O recentemente passado dia 31 de março, provocou homenagens de um lado e "revolta" de outro. Revolta por parte de quem prefere a pouco disfarçada ditadura atual, imposta por essa gente que se apoderou do país no meio de tantas trambicagens.
Seria melhor que ficassem quietos!
De um lado, o governo de São Paulo publicou na Internet diversas fichas da época da ditadura, incluindo o prontuário da prisão da nossa atual presidente petista, que era uma terrorista na época, embora seja chamada de guerrilheira.
De outro, alguns "politicamente imberbes" resolveram se reunir na Cinelândia e pedir a punição de ... eles nem devem saber exatamente o motivo para pedirem punição, mas deixa pr´á lá, deve ter servido como uma de suas diversões, ainda mais que foi publicada em alguns jornais.
A DIFERENÇA:
O que foi publicado na Internet mostrava a ficha de muitos políticos, inclusive Dilma Rousseff, nossa atual presidente da república. Por citar nomes atuais, embora nem todos muito conhecidos pelos brasileiros de forma geral, deve ter provocado a curiosidade de muita gente.
Porém, a manifestação da Cinelândia, para quem não acompanha a decadência do nosso país, pode ter sido até um tanto 'bonitinho', mas não quis dizer coisíssima alguma. Como essa gente pode imaginar o verdadeiro significado do que estavam fazendo? Provelmente não sabem nem que nomes, nem como morreram aqueles pelos quais pediam punição!
Terrorismo e Guerrilha - significado
Terrorismo - método que consiste no uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida através de um ataque a um governo ou à população que o legitimou, de modo que os estragos psicológicos ultrapassem largamente o círculo das vítimas para incluir o resto do território.
Guerrilha - tipo de guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e
extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros. Pode se
constituir também como uma movimentação híbrida, ou seja, ora centralizada por
uma atitude bélica cujo aspecto pode ser colaboracionista com as forças
regulares de determinadas regiões, e ora pode se dar o enfrentamento sem conexão
com qualquer força armada regular.
*
Os grupos que "combatiam" a ditadura militar porque tencionavam trocá-la por outro tipo de ditadura (um regime tão ditatorial quanto o outro!) como devem ser denominados? Guerrilheiros ou terroristas ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião dos leitores