Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

"A Luta do Século", Nelson Motta - O CONFRONTO


Em seu artigo  "A Luta do Século", Nelson Motta elogia o vigor de homens que, apesar da idade, continuam produtivos e mantêm a lucidez .  O artigo completo pode ser lido mais abaixo.

Embora faça elogios um tanto exagerados a Fernando Henrique Cardoso, que acabou de completar os  80 anos mais comemoráveis da história, o texto  termina com um confronto entre os  ex-presidentes, FHC e L.I.:   "Se o governo Dilma se arrastar até 2014, que espetáculo seria ver Fernando Henrique e Lula se enfrentando cara a cara em debates sensacionais.   A eleição é só um pretexto." 




O confronto não se restringe a comparações entre dois ex-presidentes.  Vai muito além disso.  É a elegância e  a cultura de frente para a  grosseria, estupidez, autoritarismo, a mentira deslavada, o apadrinhamento, o populismo,  junto com a defesa às claras das figuras mais sórdidas e imundas.

FHC perdeu a eleição à presidência 2002, quando seu segundo governo estava desgastado com a insatifação de alguns setores (a minha, inclusive).  Em oposição aparecia o L.I. salvador da pátria, cheio de promessas que nunca foram cumpridas (vídeo abaixo é um exemplo das mentiras de L.I. para quem quiser desmentir esta evidência), com críticas a tudo o que fez depois que se tornou presidente.


O PRÓPRIO L.I., HÁ POUCO TEMPO, ADMITIU
QUE É UMA METAMORFOSE AMBULENTE

 
A luta do século seria o debate entre um ex-presidente que, satisfatoriamente ou não, governou o país  X  um ex-presimentiroso que, ao invés de governar o país, comprou a dignidade dos ignorantes .




"A Luta do Século", Nelson  Motta

Poucos brasileiros chegaram aos 80 anos com o prestígio, o reconhecimento e as homenagens que recebeu o professor Fernando Henrique Cardoso. Nem adversários políticos, nem mesmo Lula, ousaram dizer que ele não os merece. Sem botox nem cabelos pintados, sem falsa modéstia, o homem está com a bola cheia, em excelente forma física e intelectual, ao contrário do companheiro Raúl Castro, que fez 80 e se diz com corpinho de 70, mas diante de FHC está uma ruína.

Nenhum político da oposição sequer se aproxima do peso e da altura de Fernando Henrique, nem da lucidez e clareza de suas ideias, amadurecidas pela vivência da realidade, geralmente estúpida e mesquinha, da política e do poder.

Ninguém tem mais autoridade do que ele na oposição, nem merece tanto respeito, e até temor, da atual base governista. Além disso, continua elegante, articulado e agudo em seu discurso, sem perder o humor e a (auto) ironia. Está mais simpático e relaxado, e até se permite generosidades e tolerâncias da maturidade. Hoje não haveria melhor candidato da oposição à Presidência da República.

Em 2014 ele terá 83 anos. Mas, com os avanços da ciência, a expectativa e a qualidade de vida crescem em proporção geométrica, há cada vez mais homens e mulheres lúcidos, vigorosos e produtivos nessa faixa etária, além de naturalmente mais sabidos, pela experiência adquirida.

Deng Xiao Ping, que viveu até os 95, governou até os 86 e deixou como legado as grandes transformações que resultaram na China moderna. Konrad Adenauer foi chanceler da Alemanha do pós-guerra até encerrar o seu histórico mandato com 87 anos. O marechal Tito governou a Iugoslávia com mão de ferro até os 88.

No Brasil há exemplos como o centenário Oscar Niemeyer, que nos seus oitentas estava em pleno vigor e criatividade. João Havelange,95, presidiu a FIFA até os 82, e, pela forma em que está, poderia estar lá até hoje. O presidente Venceslau Braz (1914-18) viveu até os 98.

"Se o governo Dilma se arrastar até 2014, que espetáculo seria ver Fernando Henrique e Lula se enfrentando cara a cara em debates sensacionais. A eleição é só um pretexto."





 

Letra da música O CONFRONTO
-  a letra é ótima -

O que tinha que ser esclarecido não mais convém.
Necessária se faz a ação pela justiça.

Sob as trevas o mal se glorifica

e sobre o povo a maldição se repete.

Imperialismo, destruiçao, combate direito ou rendiçao!
Sem mais palavras! Sem mais tréguas!
Pela verdade! Pela terra! Confronto!
Um novo nivel foi alcançado, a mascara foi vestida,

o punho foi levantado e iniciada será a guerra.

Pela chama da revolta acelerado será o caminho da extinção!

Massacrados culturalmente e destruidos velozmente.

A batalha não será perdida novamente.

Pela força será válida a liberdade.

Estamos em tempos de discórdia,
onde o mesmo terá a sua queda.
Frente a nossa revolta
glorificaremos a nossa liberdade
e que se inicie a revolução.
Sem mais palavras! Sem mais tréguas!
Pela verdade! Pela terra!

5 comentários:

  1. OLÁ JU.

    BELÍSSIMA E VERDADEIRA MATÉRIA.

    ABS DO BETOCRITICA

    ResponderExcluir
  2. Chiste, dando um alô

    Jú tentei passar um email para voce "Samba dos Corruptos" e fui informado que sua caixa esta lotada vou dar uma maneirada no envio de emails para voce.

    FOFOCA- Esses dias recebi um email de Marisa Serrano reclamando que estou enviando muito emails para ela, (inclusive ela fez questão de anexar o email que ela disse que tinha enviado datado de Agôsto 2010)- Respondi que o email devia ter sido enviado por algum hacker visto o nome dela nem constar no email e tambem que eu desconhecia quem era Marisa Serrano....Depois fui saber que foi senadora. Se não foi algum hacker que me enviou como sendo de Marisa e for realmente ela me causa espanto abrir um email 9 meses depois de enviado.

    ResponderExcluir
  3. Chiste concluindo:

    O pessoal lá de cima esta "carpindo e andando" pro povão.

    A matéria dessa semana do Gilberto de Carvalho (amigo do cara) ele acha normal Palocci ter tido o rendimento que teve e somente discordou da ostentação dos investimentos em apartamentos de luxo que acabou vindo a tona a fortuna do Super Ministro.

    ResponderExcluir
  4. NADA A VER COM O ASSUNTO MAS, GRAVE , URGENTE : CENSURA
    sexta-feira, 24 de junho de 2011
    ATO SOLIDÁRIO
    Em solidariedade ao nosso colega, velho blogueiro, FERRAMULA, que levou um cala a boca do governo, este blog não publica mais nada a partir desta data.
    Se a liberdade de expressão é vigiada então calo-me também!
    1 comentários Postado por o copista paschoal às 17:23 Links para esta postagem

    ResponderExcluir
  5. Chiste, pode continuar mandando quantos emails tiver à disposição. Às vezes, quando viajamos, a caixa de entrada fica abarrotada, mas logo que chego corro para esvaziar e não perder os emails que poderiam chegar. Você é sempre bem vindo.

    Paschoal,
    Se calar também, por causa da censura imposta aos outros, é o que mais convém a quem não gosta de críticas. PRECISAMOS NOS UNIR E COMEÇAR A ENTRAR EM CONTATO UNS CONS OS OUTROS PARA AGIR.

    "É melhor a pessoa se arrepender do que fez do que se arrepender do que deixou de fazer."

    Um abração para vocês, Ju


    liberdade de expressão é vigiada então calo-me também!

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores