Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sábado, 17 de setembro de 2011

Inteligência e esperteza


A 'adoração' inexplicável por L.I. lembra o caso de um advogado que era admirado por quase todos no ambiente de trabalho, principalmente por ele mesmo.   Corria uma crença de  que sua extrema inteligência e intelectualidade  o levavam a ser um insatisfeito, provocando todo aquele relaxamento, a incompetência e até mesmo a burrice que era vista como inadaptação. 

O  que faz uma determinada idéia - totalmente desconexa - vir como uma avalanche  e destruir o raciocínio lógico de todos ao mesmo tempo e  da mesma forma?  Uma idéia que chega de tal maneira,  que, até mesmo quem consegue ficar imune, chega a pensar, no início,  que ela é quem não consegue raciocinar ou enxergar direito.

O engano do jornalista Nêumane.

Nas entrevistas em que Nêumane comenta sobre seu livro  - O QUE EU SEI DE LULA - por diversas vezes ele se refere a L.I. como uma pessoa muito inteligente.  Engano.  L.I. não é inteligente, é apenas esperto, muito esperto.


A diferença entre inteligência e esperteza

Inteligência - pode ser definida como a capacidade de resolver situações problemáticas, novas, mediante reestruturação dos dados perceptivos.
Esperteza - entre as mais diversas definições, é considerada a capacidade maliciosa de adaptar-se habilmente a situações adversas, tirando proveito da situação. Este aproveitamento é considerado por muitos  como inteligência e criatividade.  Wikipédia



"Podemos definir o esperto como aquela pessoa
que tem inteligência prática cuja referência é seu ego
(como ganhar vantagem ou superar um obstáculo,
proteger-se ou obter o que se quer).
Na vida diária a esperteza é essencial para a sobrevivência,
mas deixada a si só ela se transforma facilmente em “malandragem”.

Adriana Tanese Nogueira
psicoterapeuta e escritora



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião dos leitores