MEGALOMANIA É DOENÇA
.
.
Megalomania é um transtorno psicológico onde o doente tem ilusões de grandeza, poder e superioridade. É uma característica do transtorno afetivo bipolar. Também se caracteriza pela obsessão em realizar feitos e atos grandiosos.
.
. *****
.
.
Luís Inácio não é apenas falso, mentiroso e vaidoso. O caso dele é bem mais grave. Qualquer psicólogo saberia explicar o seu problema. Nosso presidente é megalômano, o que vem sendo reforçado a cada discurso alucinado. E não se tornou um doente pelo deslumbramento, após alcançar a sonhada presidência da República. Desde a época de sindicalista as característas de megalomania já eram visíveis, como no discurso abaixo, dentre muitos outros:
.
.
.
"A outra coisa seria o seguinte - aí SERIA PESSOAL e afetaria muito mais a diretoria do sindicato -, se houver intervenção do sindicato, o LULA SERÁ LEMBRADO PELO MENOS DURANTE UNS DEZ ANOS COMO UMA GRANDE COISA, COMO UM GRANDE HOMEM que passou por esse sindicato. Companheiros, EU gostaria que vocês prestassem atenção porque é a decisão mais importante que vocês vão tomar. PARA MIM, PESSOALMENTE, PARA MIM, LULA, PESSOALMENTE, SERIA A GLÓRIA MÁXIMA se hoje EU fosse preso ou se houvesse intervenção no sindicato. Porque isso? PORQUE AS MANCHETES DOS JORNAIS, PORQUE AS RÁDIOS E A TELEVISÃO iriam dar que o presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo e em Diadema foi preso. E aí EU FICARIA MUITO MAIS FAMOSO DO QUE SOU. Porque a imprensa e vocês, com a confiança que já depositado nessa diretoria do sindicato e EM MIM como presidente, fizeram com que EU ME TORNASSE, HOJE, até sem merecer, UMA DAS PESSOAS MAIS CONHECIDAS DESSE PAÍS CONTINENTE. Se PARA MIM, PESSOALMENTE, para a diretoria do sindicato e até para a comissão de salários é importante intervenção. EU pergunto agora para a classe trabalhadora: será que seria importante para a classe trabalhadora que houvesse a intervenção do sindicato ? Mas vocês têm que meditar. EU pediria até um minuto, quando terminar de falar, para que vocês meditem, e depois a gente vota a proposta. " (22/03/79)
Discursso atual (fev./2008) :
.
.
"... chegamos a um momento histórico sem precedentes. Minha preocupação é não permitir que haja retrocesso. Enquanto as pessoas discutem lá em Brasília, fazem investigação, CPI, meu pepel vai ser viajar pelo Basil, porque o que eu quero é que o povo possa conquistar, com o crescimento e o desenvolvimento, a cidadania há séculos que a gente está reivindicando." (Luís Inácio, em mais momento de alucinação - fev/2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião dos leitores