Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Técnicas de persuasão - Planejamento

Roberta Medeiros - Fonoaudióloga

O primeiro mandamento na cartilha da persuasão poderia ser: convença a si mesmo antes de tentar convencer os outros. Muitas idéias são facilmente refutadas porque seus autores deixaram de cumprir a lição de casa mais trivial: construir uma linha de argumentação e de raciocínio que tenha bom senso, que carregue uma estrutura clara e de fácil entendimento. Um discurso bem planejado evidentemente, segue uma estrutura que contém começo, meio e fim. Para tornar uma estrutura comunicativa persuasiva e organizada.

Responda às seguintes perguntas:
O que falar • A quem falar • Por que falar • Como falar • Quando falar • Quanto falar • Qual o objetivo da apresentação • Quais os resultados esperados da apresentação  • Quais as respostas esperadas dos ouvintes.

Para deixar o discurso
bem estruturado, firme, consistente e persuasivo, respeite os seguintes princípios:  • O que falar;  • Como falar  • Quanto falar.

A Introdução dever usar aproximadamente 15% do tempo com o objetivo: • Captar atenção • Resumo. • Manter o interesse.

O desenvolvimento deve opcupar 75% do tempo: • Pontos principais. • Ordenação lógica. • Argumentação
Para a conclusão: 10% do tempo: • Aplicação. • Forma de resumo. • Pontos mais fortes • Citação. • Pergunta chave reflexiva.

Reflita sobre como você encerrará a sua explanação, quando for fazê-la. Defina o tipo de conclusão que adotará. Pense se ela ficará a cargo dos ouvintes... Se será realizada em forma de resumo ou com um pergunta deixada no ar. Acima de tudo, em todos os momentos, seja sensato. Não existe uma única regra. Faça suas opções conforme seu público e ocasião.


Estude, pesquise a respeito, reúna fontes confiáveis que agreguem valor à sua idéia. Mais do que isso: troque experiências. Poucas coisas podem ser tão valiosas quanto as conversas que temos, no dia-a-dia, com os amigos, parentes, colegas de trabalho e conhecidos que surgem no nosso caminho das mais diferentes maneiras.

Exponha seus planos para algumas pessoas, escolhidas conforme seus critérios pessoais, e preste atenção às respostas. Você recebeu elogios, críticas? Anote os comentários ouvidos e faça uma análise honesta a respeito. Não esqueça de levar em conta as caracaterísrticas das pessoas com quem você conversou. Isso é muito importante. O ideal é que elas se assemelhem àquelas que julgarão a sua idéia e serão decisivas na concretização do seu projeto.


Tenha sempre em mente que a mensagem deve atrair a atenção, manter o Interesse, despertar o desejo e obter a ação. Se você tem um projeto e quer levá-lo adiante, planeje antes de torná-lo público. 



Existem diversos outros sites com dicas sobre o assunto.

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