Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sábado, 11 de julho de 2009

Alô, blogueiros. USURPARAM SUA IDÉIA!

"O PAC agora é o Programa de Aumento do Currículo da candidata."
***
***
O Globo de hoje divulga a frase acima - que li antes no blog de um de vocês - como se fosse uma brilhante e criativa frase do senador Mão Santa, PMDB/Piauí, dita ontem sobre as informações erradas divulgadas pela Casa Civil.
***
HISTÓRICO CRIMINAL:
Cassação *** Eleito, Mão Santa enfrentou um processo na Justiça Eleitoral por abuso do poder econômico durante a campanha impetrada por seu adversário. Após julgamento de 7 votos a zero Tribunal Superior Eleitoral cassou seu mandato em 6 de novembro de 2001 dando lugar a Hugo Napoleão empossado em 19 de novembro daquele ano, após breve investida no cargo, do deputado Kléber Eulálio presidente da Assembléia Legislativa. (wikipédia)
***

sexta-feira, 10 de julho de 2009

"A Casa da Mãe Joana" - origem, significado e o Congresso Nacional

A casa da Mãe Joana Vilson Antonio Romero *
*** *** ***
Joana I, bela e inteligente, no século 14, rainha de Nápoles, era considerada protetora cultural de poetas e intelectuais. Casada com seu primo Andrew, irmão de Luís I, rei da Hungria, ficou viúva algum tempo depois ao assassinarem o marido em uma conspiração com a participação da própria Joana. Enraivecido, o irmão da vítima invadiu Nápoles em 1348 perseguindo Joana, que fugiu para a localidade de Avignon, na França. Num palácio onde já haviam morado sete papas, ela se instalou e passou a interferir em tudo na cidade. Resolveu até estabelecer regras para os bordéis de Avignon, determinando que cada prostíbulo teria uma porta pela qual qualquer pessoa poderia entrar. A partir disso, cada bordel ficou conhecido como “paço da mãe Joana”, considerada a dona da cidade.
***
Mais tarde, Joana vendeu a cidade em troca da inocência pela participação na morte do ex-marido. Em 1382, foi assassinada por seu sobrinho e herdeiro, Carlos de Anjou.
***
Nesta terra de palmeiras e sabiás, a palavra "paço" se transformou em termo mais popular, “casa”, passando a expressão a ser “casa da mãe Joana”. Respeitadas e reverenciadas todas as Joanas, avós, mães, filhas que honesta e dignamente vivem nestas plagas, o que vem a ser a “casa da mãe Joana”? A maioria já sabe: lugar, ambiente onde impera a bagunça, desordem, o descontrole, no qual ninguém e todos mandam, num entra e sai constante, sem regras, medidas e normas.
***
Na Internet, com este nome, encontramos uma casa de samba carioca na Lapa, um filme de Hugo Carvana, com Paulo Betti, em 2008, um livro do professor Reinaldo Pimenta, entre inúmeras outras citações. E, não exagerando muito, esta poderia ser a alcunha da Casa Revisora do Congresso Nacional, pela situação hoje vigente.
***
Só neste ano, foram revelados os escândalos das farras das passagens, nos quais inclusive cotas de senadores falecidos eram utilizadas por familiares, amigos, conhecidos e outros. Depois, todos se assombraram com as quase duas centenas de diretorias, inclusive a de “check-in”. Agora, o escancaramento dos 663 “atos secretos” que permitiram usurparem recursos públicos em favor de apaniguados e “parentes”, com ligação ou não com os parlamentares e, em especial, com o presidente da Casa. Um infindável rol de beneficiários: netos, sobrinhos, diretores, funcionários pessoais, seguranças particulares, o mordomo da “primeira filha”, afora amigos e correligionários cuja vinculação não é tão evidente assim. Todos aboletados em gabinetes, mansões, apartamentos funcionais, ilhas, fazendas. Com uso liberado e descontrolado de jatinhos, celulares, salas secretas, cotas aéreas... São quadrilhas, camarilhas e famílias tomando de assalto o Senado Federal. E o pior: a gente pagando tudo isto!
***
Uma sucessão de escândalos quase impossível de ser mensurada, num descalabro nacional inexplicável. Somente medidas de profunda mudança restaurando a transparência, confiança e dignidade ao Senado pacificarão a estrutura que, constitucionalmente, representa, na exata medida, a Federação. Não adianta só mandar embora os serviçais. Os seus superiores também têm de mudar. No mínimo, em postura, atitudes e ações. Não pode se perpetuar a “casa da mãe Joana”. O Senado tem papel relevante e indispensável no Estado Democrático de Direito e hoje se encontra ferido de morte em sua credibilidade e capacidade de representar os cidadãos deste País.
***
***
*Jornalista, diretor da Associação Riograndense de Imprensa
e-mail: vilsonromero@yahoo.com.br. http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=27¬icia=67872 (neste mesmo site há outro artigo que vale a pena ser lido "Indignação sem multidão", de Fernando Rizzolo )
***

Reforma política - sugestões do Laguardia

Os lobos de Brasília sempre falam em reforma política, mas nunca lembram do que deve ser, de fato, ser alterado.
***
*** ***
Sugestões :
(http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/) ******
***
1. O contribuinte não deve pagar pela subsistência do parlamentar em Brasília ou nas capitais do estado. Do subsídio parlamentar, o mesmo deve pagar o seu próprio aluguel, alimentação e transporte. Eles já recebem um 'subsídio' bem gordo. Caso, mesmo assim, não possam se manter em Brasília, então não se candidatem e continuem com seu empreguinho de origem, de acordo com sua capacidade.
'***
2. O presidente da república e todos os seus ministros e assessores também devem morar por conta própria. O palácio presidencial é apenas o seu local de trabalho. E ainda tem a Granja do Torto!
***
3. Quando viajando a serviço os parlamentares devem utilizar aviões de carreira em classe econômica.
******
4. O presidente da república e seus ministros devem viajar em aviões da FAB de transporte de pessoal. Não há necessidade de avião particular.
***
5. Deve ser instituído o sistema parlamentarista, com a possibilidade de voto de desconfiança do governo, e dissolução do congresso e convocação de novas eleições.
***
6. Deve haver o recall. Dependendo da assinatura de 55% dos eleitores, o parlamentar perde o mandato e novo parlamentar é eleito para o distrito.
***
7. O parlamentar só tem imunidade para os atos praticados dentro do congresso e relativos ao desempenho de seu mandato. Pode ser preso e processado sem autorização do congresso por crimes comuns, como assassinatos, corrupção etc.
***
8. Os parlamentares que estiverem respondendo a processos ficam com seus mandatos suspensos, sem vencimentos, assumindo em seu lugar o suplente, até que seja inocentado no processo.
***
9. Serão dois senadores por estado em lugar de três, com mandatos de quatro anos.
***
10. Os congressistas terão mandatos de dois anos.
***
***
"Esta é a minha contribuição no momento. Poderíamos tentar obter um milhão de assinaturas para que o congresso fosse obrigado a apreciar estas sugestões. " (Laguardia)
***
Com mais essas dez sugestões, somadas às outras, já são 19 alterações realmente IMPORTANTES PARA NÓS. É muita coisa para mudar.

Ficha criminal - Profissão: Político

*ONDE ESTÃO TODOS OS SENADORES E DEPUTADOS QUE NÃO COMPARECEM À MAIOR PARTE DAS SESSÕES DO CONGRESSO, DEIXANDO TODAS AS CADEIRAS VAZIAS?
***
*** ***
***
***
***
PROFISSÃO - Meio de subsistência remunerada resultante do exercício de um trabalho, de um ofício .
***
TRABALHO – serviço remunerado ou assalariado.
***
SALÁRIO - Remuneração paga pelo empregador ao empregado, de forma regRular, em retribuição ao trabalho prestado .
***
SUBSÍDIO - contribuição pecuniária ou de outra ordem que se dá a qualquer empresa ou a particular; auxílio, ajuda; vencimentos dos membros do poder legislativo federal, estadual ou municipal .
***
Não sei mais onde foi, mas no outro dia li uma alusão a político, como profissão. Como eles já se deram o direito a aposentadoria após oito anos de mandato - e mandato não significa tempo de serviço, na verdadeira acepção da palavra - só nos resta contestar. PROFISSÃO, de acordo com o dicionário , é um meio de subsistência. Entretanto, quando eles participam de uma eleição, o fazem para prestar serviço à sociedade, para representá-la e defender seus direitos. Seu objetivo não seria um emprego sem grandes compromissos, que lhes garantisse uma vida farta às custas do erário. Político não é profissão. E há também uma enorme diferença entre o trabalho e os serviços prestados, espontaneamente, ao povo e ao país.
***
Além disso, não é devido um salário aos parlamentares . Caberia a eles apenas um subsídio, ou seja, uma contribuição ou ajuda pelo serviço prestado ESPONTANEAMENTE.
***
Caso os políticos insistam em acreditar que seu cargo é uma profissão, com direito a salário e aposentadoria, sem contar com todos aqueles extras tão conhecidos, que lhes sejam cobrados os trabalhos nunca terminados, que lhes sejam descontados as faltas ao Congresso e os dias não trabalhados. Que, humildemente, dêem satisfação de seu serviço a nós, seus empregadores. E CARTÃO DE PONTO em cima deles .
***

