta-feira surpreendeu Dilma Rousseff pendurada no leme, Orlando Silva zanzando pelo convés da segunda classe e Lula fazendo as malas no porão."
*
"... o desfecho da história comprovou que o campeão de popularidade pode muito, mas não pode tudo."

"E o desfecho da história comprovou que o campeão de popularidade pode muito, mas não pode tudo.  Não pode, por exemplo, transformar mentira em verdade, bandido em mocinho, quadrilha em entidade beneficente. Se pudesse, não teria estabelecido outro recorde infame: nenhum governante do mundo engoliu tantos despejos de ministros enfiados até o pescoço no pântano da corrupção.

Dúvidas:  será que Dilma pretendia, mesmo, obedecer L.I.?   A pretensão de  L.I. se mostrar mais uma vez poderoso,  também não estaria acompanhada da intenção de deixar  mal o governo Dilma, na base do caracaterístico  "Vejam só, como é péssimo o governo atual!  Bom, só o meu!" , embora tenha afirmado em campanha que o atual governo seria apenas um rabicho do seu?

Uma coisa é certa: L.I. deve estar muito preocupado ao ver na atuação de Dilma sua própria atuação em relação a Paulo Vidal.   A Dilma de ontem é o Lula de hoje e o  Lula de ontem será o Paulo Vidal de amanhã. É aguardar para confirmar.

LULA O FILHO DA MENTIRA,  DIZ PAULO VIDAL

 http://noticiasdeitabuna.blogspot.com/2009/12/lula-o-filho-da-mentira-diz-paulo-vidal.html


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pizza quentinha no forno

Notícia no UOL

"O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, devem estar reunidos, agora, com a presidente Dilma Rousseff, pois a reunião foi marcada para as 17h30, no Palácio do Planalto.  

Nesse encontro, Rabelo informará a presidente que Orlando não tem mais condições de permanecer no cargo e que cabe a ela definir o nome do sucessor. Embora alguns parlamentares do PCdoB defendam o deputado Aldo Rebelo para o cargo, a direção do partido não pretende levar um nome ainda.


Após reunião para definir um posicionamento do partido, Rabelo afirmou que o PCdo B está tranquilo e que Orlando Silva foi atacado injustamente.  "É um ministro jovem, com grande êxito no Ministério, foi atacado de forma injusta em uma tentativa de expô-lo", afirmou. "Vamos tratar a questão politicamente. Já enfrentamos desafios, embates muito mais complicados do que esse", disse.


Como sofrem os politicos atacados injustamene!
Ô dó!

Mentiras e contradições:   Secretário da Presidência confirma demissão do Ministro do Esporte;  Orlando nega que já tenha decidido demissão;  Governo confirma saída de Orlando Silva;  Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, confirmou a informação nesta tarde; segundo ele, decisão do STF de abrir inquérito foi decisiva.

L.I. EXIGIU QUE  ORLANDO IGNORASSE  A EXPOSIÇÃO DE SUA BANDALHEIRA NO MINISTÉRIO E SE MANTIVESSE RÍGIDO, COMO UM PÊNIS ERETO, POIS ELE, EM SUA IMAGINÁRIA ONIPOTÊNCIA LHE DARIA SUPORTE.  PORÉM, NA QUEDA DE MAIS UM DE SEUS MINISTROS, L.I. NÃO SERVIU COMO VIAGRA.
 
 
 

Lula, um fraco que precisa mostrar força


Não consegui confirmar, mas a amizade com o Orlando bandido do PCdoBosta teria provocado uma ameaça.  Como todos sabem, L.I. por exemplo, já representa uma terrível ameaça para o país.  Não por sua suposta força.  Pela força que conseguiu ao tapear os desinformados, em comprar o miserável com migalhas,  em distribuir bolsas para o povo(não de grife, naturalmente), em trocar aprovação dos políticos com cargos, outras benesses e participação nas maracutaias. 

"O presidente do partido, Renato Rabelo, transformou o encontro de sexta-feira em um desagravo a Orlando Silva . Dizendo ter recebido o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele afirmou que 'o ministro merece toda a nossa confiança, todo o nosso apoio'. E fez uma ameaça velada: 'Eles não sabem com quem estão lidando'.  O PC do B não vai temer diante de uma montagem como essa, se intimidar, se dobrar', disse Rabelo.

Dizer  "eles não sabem com quem estão lidando" é uma característica dos fracos.  Quem tem força, de fato, não precisa falar esse tipo de coisa tão chinfrim.  Ao contrário, ficam calados justamente para se aproveitar da surpresa.  

