Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ABAIXO A TORTURA

***
Muito se fala - principalmente nos úlimos anos - sobre as torturas sofridas pela ministra Dilma Rousseff, vulgo Estela. Mas tudo muito "genérico". Ela mesma, futura candidata à Presidência da República, não faz comentários mais concretos sobre este assunto que não se cansa de repetir.
***
***
Conhecendo o oportunismo político como conhecemos, sabemos que os detalhes sobre tal sofrimento, lembrado de forma tão insistente, seriam narrados e muito bem explorados para angariar a simpatia do povo, e até mesmo dos cidadãos (a diferença entre uns e outros está no "capítulo" abaixo, escrito por Adauto Medeiros).
******
Muitos podem alegar que as reticências sobre este assunto é por ser doloroso demais. Porém, se esta fosse a causa, não seria tão comentado, pois o simples fato de recordá-lo já seria terrível.
***
Existem dois únicos motivos para que o fato seja constantemente exposto: provocar o sentimentalismo ou dar conhecimento ao brasileiros das barbaridas sofridas. Se a intenção fosse a segunda - esclarecer os eleitores brasileiros - certamente seria feita de forma mais esclarecedora. Portanto, torno a perguntar: que tipos de tortura Dilma Rousseff sofreu? Quais foram os maus tratos que a atormentam até hoje ?
***
Para desfecho, um artigo de Reinaldo Azevedo:

NA CONSTITUIÇÃO, IMPRESCRITÍVEL MESMO É O TERRORISMO ***

Na semana passada, a ministra Dilma Rousseff resolveu engrossar o coro de autoridades do primeiro escalão que estão claramente empenhados no revanchismo. Querem porque querem rever a Lei da Anistia e decidiram questionar um parecer da Advocacia Geral da União que considera que o caráter "amplo, geral e irrestrito" daquela lei não permite exceções para crimes políticos praticados no período que ela abriga — entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979. O coro é puxado pelos ministros Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) e Tarso Genro (Justiça). O primeiro foi ligado à ALN (Ação Libertadora Nacional), organização terrorista comandada por Carlos Marighella. Tarso integrou a chamada Ala Vermelha do Partido Comunista. E Dilma, como se sabe, foi dirigente da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares – VAR-Palmares. O feito mais espetacular do grupo, pesquisem, foi roubar o "cofre do Adhemar", que estava na casa da amante. Carlos Minc, do Meio Ambiente, pertenceu à mesma organização.

***

A justificativa da turma é que a tortura não é crime político e é imprescritível. Por isso, eles reivindicam o que chamam de "responsabilização civil" daqueles a quem acusam. É claro que se quer abrir um caminho para a eventual punição criminal — ainda que, pelas leis brasileiras, os crimes prescrevam em 20 anos. Alega-se, no entanto, que o Brasil é signatário de tratados que reconhecem a imprescritibilidade do crime de tortura.

***

Bem, não é preciso ir tão longe. Acho que Vannuchi, Genro, Dilma e todos os assanhados com a possibilidade de encruar o passado deveriam ler os artigos 43 e 44 da Constituição do Brasil, que seguem abaixo:

***

===== XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

===== XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

***

Parece que, dada a Constituição, se cabem ações para punir os acusados de tortura, então está dado o caminho para fazer o mesmo com os acusados de terrorismo. E, se formos considerar a ação efetiva dos empenhados na tal revisão, pelo menos Dilma e Vannuchi se enquadram no artigo 44. "Ah, mas aquele não era um estado democrático". Fato. Mas havia uma ordem constitucional.

***

E notem que a Constituição, o que é uma falha a ser corrigida, considera imprescritível mesmo é o "terrorismo". Ademais, o crime de tortura só foi definido, como pede a Constituição, em 7 de abril de 1997 (Lei nº 9455). Consta que Lula é que dará a palavra final (???) sobre o parecer da AGU. E, de fato, a decisão será do Supremo Tribunal Federal.

***

Abstenho-me de entrar no aspecto moral e ético neste texto ao menos — todos sabem que, no caso, alinho-me com a AGU e considero que a anistia valeu para todos. Uma coisa, no entanto, é certa: no que concerne ao máximo diploma do estado democrático e de direito brasileiro, ex-terroristas não estão em situação de "caçar" ex-torturadores — sempre lembrando que cada lado nega os crimes que o outro lhe atribui.

***

***

***

domingo, 2 de novembro de 2008

Povo ou cidadão?

***
Escrito por Adauto Medeiros, engenheiro civil e empresário
***
Não conheço nenhum país que tem o chamado dito povo que não seja atrasado. Todos os países que tem cidadãos são adiantados. Um país de cidadãos começa cedo a levar as crianças para as escolas, pois há transportes para levá-los para a escola. Em um país de cidadãos as crianças têm a manhã para estudar em escolas com excelentes condições não só de instalação como também com o quadro de professores de nível e completo. Têm almoço, mas é pago um preço simbólico cujo objetivo é ensinar as crianças que neste mundo tudo é pago.
***
À tarde há a pratica de esportes onde se ensina a praticar o esforço, e assim a criança começa a entender que o que vale na vida é a meritocracia e não um emprego público sem concurso que é uma forma de degenerar o caráter do povo e nunca formar o cidadão.
***
País de cidadãos pode ser visto no trânsito com o respeito às leis. É na justiça que o cidadão vai tomando consciência da justiça e da vida em sociedade e a compreensão que o direito dele vai até onde não prejudica o do outro. Este é um país de cidadãos, portanto, organizado e rico. Onde há povo, ao invés disso tem Bolsa Escola, Bolsa alimentação, Bolsa natalidade, vale gás, vale tudo e os nossos 41 milhões de bolsistas que vivem e votam no Presidente ou o governador da vez. É este povo que vota em plebiscito dando mais poderes aos ditadores.
***
Onde tem povo não tem esgoto sanitário, não tem água potável, as ruas são imundas, pois a ralé que matou Cristo vive à custa da esmola do contribuinte e sem nenhuma possibilidade de tornar-se cidadão. Esse é o retrato três por quatro, do jeito que os políticos gostam e trabalham até hoje para mantê-los povo, pois o cidadão é um problema para eles.
***
Manter o povo e dificultar a cidadania é o trabalho principal que a classe política brasileira tem feito. Comprar televisão parabólica, ou geladeira não leva à cidadania, mas a possibilidade de ouvir dos agentes públicos mentirosos que eles estão melhorando de vida, quando na realidade é uma fábrica de marginais e preguiçosos. Abaixo o povo e viva o cidadão .