Reforma política URGENTE

A Constituição Brasileira é bem clara. O poder é do povo, e os políticos são eleitos PARA REPRESENTÁ-LO. Como disse o grande jurista Fábio Konder Comparato, há um tempo atrás, ao entrar com uma ação popular contra um dos indecentes aumentos pretendido: "Eles (os parlamentares) jogam a ética por água abaixo. Entrar com uma ação popular é uma forma pedagógica de mostrar que eles estão há anos luz da moralidade. Eles SÃO NOSSOS EMPREGADOS, E DEVEM NOS SERVIR, E NÃO A ELES PRÓPRIOS."
***
Portanto, deve ser feita urgentemente uma reforma política. As mudanças abaixo são necessárias e quem tiver mais alguma sugestão é só 'falar'. Se tiverem, também, alguma idéia de como enviar nossa colaboração em bloco aos nossos empregados, seria excelente, ao menos para que saibam qual é (ou deveria ser) o seu verdadeiro lugar.
***
– O voto parlamentar só pode ser em aberto. O voto secreto serve apenas para esconder interesses escusos, e o os parlamentares têm obrigação de dar satisfação a seus eleitores.
***
- Fim de vantagens e mordomias Congressistas não podem receber nada além do seu subsídio.
***
- Diminuição da quantidade de parlamentares Não precisamos de quantidade, mas de qualidade. Já vimos diversas vezes o Congresso às moscas, sem que nenhum deles se interessasse em ir até lá nem que fosse, ao menos, para se mostrar presente. O plenário vive vazio, comprovando que é desnecessário tão grande número de parlamentares.
***
- Cargos devem ser mantidos até o final do mandato Deve ser proibido largar o cargo, para o qual foram eleitos, antes do término do mandato com o objetivo de concorrer a outro. Esse "pula-pula" convém à eterna permanência no poder. Convém a eles, não a nós.
***
- Voto distrital O eleitor tem o direito de controlar quem elegeu e a quem delegou a tarefa de representá-lo. O voto distrital permite contato mais direto com seu candidato e facilita a cobrança do programa prometido (e geralmente não cumprido).
***
- Envolvidos em escândalos/processos Deve ser PROIBIDA a candidatura de quem estiver envolvido em algum escândalo ou processo, mesmo que ainda não julgado. Essa exigência, feita àqueles que passam em concursos públicos, deve ser imposta, principalmente a deputados, senadores e congêneres.
***
- Fim da aposentadoria após oitos anos de mandato A idade para aposentadoria dos trabalhadores já foi aumentada por lei. Portanto, deve ser extinto o direito - escuso - de aposentadoria após apenas oito anos de mandato a esses parlamentares que 'trabalham' apenas três dias por semana e poucos meses por ano.
***
- Congresso não é oligarquia Filhos e netos de políticos 'em ação' devem ser proibidos de concorrer a cargos eletivos, como nos casos da família de Tancredo Neves, ACM, Cesar Maia, Sarney e dezenas de outros, que usam seu poder (que deveria ser nosso) para se eternizarem na política.
***
- Assinatura de compromisso com os eleitores Quando eleitos, os parlamentares terão que assinar um contrato de responsabilidade com suas promessas de campanha, em que será exigida uma porcentagem a ser cumprida. Caso não seja cumprido o compromisso assinado até o final do mandato, não poderá se candidatar outra vez por um tempo determinado. É UMA QUESTÃO DE LÓGICA QUE NÃO PODE SER RECUSADA POR ELES: se não cumpriu seu compromisso eleitoral, não é digno de confiança - se não merece confiança, não pode se candidatar . ***
NOSSOS INTERESSES
- E NÃO OS DELES -
TÊM QUE RESPEITADOS, ATENDIDOS E COBRADOS.
***

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Honduras é um exemplo

*

*

Dilma Rousseff - sua vida de trabalhadora

Informações retiradas da matéria MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS
- Revista Piuí de julho -

***

- Fundação de Economia e Estatística (FEE), órgão do governo gaúcho, presidido por Pedro Simon - primeiro emprego remunerado, como estagiária.

