Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


terça-feira, 18 de novembro de 2008

Feriado é como alma penada

***
Na próxima quinta-feira/20 de novembro, diversas cidades brasileiras ficarão paradas por causa de mais um feriado, o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesta data.
***
Hoje, há historiadores que comentam as distorções apresentadas na história idealizada de Zumbi de Palmares. Dentre alguns comentários, o próprio Zumbi reinava no quilombo e era servido por seus escravos, da mesma forma que faziam os líderes africanos no século XVIII . Interessante saber que não era o preconceito de cor que escravizava, embora o 'preconceito racial' seja uma das armas populistas de nossos atuais governantes hipócritas.
***
No que se refere ao Quilombo de Palmares, o termo zumbi teria o significado de 'guerreiro'. Entretanto, de acordo com a crença popular, esta palavra se refere a um fantasma que vaga pelas noites, assustando as pessoas.
***
Pois a absurda quantidade de feriados nacionais e estaduais é uma verdeira alma penada que apavora o mercado produtivo.
***
Fora o populismo enjoativo, temos ainda a falta de respeito com o dinheiro público na criação de tantos feriados, caso contrário se poderia comemorar tal data da mesma forma que se comemora o Dia das Mães e o Dia dos Pais, por exemplo. Para comemorar o endeusado Zumbi sem prejudicar o mercado e, conseqüentemente, a cidade, poderiam fazê-lo no segundo domingo de novembro. Ah! Mas para eles não faz a menor diferença, pois os impostos serão pagos da mesma forma e devidamente desviados... com ou sem feriado.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mudando de assunto e deixando a patifaria de lado

***
Às vezes dá para esquecer o estado deplorável da cidade e do país em que vivemos. Por algumas horas esquecemos os arrastões diários, os assaltos, o som do tiroterio e a pobreza nos sinais de trânsito que tenta nos coagir. Esquecemos a insistência daquela intenção velada (e mal disfarçada) de nos responsabilizar por não serem todos ricos empresários.
***
***
Aos domingos, um grupo se reúne na Praça São Salvador, no Flamengo, para tocar chorinho pelo simples prazer da música. Vivemos algumas horas como se estivéssemos em outro mundo.
***
***
***
Em volta pessoas conversam, ouvem, aplaudem, algumas cantam e outras ... dançam, como o casal da foto ao lado.
***
Ali temos também a satisfação de conhecer e conversar com pessoas civilizadas, o que ainda existe, por mais incrível que pareça.
***
***

***

Para melhorar o domingo,
depois pudemos ouvir a Sandra Grego
- do grupo "Sandra Grego e os Troianos" -
cantando.

***

***
***
Afinal, nem só de bandidagem vive o lugar em que vivemos...
***
***
***
... e nem só
de Reinaldo Azevedo
vive o chapéu.

***

***

Tudo ótimo, até a notícias do próximo jornal.