A submissão dos bobocas serve para fortalecer os fracos.
Basta trocar de lado para que as coisas fiquem bem melhores.


 

PCdoB em mutação progressiva


Mutação



O IDEÁRIO básico do comunista é a expropriação da propriedade privada em nome do bem público.


DEVE TER  passado por alguma mutação genética a ideologia de militantes do PCdoB, para eles passarem a expropriar a propriedade pública com finalidade privada.


OPINIÃO - O Globo,
jornal lido pelos cariocas por falta de opção.



Xô à currupão e à rivalidade infantil.







Expor nossa opinião sobre qualquer assunto
é o maior direito que tem um indivíduo.  
E foi justamente esse meu direito que mereceu tanto protesto.

vc deve ser um pouco desatenta”; “quero deixar aqui o meu protesto!!!” ;  “vc aqui disse que seria necessario uma união,um centro de debates....” 

*


Mesmo que os grupos tenham sites com algumas estratégias, certamente desconhecidos por muitos participantes, continuo  achando que é necessário um centro para a união de todos os membros dos diversos grupos, pois isso facilitaria debates, decisões e planejamento.
Há um único objetivo que leva todos os manifestantes a se identificarem: o repúdio à corrupção, independente da ‘personalidade’ de cada grupo. 
O grupo  Militantes Virtuais AntiPTralhas foi sugerido como um centro de união para facilitar debate, troca de idéias e direcionamento de ação, mas poderia ter sido qualquer um outro.  O motivo da sugestão está na página abaixo, sem qualquer tipo de pretensão de apresentá-lo como  um grupo  " NOVO, EFICIÊNTE, CONGREGADOR, FOCADO".  Fácil compreender que não houve  interesse escuso em  competir com os outros  porque o grupo sugerido...  nem  é  "meu". 

Podem até estranhar que, mesmo estando lá, eu desconheça as ações que estão sendo tomadas. Da mesma maneira que estranhei o fato de ter seguido a sugestão de um participante e feito um 'modelo' de adesivo para carros, pedindo a opinião dos outros... sem ter recebido nenhuma resposta, sem perceber nenhum interesse sobre o assunto. Da mesma forma, em um dos grupos estão solicitando insistentemente a escolha de um tipo de camisa para a saída no próximo evento, sem grande auxílio (ou interesse?). Como quem protestou contra a opinião que coloquei em resposta a um comentário - muito sensato, diga-se de passagem - são muito atuantes, com certeza não souberam dessas ocorrências (camisa e adesivo). Pois é... se houvesse um único grupo todos saberiam.


Reclamar sem participar
uns anos atrás – nós, 3 cariocas – fomos a São Paulo para participar de uma passeata que, por diversos motivos, não houve.  Não fazemos o gênero que só reclama com postagens.  Muito pelo contrário, não nos preocupamos nem mesmo com rivalidade ou competição entre os que pretendem se mostrar os mais destimidos  atuantes .  Só espero não ter provocado antipatia pelo grupo Militantes Virtuais AntiPTralhas, que - repito - nem é meu.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Militantes Virtuais ANTIPeTRALHAS - NOVA FASE





A situação indecente dos políticos chegou a tal ponto que mesmo um povo tolerante como o nosso se uniu no Facebook,  criaram diversos  grupos contra a corrupção e muitos se animaram a ir para as ruas exigir respeito. 

A princípio, um único grupo facilitaria o acompanhamento das idéias e fatos, pois concentraria, num único espaço, todas as idéias e decisões, embora os participantes sejam os mesmos em todos eles.  Porém, todos os grupos são igualmente importantes, por representar a reação do brasileiro que nos deixa tão orgulhosos.  (relação com nome de alguns grupos abaixo)

O melhor termômetro para confirmar a temperatura  que atingiram  os movimentos  está no efeito causado em alguns políticos:   são os PTistas que têm ódio dos movimentos, como escreveu Reinaldo de Azevedo e provam os comentários maldosos na página do PT no Face  (logo o PT, que deveria ser o maior simpatizante de qualquer compromisso contra a corrupção - estranho, não?); são os que estão loucos para pegar uma carona na mobilização * (puramante social, ao menos por enquanto!).  Ou seja, enquanto uns criticam os movimentos, outros sonham em deles se aproveitar.   E aparece, então, a revista Veja com reportagem de capa sobre os DEZ MOTIVOS PARA SE INDIGNAR COM A CORRUPÇÃO.   Nada melhor do que a mídia para divulgar e fortalecer a mobilização popular.