***

- Retomou a militância política, legalmente, no Instituto de Estudos Políticos e Sociais, o Iepes – mantido pelo PMDB .

***

- Assessora da bancada do PDT na Assembléia gaúcha.
***
**
Dois trechos que comentam a primeira eleição após a ditadura, que levou Alceu Collares à prefeitura de Porto Alegre, e seu envolvimento com Dilma Rousseff. Todos os trechos transcritos da revista estão destacados pela cor .

***

“... a chapa pedetista juntava o brizolista Aldo Pinto com um dos quadros civis da ditadura, Nelson Marchezan (seu vice). 'A Dilma foi uma grande assessora na nossa campanha', disse o ex-deputado Aldo Pinto. 'Ela acreditava muito no PDT', explicou Vera Stringuini. Empolgada com Brizola, ela me tirou na marra do PT e me levou para o PDT. A exigência da aliança com o Marchezan foi do Brizola. Tivemos que engolir aquele sapo.' "

***

"Ainda hoje Dilma faz um raciocínio tortuoso para dizer que a aliança ‘pode ter sido um equívoco': 'Marchezan foi líder da ditadura, mas nunca foi um enragé. A ala Marchezan era a ala da pequena propriedade radicalizada. E ele era um cara ético.' "(pág. 29)

***

- Secretária municipal da Fazenda: nomeada por Alceu Collares

***

Dilma se afastou do cargo para se dedicar à primeira campanha do marido à prefeitura de Porto Alegre em l988 e foi substituída pelo advogado e jornalista Políbio Braga: 'Ela não deixou sequer um relatório e a Secretaria era um caos.' " disse ele. (pág. 290 )

***"

- Câmara Municipal de Porto Alegre (l989) - Diretora Geral. Segundo Joaquim Felizardo, que foi funcionário da Casa no mesmo período, "Dilma foi demitida pelo presidente da Casa porque chegava tarde ao trabalho. O ex-vereador Valdir Fraga, que a exonerou, tem uma versão mais benigna para a demissão: '... houve um problema com o relógio de ponto'.” (deveria ter exonerado o relógio de ponto).

***

- Fundação de Economia e Estatística (FEE, de novo) - foi Presidente da Fundação de l990 a l993 (mais uma vez carregada por Alceu Collares)

***

- Secretária de Energia, Minas e Comunicação (“o peso de Araújo e de seu grupo de militantes, que era forte e articulado, ajudou Dilma a ir para a Secretaria” – pág.29)

***

- Fundação de Economia e Estatística - agora como editora da revista Indicadores Econômicos (desta vez retornou ao FEE porque terminou o governo de Alceu Collares) .

***

- Secretária de Energia, Minas e Comunicação de novo - em l999 levada pelo petista Olívio Dutra, petista que foi eleito governador com o apoio do PDT.

***

Muito interessante: ***

“Com a proximidade das eleições municipais de 2000, o conflito se acentuou (PT e PDT) . Brizola queria Collares como candidato e o PT indicava Tarso Genro. Dilma defendia a continuidade da aliança que elegeu Olívio Dutra e, portanto, a candidatura de Tarso Genro. Ela disse à época - em contraste com o apoio que dera à dobradinha Aldo Pinato-Nelson Marchezan – que não aceitava 'alianças neoliberais e de direita'.”

***

Alqueres, presidente da Alstom do Brasil e especialista no setor de Energia, contou que em junho de 2003 houve um almoço feito para Dilma em seu apartamento em Ipanema, porque "ela gostava muito de aprender". Participaram do almoço vários ex-Ministros de Minas e Energia , inclusive os dos presidentes Castelo Branco e Médice. (pág. 31) . "Ela mostrou humildade e fez questrão de anotar tudo num caderno aramado que retirou da bolsa."

*

Aí está Dilma Rousseff. Que apresentou um currículo com dados não verdadeiros. Jura que nunca participou da luta armada, quando ela mesma disse, numa entrevista em 2002, que havia escondido armas embaixo da cama; que uma hora aceita acordo com representantes da ditadura militar e, mais tarde, diz que isso é inaceitável; que procura se mostrar a mocinha humilde que nunca foi; e passou toda sua vida nas barras de políticos.

