Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Sorria! Você é pobre!

***

Houve época em que ter alguns bens, fruto de um trabalho decente, era motivo de orgulho.

***
Quem se enquadrava na classe média (antes que esse termo se tornasse quase um desonroso deboche) eram os cidadãos que haviam se firmado financeiramente e podiam educar seus filhos mostrando sua própria vida como exemplo.

***

Ser elite – para usar uma linguagem bem atualizada – era pertencer à nata da sociedade, principalmente por causa de quanto dispunham nos Bancos .

***

Ser pobre era enfrentar as dificuldades provocadas por um baixo salário, mas ter a dignidade de sentar à mesa diante da comida comprada com o dinheiro do seu trabalho e sem dever favores para se alimentar.

***

Havia diferença na maneira de viver entre uns e outros, porém nenhuma dessas classes sociais era vista como vilã, acusada de responsável pela fome, pela violência, e todas as dificuldades alheias.
***

Até que a politacalha lulista descobriu a melhor maneira de usar a pobreza dos outros como grande aliada. Basta grudar a boca num microfone o maior número de vezes, dizer que entende o pobre, porque também já foi pobre. Jurar que governa para o pobre. Fazer discursos agressivos em favor dos pobres e acusações voláteis contra os supostos inimigos dos pobres. Ao mesmo tempo, demonstrar horror à elite, mesmo fazendo parte dela (mas disso o pobre não sabe) e culpá-la sempre pela pobreza. Repetidamente, cansativamente, ele cria um clima de insatisfação de uns contra os outros .

***

***

Muitos já devem ter esquecido, mas Luís Inácio não é presidente do pobre, mas do país, tem obrigação de cuidar dos interesses de todos os brasileiros, tenham eles mais ou menos recursos. O trabalho de um Presidente da República não é o mesmo de um assistente social, mas ele finge que não sabe pois este papel lhe rende a simpatia de um povo que perdeu o orgulho.

***

Como as pessoas se deixam levar pela maioria fabricada (a moda comprova isso), e sentem medo da desaprovação alheia, a tudo assistem sem criticar para evitar o risco de serem consideradas preconceituosas, insensíveis, inimigas de pobre.

***

Os constantes discursos, que acusam sem citar o acusado, feitos aos gritos "revoltados" por nosso presiMente - infelizmente, pois bem que poderia ser apenas deles, dos pobres - devem provocar uma sensação de culpa em muitos que os ouvem. Luís Inácio, esperto, sabe disso. Essa é a arma que tem usado desde a época em que deixou de trabalhar para ser sindicalista (embora continuasse recebendo salário como trabalhador da Empresa Villares - (depois acrescento dados da entrevista em que o próprio Luís Inácio admite isso) .

***

Antes, ser criminoso, ladrão, traficante, era motivo de vergonha, ou no mínimo constrangimento. Agora, com o advento deste populismo nocivo, é motivo de pena e merece compreensão dos "mais favorecidos". Quando havia dignidade, viver às custas de esmolas ou depender do governo para comer, seria uma situação desagradável a ser evitada. Hoje, após esta mudança de valores, o pedinte chega com arrogância para exigir "os seus direitos" , que é compartilhar do que temos, mesmo contra a nossa vontade .

******

PresiMente, grite menos e seja mais claro.

Diga o que para você é elite apenas citando exemplos.

***

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Chapeuzinho Vermelho e nossos políticos

***
Nossos políticos lembram a história de Chapeuzinho Vermelho, quando vai visitar sua avó e encontra, em seu lugar, o lobo mau travestido, fingindo ser a vovozinha já devidamente engolida. A menina estranha um pouco e, dentre outras, faz a seguinte pergunta: “Vovó, por que essa boca tão grande?” Então, o lobo mau responde: “É p’ra te devorar.”

***

Pois não há mais nada, no meio políico, a não ser lobo mau. Mas não aquele da história infantil, que engole a velhinha, mas a mantém inteira em seu barrigão. Não! Em Brasília, eles não apenas devoram, eles trituram tudo, inclusive a honestidade.

***

Em época de campanha eleitoral, todos aparecem travestidos de velhinhas bondosas. Mas, assim que se elegem, as coisas mudam, principalmente eles, quando suas bocarras famintas se escancaram. Os eleitores perguntam assustados: Parlamentares, o que vocês estão fazendo aí? E ouvem a resposta: Estamos aqui para levar tudo o que couber nas malas, cuecas, contas no exterior, na maracutaia e na patifaria.
***
Alguns poucos, pouquíssimos exemplos
me levam a lembrar da historinha : *** ***
1 - Domingos Dutra, deputado do PT, elogia o TSE por adiar julgamento de cassação do governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) por desvio de recursos públicos com a seguinte frase : “Não se cassa um governador de estado como quem tira água do pote.”. Mas é claro que cassar qualquer um deles não é o mesmo que tirar água do pote, mas é o mesmo que tirar um rato de cima do queijo.
***

2 - Dentre outros abusos, o senado aprovou, na véspera de Natal, a criação de mais 1665 cargos no TRT do Rio de Janeiro. O vergonhoso projeto está nas mãos de nove dedos do nosso presiMente para ser sancionado. Para nosso azar, tanto a falta do dedo que impediu Luís Inácio de trabalhar na maior parte de sua vida, quanto a falta de cultura que o impede de falar como Chefe de Estado, não o impede de N0SFU.

***

3 – O Conselho de ‘Ética” absolve Paulinho da Força. Aquele conhecido sindicalista mutreteiro. Quanta falta de ética!
***
4 – Michel Temer já oficializou sua intenção de se licenciar do cargo, caso seja eleito Presidente da Câmara. Como pretende se eleger e em seguida pedir afastamento do cargo, não há motivo algum para se candidatar. Qual será a intenção dessa falta de respeito? Imoral! ***

5 – Quando se mostram travestidos como a vovozinha de Chapeuzinho Vermelho, todos insistem no corte de gastos. No entanto, o Senado está revestindo o chão em que pisam com granito. E ficamos aqui, só assistindo essas cenas pornô, só vistas nos piores puteiros mundiais, quando, por conta da crise, a União corta os recursos que iriam para a educação, mas o dinheiro para coisas dispensáveis continua sendo esturricado. Afinal, povo bom, é povo ignorante. Educação para quê?

***

6 –Troca de brincadeirinhas entre o Sendor Romeu Jucá e o Ministro Paulo Bernardo (é ministro de quê mesmo, heim? ) por causa da falta de compromisso com suas obrigações. O primeiro foi pego em flagrante gastando dinheiro num shopping em pleno horário de trabalho, enquanto o outro estava “em trânsito” quando deveria estar fazendo alguma de útil. Disse Jucá, sobre seu igual : ‘Ele engavetou meio expediente.” Outro erro: O QUE ELES ENGAVETAM É A DECÊNCIA.
***
7 - Em Pernambuco, nosso presiMente acaba de elogiar o desonesto Severino Cavalcanti. Ao que parece Luís Inácio tem certa tara doentia por malfeitores, além de manter sua compulsão pelas medidas provisórias que sempre criticou nos governos anteriores. Por seu "estilo", provavelmente as críiticas se devessem à inveja, na base do :
***
Antes: Ele pode, eu não posso.
Agora: eu tudo posso.
***
Depois de tanta patifaria escrachada e improdutiva no Congresso Nacional, com um megalômano legislando sozinho com as MPs, bem que poderiam fechar Congresso. Ou lacrar com todos dentro.

***

PP