Descobrimos, também, que a reação das pessoas  está se tornando uma ameaça poderosa ao saber que o PT está em fase de treinamento para um ataque virtual, na tentativa de se livrar das críticas.  Apenas tentativa, é lógico.  

Então, surge agora o  Militantes Virtuais ANTIPeTRALHAS, que pode açambarcar todos os participantes dos diversos grupos  como recursos para se concentrarem, principalmente. num mesmo espaço  que será nosso centro de concentração.

Nome de alguns grupos, por ordem alfabética: Administração - PROTESTOS CONTRA CORRUPÇÃO; BRASIL, ACABE COM O PT ANTES QUE ELE ACABE COM VOCÊ; Cyber Oposição; O maior grupo de oposição na internet; EU PROTESTO PELO BRASIL E AMIGOS; MEMBROS da Comunidade Revoltados; ORDEM NO CONGRESSO; QUE BRASIL NÓS QUEREMOS?; QUEREMOS DEMOCRACIA, O BRASIL PODE MUITO MAIS.


Em seguida, na próxima página:  O QUE DEVEMOS FAZER AGORA, QUE JÁ TEMOS PESSOAS NAS RUAS E A MIDIA COMEÇA A SE ALIAR AO MOVIMENTO.
* Exemplos: "Carona nos Protestos" Panorama-Holofote, revista Veja desta semana e artigo escrito por Roberto Freire http://puteiro-nacional.blogspot.com/2011/10/se-incomoda-ja-esta-funcionando.html


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Técnicas de persuasão - Planejamento

Roberta Medeiros - Fonoaudióloga

O primeiro mandamento na cartilha da persuasão poderia ser: convença a si mesmo antes de tentar convencer os outros. Muitas idéias são facilmente refutadas porque seus autores deixaram de cumprir a lição de casa mais trivial: construir uma linha de argumentação e de raciocínio que tenha bom senso, que carregue uma estrutura clara e de fácil entendimento. Um discurso bem planejado evidentemente, segue uma estrutura que contém começo, meio e fim. Para tornar uma estrutura comunicativa persuasiva e organizada.

Responda às seguintes perguntas:
O que falar • A quem falar • Por que falar • Como falar • Quando falar • Quanto falar • Qual o objetivo da apresentação • Quais os resultados esperados da apresentação  • Quais as respostas esperadas dos ouvintes.

Para deixar o discurso
bem estruturado, firme, consistente e persuasivo, respeite os seguintes princípios:  • O que falar;  • Como falar  • Quanto falar.

A Introdução dever usar aproximadamente 15% do tempo com o objetivo: • Captar atenção • Resumo. • Manter o interesse.

O desenvolvimento deve opcupar 75% do tempo: • Pontos principais. • Ordenação lógica. • Argumentação
Para a conclusão: 10% do tempo: • Aplicação. • Forma de resumo. • Pontos mais fortes • Citação. • Pergunta chave reflexiva.

Reflita sobre como você encerrará a sua explanação, quando for fazê-la. Defina o tipo de conclusão que adotará. Pense se ela ficará a cargo dos ouvintes... Se será realizada em forma de resumo ou com um pergunta deixada no ar. Acima de tudo, em todos os momentos, seja sensato. Não existe uma única regra. Faça suas opções conforme seu público e ocasião.


Estude, pesquise a respeito, reúna fontes confiáveis que agreguem valor à sua idéia. Mais do que isso: troque experiências. Poucas coisas podem ser tão valiosas quanto as conversas que temos, no dia-a-dia, com os amigos, parentes, colegas de trabalho e conhecidos que surgem no nosso caminho das mais diferentes maneiras.

Exponha seus planos para algumas pessoas, escolhidas conforme seus critérios pessoais, e preste atenção às respostas. Você recebeu elogios, críticas? Anote os comentários ouvidos e faça uma análise honesta a respeito. Não esqueça de levar em conta as caracaterísrticas das pessoas com quem você conversou. Isso é muito importante. O ideal é que elas se assemelhem àquelas que julgarão a sua idéia e serão decisivas na concretização do seu projeto.


Tenha sempre em mente que a mensagem deve atrair a atenção, manter o Interesse, despertar o desejo e obter a ação. Se você tem um projeto e quer levá-lo adiante, planeje antes de torná-lo público. 



Existem diversos outros sites com dicas sobre o assunto.