***

Talvez, agora, esteja explicada a grande simpatia de Luís Inácio por ela. Quando olha para Dilma Rousseff, é como se estivesse diante de um espelho. Ele a olha... e se vê.

***

terça-feira, 7 de julho de 2009

"A direita não tem mais lugar na América Latina"

*** ***
Os países que se dizem defensores da ordem constitucional em Honduras se revoltam com a expulsão de Zelaya, com críticas e ameaças. Porém, comprovadamente tendenciosos, o viram desacatar a Suprema Corte, o Congresso e as Forças Armadas sem se manifestarem. Calados e inertes, aprovaram ou compacturam com Zelaya no desrespeito às leis com o objetivo de se manter no poder. Provem, então, que são de fato defensores da democracia e exijam que seu retorno, se houver, seja condicionado ao respeito à legislação que pretendia atropelar.
***
*
Frase de Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores: "...foi uma revolução (ao se referir a Cuba), enquanto em Honduras foi um glope de Estado típico de uma direita que não tem mais lugar na América Latina."
***
Espera aí!... Quem disse, ou melhor, quem determinou que a direita não tem mais lugar na América Latina? Foi o populismo chinfrim que se sustenta na ignorância de um povo faminto? Foi o sindicalismo oportunista que se alastrou no nosso continente, como piolho, da mesma forma que se alastrou nos órgãos públicos se deliciando às nossas custas? QUEM DETERMINOU QUE A DIREITA NÃO TEM MAIS LUGAR NA AMÉRICA LATINA? Quer dizer, então, que essa falsa esquerda virulenta, agora, foi implantada aqui definitivamente ?
***
Por isso caba a nós, ao menos, sair conversando pelas ruas. Contando a eles como esse Luís Inácio humilha seus subordinados (perdoem a insistência, mas disso certamente o povo não gosta). Contar a todos que passarem à nossa frente quem é a verdadeira Dilma, uma ex-assaltante; que tem seu currículo na Casa Civil forjado com doutorado e mestrado inexistentes; que, da mesma maneira que seu guru, também menospreza as pessoas; que, ao contrário do que parece com aquele sorriso treinado e é uma tremenda grosseirona mal-humorada. Só não vale falar em Hugo Chaves porque a maior parte das pessoas pode até pensar que Venezuela é uma nova loja de sapatos.
***
***
***

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Farsa – Por Denis Lerrer Rosenfield

Não deixam de causar estupefação as supostas declarações "democráticas" de nossa diplomacia, de nosso presidente e de um número significativo de dignatários, por assim dizer, latino-americanos (Chávez, Morales, Correa, etc.), condenando o golpe militar em Honduras. O golpe é certamente condenável, pois teria sido uma solução propriamente democrática seguir uma via institucional de resolução de conflitos, sem o recurso ao uso da força. O problema, no entanto, não é apenas esse, pois boa parte dos que condenaram o golpe militar não possui nenhuma credencial democrática. Ao contrário, eles tudo fazem para desfigurá-la. Usam-na conforme as suas conveniências.

***

Há, contudo, uma questão preliminar, relativa à natureza desse golpe militar. Ele foi feito sob injunção do Supremo Tribunal daquele país e com pleno apoio do Poder Legislativo, pelo fato de o presidente não mais respeitar as decisões do Judiciário nem as do Congresso. Ele se colocou, progressivamente, fora da lei, abrindo um vácuo jurídico que foi aproveitado por seus adversários. Tentou convocar por decreto, por um ato administrativo, um referendo, que poderia desembocar numa reeleição sua, o que a Constituição daquele país proíbe.

***

Não obedeceu ao Supremo, que proibia essa consulta, e agiu à revelia de um Congresso já atento a essa tentativa de circuitá-lo. Tentou usar os militares nesse seu processo de referendo, tarefa que foi recusada por eles. O problema reside, portanto, na natureza dessa iniciativa governamental, que considerou não mais ser necessário seguir a lei. É como se, para a democracia, bastasse um referendo popular, com completo menosprezo pelo Estado de Direito. Pode-se, nesse sentido, dizer que ele estava criando as condições de um golpe civil, na esteira do protoditador Hugo Chávez.

