As alterações feitas no acordo ortográfico,
assinado ontem pelo iletrado presiMentiroso Luís Inácio:
***
- O Alfabeto passará a ter 26 letras, ao incorporar "k", "w" e "y".
- o trema deixará de existir, permanecendo apenas em nomes próprios (Hübner ou Müller, por exemplo)
- O Acento agudo desaparecerá nos ditongos abertos "ei" e "oi" em palavras como "idéia" e jibóia" e nas palavras paroxítonas com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras (como "feiúra" )
- O acento circunflexo desaparecerá em palavras com duplo "o", como vôo e enjôo e na conjugação verbal com duplo "e", como vêem e lêem.
- Não se usará mais acento para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição) ou "pêlo" (substantivo) de "pélo" (verbo) e "pelo" (preposição mais artigo).
- Desaparecerá o hifem em palavras em que o segundo elemento comece com "r" e "s", como "anti-rábico" e "anti-semita". A grafia passará a ser "antirrábico" e "antissemita". O hífen será mantido quando o prefixo terminar em "r", como em "inter-racial".
Não sei, não, Ju! essa modificação na gramática não é necessária, ao meu ver! por que? creio, firmemente, que é para satisfazer a vaidade de algum gramático, isso sim! o trema, os acentos(os poucos que permaneceram, após a última modificação, a anterior), ao meu ver deveriam continuar, não concordo com isso, não! o Lula, analfabeto e ignarante que ele é, nem sabe de nada mesmo, e tb nenhum interesse tem em conservar acentos ou qualquer outra coisa na nossa língua, de nada entende mesmo!
ResponderExcluirOra bola,nestas alturas da vida vou continuar a escrever como aprendi...imagino hoje a dificuldade de minha mãe quando teve que deixar de escrever phosphoro, pharmacia!
ResponderExcluirMInha sorte é que para escrever FORA LULA nada mudou....
Esta é a segunda reforma feita para satisfazer os estudantes preguiçosos. A primeira foi em 1971, quando aleijaram a língua portuguesa e bagunçaram a gramática. Quem passa pela escola e não consegue aprender nada, fica mudando as coisa que não aprendeu como se estivessem erradas.
ResponderExcluirO que será que ainda falta este ignorante apedeuta destruir neste país?
Oi, Ju, a charge é perfeita para esse nosso "momento solene"... Mudar a ortografia não vai adiantar muita coisa e só vai nos dar (a nós que escrevemos profissional e corretamente) uma certa dor de cabeça. O problema é que a lingua portuguesa é assassinada todos os dias, do Oiapoque ao Chuí (ainda existe isso???) e principalmente em Brasilia. Sem educacão, não há solução (Paulo Freire).
ResponderExcluir