Técnicas de persuasão (para treinamento)

Persuasão, Arte e Ciência - Introdução
Texto completo em
Âmbito Jurídico - O seu portal jurídico na Internet
Ari Lima

A persuasão tem um poder incalculável, e pode ser utilizada tanto para realizações nobres, como para enganar as pessoas. Profissionais como médicos, advogados, engenheiros, sacerdotes e políticos, entre outros, podem utilizá-la para influenciar positivamente seus pacientes, clientes e seguidores, assim como vigaristas, maus políticos e comerciantes inescrupulosos utilizam-na regularmente para ludibriar pessoas de boa fé.

A origem da palavra persuasão, vem do latim, “persuadere”, que significa aconselhar, ou numa tradução livre, “aconselhar alguém até que este concorde em fazer o que queremos”. Muitos confundem persuadir com convencer.  São conceitos bem diferentes.  Enquanto convencer é derivado da palavra “vencer”, e significa que o convencido foi, antes de tudo, “vencido” pela argumentação oposta, persuadir, ao contrário, significa aconselhar, levando uma pessoa a realizar alguma ação.

Ao contrário do convencimento, da imposição pela autoridade ou pela força física, a persuasão lida com a vontade das pessoas. Ela se estabelece através da uma comunicação suave e elegante. A pessoa persuadida age de acordo com a vontade do persuasor, mesmo que seu intelecto não esteja convencido da verdade ou da importância do assunto. Por isto, a persuasão é uma arma tão poderosa e ao mesmo tempo perigosa. Quem não conhece inúmeros exemplos de políticos que, mesmo sendo reconhecidamente corruptos, ainda assim vencem eleições sobre candidatos íntegros e honestos?

A persuasão é uma técnica que pode ser aprendida através de treinamento, por qualquer pessoa e por profissionais das mais diversas áreas da atividade econômica. Assim, podemos afirmar que a persuasão é uma ciência, pois seus conceitos acompanham uma lógica, têm uma estrutura e, portanto, podem ser desenvolvida por qualquer pessoa. Na verdade praticamente todas as pessoas têm alguma capacidade de persuasão e a utilizam diariamente para tentar conseguir algo daqueles com quem convivem. Claro que alguns têm esta habilidade, de forma inata, muito mais desenvolvida que outros.

Os maiores persuasores são, antes de tudo, grandes conhecedores da alma humana. São pessoas que conseguem fazer uma “leitura” do que se passa na imaginação daqueles a quem vão persuadir, e lhes mostram exatamente como conseguir realizar o seu desejo, fazendo o que o persuasor está pedindo  (*).  Getúlio Vargas, nosso inesquecível presidente, era um mestre na arte de persuadir. Existem varias histórias a respeito do ex-presidente, mostrando sua arte de influenciar as pessoas.

Getúlio conhecia profundamente a natureza humana. Ele sabia que era inútil criticar e contradizer os outros, portanto prestava bastante atenção às pessoas, interessava-se pelos seus problemas, procurava dar razão a todos e, no final, as pessoas faziam o que ele queria.

A persuasão é um conceito e uma forma específica de comunicação. Mas também pode ser entendida como uma ferramenta que nos possibilita realizar determinadas tarefas. Se pretendermos motivar pessoas a executar ações de bom grado e entusiasticamente, ela é a ferramenta mais eficaz, pois apenas convencer as pessoas da importância e da necessidade destas ações não é suficiente para estimulá-las.  É preciso persuadi-las.

Prncipais tópicos :

- Planejamento da persuasão;
- Comunicação verbal e não verbal;
- Empatia;
- Principais tipos de ouvintes;
- Como lidar com o lado racional, o aspecto emocional e a vontade do ser humano;
- Os principais motivos que levam as pessoas a agirem;
- As regras de ouro das relações humanas: saber ouvir, elogiar, evitar critica e ""interessar-se"" pelo outro;
- Eloqüência

(*) Técnicas de Persuasão usadas por L.I.
- Trechos do livro "O que sei de Lula" (José Nêumane Pinto) -

"Lula é hábil conversador, dá sempre ao interlocutor a impressão de que está sendo convencido por ele, mas, desde os promórdios no ABC, nunca foi de ouvir ninguém..." (pág. 186).

"Nos palanques, Lula fingia não coduzir, mas ser conduzido." (pág. 155).

"Em suas origens sindicais, Lula aplicou com grande êxito seu enorme talento de "fazer amigos e influenciar pessoas, adotando o comportamento comum de ouvir todos, aparentemente concordar com cada um e nunca deixar um interlocutor com a convicção de sua discordância. ... Mas nunca abriu mão de sua posição". (pág. 147).

É fácil a gente entender que só vai ganhar espaço nos jornais quando você mesmo procura virar notícia..." - entrevista a Rui Mesquita (completa em http://lula-ao-avesso.blogspot.com/2009_03_08_archive.html)