***

O que é um golpe civil? É a subversão da democracia por meios democráticos, ou seja, o solapamento das instituições republicanas por meio de eleições. Tal prática corresponde à iniciativa dita bolivariana de instaurar na América Latina o "socialismo do século 21". Trocando em miúdos, trata-se de criar em nosso continente as condições de repetição das experiências cubana, soviética, cambojana, albanesa e outras, que povoaram com o horror o imaginário do século 20. Quando o continente europeu diz adeus a essas bandeiras, pelos malefícios e desastres causados, a América Latina começa a adotar um modelo cuja falência humana, econômica, social e política foi sem proporções. Apenas algumas palavras mudaram, como se essa máscara expressasse uma realidade de novo tipo. É o velho com aparências do novo. Engana-se quem quer se deixar enganar.

***

O que faz Chávez na Venezuela, sendo imitado por seus esbirros Evo Morales e Rafael Correa? Ele utiliza processos eleitorais, com uso intensivo de referendos, para estabelecer para si um poder autocrático, que não precisa ser contrabalançado pelo Judiciário e pelo Legislativo. As leis são o que ele próprio determina que sejam, como se ele fosse a fonte mesma do Direito. O Supremo está aos seus pés e o Legislativo é por ele totalmente controlado. Os meios de comunicação são progressivamente silenciados, seja por fechamento de emissoras, seja por asfixia econômica, seja por ameaças puras e simples. O direito de propriedade é violado sistematicamente, com o Estado tomando conta dos meios de produção. Segue ele simplesmente a cartilha esquerdista, empregando os meios democráticos para destruir a própria democracia.

***

Ora, são esses autocratas que condenam veementemente o golpe militar em Honduras em nome da democracia. Os liberticidas, os democraticidas posam de libertários e democratas. A Assembleia-Geral da ONU condena o golpe militar, quando é ela presidida por um adepto da Teologia da Libertação, ala esquerdizante da Igreja Católica cujos membros, em sua ampla maioria, são ditadores e déspotas que, em seus países, menosprezam sistematicamente os direitos humanos. São, aliás, os "companheiros" de nossa diplomacia, os parceiros da cooperação Sul-Sul. Talvez se trate de uma cooperação pela democracia e pelos direitos humanos!

***

Como não poderia deixar de ser, os mais fervorosos adeptos brasileiros do chavismo e do castrismo são os mais ardorosos críticos do golpe militar em Honduras. Ou seja, menosprezam a democracia e o Estado de Direito aqui e condenam os que resistem ao seu projeto acolá. O MST, a Via Campesina e os ditos movimentos sociais se arvoram em cruzados da democracia, quando a sua prática - e o seu discurso - é a de desprezo pelas instituições democráticas, a invasão de propriedades, o desrespeito ao Estado de Direito e as odes dirigidas a ditadores como Fidel Castro. Este é, de fato, o verdadeiro exemplo de "democrata".

***

O presidente da República e o Itamaraty não perderam a ocasião de manifestar suas parcas convicções democráticas nestes últimos anos. Silêncio total sobre o genocídio de Darfur, em nome da suposta soberania daquele país. Silêncio sobre mais de 200 mil mortos? Em nome do que, mesmo? O presidente Lula não cessa de se fazer acompanhar por ditadores africanos, agora mesmo, na Líbia, com o déspota Kadafi, que já foi de tudo, até mesmo terrorista. Numa de suas ações mais espetaculares, explodiu um avião cheio de passageiros nos céus da Escócia, o que implicou o seu banimento da comunidade internacional por décadas. Eis aí outro companheiro "democrático". Em relação ao Irã, numa fraude eleitoral realizada pelo setor mais integrista do regime dos aiatolás, diante de manifestações maciças de cidadãos iranianos, nosso presidente se limitou a dizer, numa espécie de gracejo, que se tratava de um mero descontentamento, próprio de um time de futebol que perdeu a partida.

***

Agora, em relação a Honduras, temos uma veemente condenação. Dá para acreditar? Será que falam sério ou se trata apenas de uma pantomima, ou melhor, de uma farsa dos que desprezam a democracia?

Denis Lerrer Rosenfield é professor de Filosofia na UFRGS.

Deboche ... com deboche se paga.

*
Justamente agora, que estamos aguardando a CPI da Petrobrás que foi providencialmente abafada pelos escândalos dos senadores - não do Senado, como preferem denominar - sai o anúncio abaixo na revista Piauí deste mês. Diz o seguinte :
***
As riquezas do Brasil nunca estiveram em tãos boas mãos
***
as suas.
***
Só pode ser deboche.
*****
***
Mas vamos retribuir um deboche com outro.
***

***

*** O fale conosco deixa um espaço para envio de mensagens,

mas não nos fornece seu e.mail, impossibilitando o envio de um anexo.

