Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


terça-feira, 15 de julho de 2008

De mãos dadas com o STF 2

***
Nos comentários feitos no "capítulo" abaixo (De mãos dadas com o STF) dá para perceber que as opiniões se tornam partidárias. Surge mais um caso novo e logo se dividem em prós e contra o governo, favoráveis ou desfavoráveis ao PT. Pelo jeito, os lulistas aprovam a prisão de Daniel Dantas, enquanto os anti-lulistas, não.
***
Pluschkatt transcreveu, em um de seus comentários, um texto de Reinaldo Azevedo - anti-lulista crônico - em que ele critica a ação da Polícia Federal, que vem demonstrando uma força que não apresentava antes. A quem a PF deve isto?
***
Abaixo, comentário de FERNANDO DE BARROS E SILVA - Mocinhos e bandidos (o que está em letras verdes são comentários meus).
***
SÃO PAULO - As operações da Polícia Federal ganharam corpo no governo Lula e logo se tornaram encenações midiáticas de justiçamento (a encenação é uma das caracerísticas do astro-pop Luís Inácio), uma espécie de teatro instantâneo para a TV cujo clímax reside na imagem da pessoa poderosa algemada e presa por algumas horas. Esse ritual de humilhação e execração pública - pelo qual o acusado fica exposto como se lhe gravassem com ferro em brasa na testa LADRÃO! - tem sido a verdadeira condenação das vítimas endinheiradas da PF. Na Justiça e ao cabo, todos sabem que vão se safar. A PF parece ter descoberto a fórmula mágica capaz de saciar o apetite das massas (o meu, inclusive) fazendo do espetáculo das prisões uma compensação para a quase certeza da impunidade no final. E dá-lhe grampo! - como nunca antes neste país.
***
O delegado Protógenes Queiroz trouxe agora uma novidade à cultura policial da era Lula. As 245 páginas de seu inquérito são produto de uma cabeça messiânica em estado de êxtase . Além de grampear o idioma, o homem da lei se atribui a missão de salvar o país e combater obstinadamente os males do capitalismo (capitalismo é prerrogativa do nosso PresiMente). Protógenes é uma mistura de Eliot Ness com Sassá Mutema.
***
Esse contrabando místico-ideológico que contamina o inquérito serve, na prática, para justificar barbaridades, como o pedido de prisão da jornalista Andréa Michael. Lendo a peça do delegado entende-se por que sua equipe invadiu o consultório de um dentista acreditando prender um doleiro.
***
A inépcia, os atropelos e a megalomania da PF (parece que tanto o estado de êxtase quanto a megalomania são sintomas de contágio) beneficiarão os culpados, a começar pelo "bad boy" das privatizações, o neomeliante que espelha a face delinqüente do moderno capitalismo brasileiro inaugurado com Fernando Collor.
***
Daniel Dantas é um vilão de novela, uma raposa de desenho animado. Todo mundo sabe que ele é o que é (um podero$o que se aproveita do comprometimento de outros tão corruptos quanto ele). Que "gênio do mal" é esse, tão transparente, tão trapalhão, sempre aprontando e sempre em apuros (em apuros estamos nós)? Protógenes corre o risco de tê-lo transformado numa vítima de sua ambição insana de livrar o mundo de todos os seus pecados.
***
Em sua coluna de de domingo, Élio Gaspari conta como Daniel Dantas, ao ser contrariado em seus interesses (escusos, naturalmente), chama o presidente FHC ao embate e, logo depois de um encontro no gabinete presidencial, tem sua vontade atendida. Qual terá sido sua arma? A ameaça?
***
É desprezível um presiMente que sofre de egolatria galopante, que se faz de homem do povo enquanto ridiculariza, humilha e espezinha quem está à sua volta. Mas a mim não importa se o prende-solta de Daniel Dantas beneficia este ou aquele político. Ladrões devem ser punidos. Infelizmente, aqui, só é punido o meliante pobre. Quem tem costas quentes, pelo poder de comprar vantagens ou de chantagear, sempre estará solto.
***
Aliás, o assessor de Daniel Dantas está preso. E ele... solto.
***
Enfim... já não sei mais quem é, de fato, contrário à prisão "arbitrária" de Daniel Dantas ou se é caso de politicagem.

2 comentários:

  1. Ju

    Como eu disse no "De mãos dadas com o STF" Todos estão certos... se fosse um vestibular.. e tivéssemos que responder sobre nossas leis... a única alternativa certa seria.. todas as anteriores estão correta, dependendo da capacidade monetária do investigado.. Nossas leis são remendadas... coladas umas as outras... e com portas de emergência, deixadas pelos criadores.. para que quando estiverem sofrendo pressão, eles tem como escapar sem muito trabalho... mas advogados que ganham bem.. e pagam bem tb.. tem este conhecimento...
    Quem criticou a PF... ontem pode ouvir os áudios das conversas de suborno.. então existiu mesmo... é uma prova irrefutável.. o dinheiro estava la... prova que pode ser contestada... pq poderia ser plantada... mas juntando o telefone com o dinheiro ... fica mais consistente.
    Mas eu acredito que ele não sera molestado... pois tem um batalhão de parlamentares para defende-lo no plenário do Congresso Nacional gastando por hora de trabalho o nosso dinheiro com funcionários e equipamentos da casa. E neste bolo estão vários partidos.. PSDB, PMDB, PT e DEM.. deve ter mais... mas estão escondidos.. So não podem pegar para defender o Daniel a tropa de choque do Renan... aqueles advogados parlamentares do PT e PMDB,... eles afundaram o Renan na lama...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, estou entrando nesse momento por aqui, e aqui vai o meu comentário: políticos safados e empresários safados são todos "farinha do mesmo saco", não prestam para nada e são a vergonha do País em que nasceram! concorda? pois é, desde que me formei e até antes, quando estava no ginásio e no segundo grau, já venho ouvindo, vendo políticos falarem basófias e baboseiras, além de saber que há sempre um amiguinho corrupto e corruptor empresário que só quer seguir 'Lei de Gerson" - levar vantagem em tudo às custas de terceiros, notadamente de seus empregados, ´pe claro, e até escravizando-os implacavelmente! concordas? Mara

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores