Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Uruguai e Brasil - Comparações


Uruguai está no segundo governo consecutivo do Partido Frente Amplio, uma coalizão eleitoral de centro-esquerda,  em que se integram vários partidos políticos e organizações da sociedade civil.  Últimos presidentes:   Tabaré Ramón Vázquez Rosas/2005-2010  e o atual José Mujica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguai)

Embora sejam parecidos em uma coisa ou outra,  as enormes diferenças entre o Uruguai e nosso país são enormes.  Principalmente pela diferença cultural.  Lá, apenas a minoria é analfabeta ou isenta de um mínimo de instrução.
 
Para constatar algumas diferenças - em imagens e não apenas em palavras - vale a pena conferir em Comparações detalhadas (http://puteiro-nacional.blogspot.com/2008/05/uruguai-e-brasil.html) - 19 de maio de 2008)  vale a pena.  

O estado do Rio de Janeiro (área de 43.696,054 km²), por exemplo,   caberia pelo menos  4 vezes dentro do Uruguai (176.215 km2).  No entanto tem população umas quatro vezes maior.  Difícil viver tão 'apertadinho' ou maravilhoso viver com tanto  espaço em volta?  Ou melhor, cheio de árvores em volta que, vistas de uma certa distância parece que formam um túnel.

Nas próximas fotos, vemos Palermo, um bairro de Montevidéo considerado de classe média baixa.  Além de ser à beira mar,  com linda paisagem,  serve de exemplo por sua limpeza e tranquilidade. Um sonho morar num bairro de classe média baixa como esse.  Só é preciso muita coragem para enfrentar o vento frio num passeio pela rambla.  Mas sem esquecer de se prevenir com um cachecol, usado pela maior parte dos uruguaios.  
Antes de continuar com as comparações, nada melhor do que o vídeo que o Chiste me enviou e aprender a colocar um cachecol de formas variadas.  Depois tem mais...
 

Nas imagens abaixo - na feira de domingo que vende praticamente tudo - uma das característas dos uruguaios, que saem às ruas abraçados em suas garrafas térmica e a taça de chimarrão. Pode ser coincidência, mas tornei a não ver ninguém pendurado em dezenas de celulares espalhados entre os dedos aflitos.


 Abaixo, vemos janelas com a bandeira do país.  As bandeiras do Uruguai são vendidas em diversos locais de Montevidéo, pois sabem que terão compradores garantidos: os uruguaios que se orgulham de seu país.  Da mesma forma que os argentinos.   Quanto aos brasileiros, devidamente 'educados', se lembram da nossa bandeira apenas durante a Copa do Mundo ou jogos parecidos.



Quanto ao povo, embora mais instruído, ainda elege governantes populistas.  Pelas imagens abaixo já deu para perceber que a dignidade de alguns já começou a ser trocada pela dependência da ajuda alheia. 
   


Outras frases rabiscadas pelos muros da Rambla em Palermo, onde mora um homem numa tenda  (a foto foi perdida).



 Só espero que não dêem nada a  governo nenhum.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião dos leitores