UMA PENA !

Frei Beto, agradeço ter aceito meu convite para um debate e admiro o que poderia ser considerado como coragem por se expor num blog que concentra a opinião de diversas pessoas que pensam de maneira diferente da sua. E o objetivo de um debate não é agredir ou colocar contra a parede quem discorda, muito pelo contrário. Quando todos pensam de uma única forma, o blog se transforma num espaço em que esperamos apenas aplausos.
***
Comentários de Frei Beto ***
Dona Jurema, O convite que me fez lá daquele Tunico, aceitei ainda hoje. Te confesso que tive dificuldades para encontrá-la na NET, visto que o BLOG CASA MÃE JOANA já tem dona há muito tempo... mas deixa prá lá! O texto em pauta é por demais promissor para essa minha resposta ao seu convite que não tinha nenhuma ligação, por mim detectada, já que resolvi me indignar com o que "escreve" aquele Tunico, sobre a Petrobrás, e você se propos a incluir LULA... fixação? Freud explica! O desalinhamento natural ao LULA é gritante na confraria dos blogs alinhados aos TUCANOS, pois não caiu por terra a tese do partido moderno, ganhador de duas eleições contra o metalúrgico analfa e que por duas vezes quebrou a ECONOMIA BRASILEIRA? Isso foi até salutar, pois deu ao País a oportunidade de comparar, atestada, queira ou não, aceita por vocês, pelos institutos de pesquisas (até mesmo O SUSPEITÍSSIMO DATA-SERRA, ops, DATAFOLHA) da popularidade do SAPO BARBUDO.
***
Mas, Jurema, o meu objetivo aqui não é TUNICAR (utilizar uma IRONIA SECA, antipática e nauseabuda) para parecer palatável. O que eu quero dizer é que, pode crêr, com essa política de Marketing, vocês, dessa confraria dos blogs, não vão conseguir convencer ninguém. Eu mesmo, de origem dos Grotões de meu Estado, comecei a vida como entusiasta dos tradicionais partidos UDENISTAS, gurus políticos de meus Pais, Avós, irmãos, comunidade em geral e tudo mais que insistia em ficar no ATRASO SECULAR IMPOSTO por esses caçadores de votos. Ao me transferir para a CAPITAL fui aliciado EDUCADAMENTE por facções PROFISSIONAIS DA ESQUERDA que tinham ARGUMENTOS FACTÍVEIS e não esse discursos com CHAVÕES SURRADOS COMO: 'democracia' na lata de lixo; simpatizante de Fidel; atentado à democracia; LULA ladrão; etc, etc. O seu TEXTO é por demais oportuno, pois tem fundamento científico na psicologia: o uso repetido das palavras, termos e denominações, e seus efeitos inesperado numa causa. De tanto classificarmos os POLÍTICOS DE LADRÕES, o termo LADRÃO perdeu o seu sentido: LADRÃO É AQUELE QUE "SUBTRAI ALGO PARA SI OU OUTREM. Para ROUBAR é preciso haver o ATO de subtrair UM OBJETO, algo paupável. O político em si pode até ser CORRUPTO, MENTIROSO, LACAIO, etc. Mas, LADRÃO, só será quando ROUBAR DINHEIRO, JÓIA, CARRO, MOTO, ETC "carregando o objeto". Como você faz com a FOTO DE DILMA travestida de LADRA no seu blog. (não há simpatia nenhuma nisso aí). E o risco de sua estratégia em angariar seguidores ou impor sua crença nesse desalinhamento natural contra LULA cair por terra se concretiza quando DILMA SUPLANTAR O ADVERSÁRIO NO PRÓXIMO PLEITO, não acha?
***
Jurema, o que diria seus filhos se alguém tentasse denegrir sua origem através de fotos, crítica ao comportamento e estereótipo? Pois é assim que blogs, DE COTURNO NOTURNO, reinaldo azevedo ou não, fazem pela NET. Você não é uma desprovida de inteligência, mais faz o jogo dos fundamentalistas. Você mudaria de religião ouvindo o interlocutor denegrindo sua crença? Ou considerava, se o mesmo mostrasse as virtudes daquilo que querem vender como idéia? Pois é assim que vemos na internet: Um reinaldo azevedo que tem DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS SOBRE OS ATORES DA POLÍTICA NACIONAL, com seus DESALINHAMETO NATURAL EM RELAÇÃO AO LULA e uma legião de RIDÍCULOS IMITADORES de seus trejeitos manjados: "MANDO BALA EM PETRALHA" (como gosta de falar o TUNICO); "Vou alí saborear isso... saborear aquilo"... como faz um tal DE CORNUDO NOTURNO(desculpe a ironia seca). Há verdadeiros opositores com suas críticas ácidas, mas sem cair na antipatia do cretismo grosseiro. Carlos Chagas é um deles, Argemiro Ferreira, e vários outros da extinta TRIBUNA DA IMPRENSA.
***
Sobrou a Náusea e o embrulhar de estômago de um "reinaldo azevedo" (minúscula, diogo mainardi e imitadores chifrins como os citados mais acima. Não tenho a pretenção de vê-la mudar de idéia, mais gostaria muito de vê-los serem mais palatáveis. E como eu, uma quantidade de pessoas assim também pensa: Votam no LULA, como ficou demonstrado nas últimas eleições, mais fogem da discussão política, pois têm visto essas práticas recorrentes; ofensas, críticas infundadas banalizar a discussão política. CHE GUEVARA tem ALGUMA IMPORTÂNCIA, ao invês só de tanta crítica imposta pela VEJA, não é não? Ví uma cena que me deu asco: UMA SENHORA da "alta" e seu filho adolescente, ao serem entrevistados em uma manisfestação contra CHÊ diziam que CHÊ nunca fez nada, SOMENTE ANDAVA DE MOTO... (numa alusão ao FILME!) JUREMA, não sou filiado a partido algum, não sou funcionário público e não sou PPE (Pessoa Politicamente Exposta). Voto no PT por acreditar na FILOSOFIA DO PARTIDO. Mas se algum dia, essa filosofia for de encontro aos meus anseios, ninguém me impedirá de mudar de lado. O que não aceito é esse estereótipo de petralha, detentor de bolsa-família, funcionário público, mamador das tetas do governo, COMO SÃO CLASSIFICADOS todos que não coadunam com o que vocês pregam.
***
*** Frei Beto, gostaria de citar algumas características de quem defende o PT e dificultam o debate:

***

- dizer que somos induzidos pelas revistas como a Veja, por exemplo. Parece que é uma forma de anular nossas críticas, nos acusando de falta de raciocínio suficiente para ter idéias próprias, sem capacidade para analisar fatos concretos. Somos apontados como mentalmente frágeis. Por que só nós seríamos induzidos pela opinião alheia? Os simpatizantes do PT seriam imunes à manipulação? De qualquer forma, o que interessa é debater o que é dito e apresentar argumentos que provem que o que é está errado.

***

- geralmente – o que não é seu caso – ao invés de apresentar argumentos, nos chamam de imbecis, idiotas e partem para a agressão pessoal, fugindo do assunto.

***

- apelam para o lado sentimental ao apontar o socialismo como a única verdade e ignoram (ou fingem ignorar) que aceitá-lo ou não é um direito. De maneira distorcida, ser capitalista ou neoliberal passou a ser crime. (http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm)

***

- não admitem os erros cometidos pelos ‘de esquerda’ e tentam justificar todas as suas falcatruas. Ao contrário, os não simpatizantes do PT não têm constrangimento algum em apontar a imoralidade dos todos os parlamentares de todos os partidos. Nos revoltam o comportamento sujo de todos os políticos, inclusive os chamados TUCANOS.

***

Frei Beto, as críticas que fazemos aqui não são infundadas, são baseadas em fatos. Por exemplo: Luís Inácio se criou politicamente com a criação do PT, o partido que, hoje, está desmoralizado por ele mesmo que, para garantir sua permanência no poder, se uniu justamente aos representantes do outro lado, o lado que sempre disse rejeitar.

***

Não se justificam os elogios ao atual governo com base numa falsa distribuição de renda. Distribuir cotas, cestas e bolsas não melhora a situação do povo, apenas os torna dependentes do governo. Aplaudiria Luís Inácio se nesses seis anos de governo tivesse dado à população condições de futuramente serem capazes de se livrar das benesses que compram seus votos pelo medo de perder o pouco que vêem em sua mesa. Quanto ao que seria a confraria dos blogs, existe dos dois lados.

***

Espero que o debate continue, até porque não respondi a tudo o que disse detalhadamente. E tomara que outros participem também, inclusive quem pensa como você. O ideal, mesmo, seria abrir um Fórum, mas não sei como fazer.

***