****************************************************************************
A tabela abaixo, que mostra o peso dos impostos sobre alguns produtos, foi retirada do site da ACLAME-Associação da Classe Média (www.aclame.com.br), onde está mais detalhada. Serve principalmente para aquelas pessoas com quem lidamos e não têm a menor noção de quanto sobraria do seu salário no final do mês, se não fossem tão roubadas, sem nem perceber.
***
Além disso, esta Tabela de impostos pode ser usada também por motivo de bem estar social, numa campanha anti-tabagista, anti-alcoolismo e contra a obesidade.
***
O fumante e o alcóolatra, por exemplo, talvez deixem o vício de lado ao saber quanto lhe é cobrado a mais por cada gole ou baforada. Naturalmente, há o risco é passarem a fumar e beber ainda mais de tanta raiva.
***
O obeso, então, nem se fala. Coloque na mesa, durante as refeições, a tabela - em tamanho grande e cores gritantes - com o preço dos impostos embutido no que foi pago pelo alimento a ser devorado. Provavelmente dará mais resultado que uma consulta ao nutricionista.
***
***
***
As notas de compras deveriam apresentar o preço do produto separado do valor dos impostos cobrados, para que as pessoas sofressem o impacto não apenas no bolso, mas na consciência. Como isto jamais será feito no nosso país - por motivos óbvios - os ignorantes, desavisados, precisam receber cópia da tabela acima com o título: QUANDO FOR AO SUPERMERCADO, NÃO DEIXE DE LEVAR A TABELA PARA SABER QUANTO VOCÊ PAGA A MAIS PELO QUE COME. ***