Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Troca de debates por sabatinas





Deveriam acabar com esses debates, colocar um fim a essas perguntas feitas de um candidato para outro, com réplica e tréplica.  
*
Para esses encontros de candidatos se tornarem algo aproveitável, o ideal seria trocar os debates por sabatinas.  Perguntas a todos os candidatos, mas não apenas sobre suas intenções, até porque de boas intenções o inferno está cheio.  As perguntas seriam feitas por jornalistas,  cientistas políticos, eleitores de um modo geral  (inclusive blogueiros).  Aos candidatos caberia apenas o direito  de responder.    Além disso, compararecer à sabatina seria obrigação, pois quem não tem o que esconder... não tem medo.  Como se fosse um vestibular.

O objetivo não seria cada um ter mais chance para  ''vender o seu peixe''.  Os candidatos estariam ali para esclarecer as dúvidas apresentadas  sobre  sua competência, seus deslizes, sua honestidade, casos em que já estiveram envolvidos, por em xeque todas as incoerências e contradições de sua existência na vida pública.
*
E, no final,  cada um deles assinaria o compromisso de cumprir grande porcentagem de suas ''promessas'',  que chamaria de dever, sob pena de nunca mais  se candidatar. 

O problema é que nessa  ''casa da mãe joana'', nesse puteiro nacional  (que me perdoem os leitores pela abordagem tão realista), tudo é ôba-ôba.   As TVs querem audiência, os candidatos se interessam  em aparecer e angariar mais eleitores.  E os eleitores...  Depois do sucesso do socialista de oitenta aninhos, fazendo brincadeirinha no debate como se estivesse num programa humorístico,  e sucesso junto ao público, só posso desistir de ver a política com a seriedade necessária.

*
Começo a pensar que brasileiro gosta, mesmo, é de deboche.

.
Como  sou obrigada a  aturar o desrespeito das caixa de som altíssimo de  campanhas eleitorais, na próxima semana haverá uma faixa (encomendada com todo o carinho) pendurada na varanda (lamentavelmente, sem a imagem) com o recado:


POLÍTICO NÃO MERECE VOTO,
MERECE CADEIA





8 comentários:

  1. Este Blog parte de um profundo equívoco, aliás muito difundido: imaginar que a esfera pública brasileira é a responsável direta, e quase única, dos problemas nacionais. Isso nem de longe é verdade. Muito ao contrário. Na história do Brasil a esfera pública e o Estado sempre foram o esteio de continuidade administrativa e consolidação de uma civilização brasileira. É na esfera privada que encontraremos o coração das mazelas nacionais. Isso desde os tempos da Colônia. No Brasil o Estado sempre foi constrangido a servir aos interesses das famílias riquíssimas em suas sanhas monopolistas. Fosse na posse de imensas e delirantes propriedades de terra, no comércio internacional ou, como assistimos hoje, nas telecomunicações. Não é o Estado que é "corrupto", é o mundo "empresarial" - que até pouco mais de cem anos se valia da escravidão. Corrupto (e autocrata) no Brasil não é o "político", é o "empresário".

    ResponderExcluir
  2. Minha identidade é o meu pensamento.

    ResponderExcluir
  3. O radical Plinio só não diz que para implantar o regime do qual é adepto seria necessária uma ditadura STALINISTA.Tal sacanagem atualmente está descartada,pois não passa de ditadura que escraviza o povo.
    Nivelar por baixo é imbecilidade,já que as aspirações e capacidades individuais são diferentes.

    ResponderExcluir
  4. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    voce só tá arretada assim porque a DILMA SE DEU BEM NO DEBATE E NÃO MOSTROU O QUE VOCÊ QUERIA VER que era os erros do sion hauhuahuahuahuahua

    é dilma 2010 na cabeça!!!!!!!!!!!!

    e rasgou a boca meu bem!

    cade a quele seu namoradinho: o alarica a bonaca da caiza alta huahuahuahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  5. No debate o único que se mostrou foi o Plinio,que não tinha nada a perder.Se valer apenas a simpatia ganha a Marina.Acredito que nos próximos debates haja maior agressividade.

    ResponderExcluir
  6. Ola querida
    Passei pra agradecer a visita ao Interagindo e deixar um caloroso abraço.
    E... cadeia neles.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Puseram o defunto no debate apenas para desviar as atenções. Foi um debate muito xôxo e as perguntas pareciam de tal forma levianas e tive a impressão de que foi tudo combinado. Se fosse um sistema de sabatinas, que seria o melhor a coitada da Dilma perderia para o Zé Maria.

    ResponderExcluir
  8. Achei o debate pífio. Para quem postula o cargo de presidente da república, nenhum deles me convenceu. Ficou àquem do esperado. Ruim mesmo. Nem mesmo a Marina me surpreendeu (de quem até esperava algo mais).

    Abraços

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores