***
Na próxima quinta-feira/20 de novembro, diversas cidades brasileiras ficarão paradas por causa de mais um feriado, o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesta data.
***
Hoje, há historiadores que comentam as distorções apresentadas na história idealizada de Zumbi de Palmares. Dentre alguns comentários, o próprio Zumbi reinava no quilombo e era servido por seus escravos, da mesma forma que faziam os líderes africanos no século XVIII . Interessante saber que não era o preconceito de cor que escravizava, embora o 'preconceito racial' seja uma das armas populistas de nossos atuais governantes hipócritas.
***
No que se refere ao Quilombo de Palmares, o termo zumbi teria o significado de 'guerreiro'. Entretanto, de acordo com a crença popular, esta palavra se refere a um fantasma que vaga pelas noites, assustando as pessoas.
***
Pois a absurda quantidade de feriados nacionais e estaduais é uma verdeira alma penada que apavora o mercado produtivo.
***
Fora o populismo enjoativo, temos ainda a falta de respeito com o dinheiro público na criação de tantos feriados, caso contrário se poderia comemorar tal data da mesma forma que se comemora o Dia das Mães e o Dia dos Pais, por exemplo. Para comemorar o endeusado Zumbi sem prejudicar o mercado e, conseqüentemente, a cidade, poderiam fazê-lo no segundo domingo de novembro. Ah! Mas para eles não faz a menor diferença, pois os impostos serão pagos da mesma forma e devidamente desviados... com ou sem feriado.
ATÉ ADMITO FERIADO EM HONRA A ZUMBI DOS PALMARES, EMBORA NÃO CONCORDE QUE ELE TENHA SIDO ESSE SUPER-HERÓI APREGOADO.
ResponderExcluirMAS DENOMINAR O FERIADO DE "DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA" É DE UMA IMBECILIDADE, DE UM RACISMO, NOJENTOS!
SERÁ QUE SÓ MERECEM OS NEGROS?
E O DIA DA CONSCIÊNCIA BRANCA? DA CONSCIÊNCIA AMARELA? DA CONSCIÊNCIA PARDA? DA CONSCIÊNCIA DE TODAS AS RAÇAS E CORES DE PELES?
DÁ ATÉ CÓLICAS VER TANTA PALHAÇADA, TANTA JOGADA PARA ARQUIBANCADA, NUM PAÍS TÃO NECESSITADO COMO O NOSSO DE PRODUÇÃO, DE DIVISAS, FERIADOS A TRÊS POR DOIS, ATÉ PARA DAR A VITÓRIA AO EDUARDO PAES (NO RJ).BASTA!