Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


terça-feira, 12 de julho de 2011

"Entre sem Bater" - 1






Crônica escrita por Carlos Eduardo Novaes

-  em l977 -

que simboliza o autoritarismo.










"Entre sem bater"
(a não ser que o autorizem)


Aperte o passo, aperte o passo, aperte o passo, você não pode fugir à responsabilidade, não pode correr da raia, não pode pisar na grama, aperte o passo, aperte o cinto, não fume, não pode fumar no cinema, não pode fumar no elevador, não pode fumar no ônibus, é proibido conversar com o motorista, é proibido o tráfego para ciclistas, é proibido estacionar, não pode ultrapassar pela direita, não pode raciocinar pela esquerda, não pode atravessar fora da faixa, e proibido buzinar, silêncio, devagar, cuidado, pare, mexa-se, siga.

Aperte o passo, aperte o passo, não durma no ponto, não pode parar fora do ponto, não pode parar em fila dupla, é proibido ouvir rádio nos coletivos, não poder fazer barulho depois das 10, não pode fazer fogueira de São João, é proibido soltar pipas, é proibido soltar balões, é proibido se soltar, é proibido fazer passeatas, é proibido pegar surfe, é proibido dar comida aos animais, não pode levar cachorro pra praia, prenda o cachorro, prenda o sorriso, prenda a respiração, não pode respirar na abreugrafia.

Aperte o passo, aperto o passo, não pode deixar escapar a oportunidade, agarre, segure, empurre, puxe, push, não funciona, não ponha a mão, não pode entrar sem autorização, é proibida a entrada de pessoas estranhas, não pode ter mais de 35 anos, não pode ter má aparência, não pode sair da moda, não pode ter caspas, não pode ter aspas, não pode tirar fotos sem gravata, não pode entrar de manga de camisa, não pode misturar manga com cachaça, nem confundir alhos com bugalhos, é proibida a venda de bebidas alcoólicas, não pode tomar vinho tinto com peixe, não pode comer carne na Paixão, não pode caçar fora da temporada, não pode andar armado, não pode andar, passagem interditada, queiram perdoar o transtorno, homens trabalhando, não se mova.

Aperte o passo, aperte o passo, não pode atrasar o pagamento, não vale como recibo, não pode pagar em cheque, não pode abater no imposto de renda, não pode comprar sem avalista, não pode parar na pista, não pode parar, não pode gastar gasolina, é proibido colar cartazes, não pode colar, não pode entrar depois da aula começada, não pode fazer política na universidade, é proibido para menores de 18 anos, não pode usar cedilha em baixo do b, não pode passar o Poder pro MDB, não pode mudar de canal, não pode falar mal do Governo, não pode demorar no telefone, espere o ruído de discar, faça fila, está quebrado, limpe os pés, não veio hoje, não é aqui, não tem troco, não tem ficha, volte amanhã.

Aperte o passo, aperte o passo, não pode colocar o carro na calçada, não pode trazer mais de 100 dólares em mercadorias, não pode ingerir alimentos antes do exame, não pode atirar pontas de cigarro no chão, é proibido o uso de lança perfumes, não pode dançar em cima das mesas, não pode desejar a mulher do próximo, não pode ouvir o hino nacional sentado, não pode fazer gol em impedimento, é proibido colocar vasos na janela, é proibido colocar lixo neste local, não pode faltar em sua casa, não pode meter a mão na bola, não pode deixar de dar uma bola, bolas.

Não debruce sobre o vidro, não toque nos objetos expostos, não coma de boca aberta, não grite, não proteste, não exagere, não pode reprimir, não pode vender Valium sem receita, agite antes de usar, não pode ser usado perto do fogo, guarde em lugar fresco, uma colher depois das refeições, antes, durante, escreva em letra de forma, assine embaixo, este lado para cima, só depois das três, está em falta, acabou, capacidade máxima, lotação esgotada, está completo, lotado, já fechou.

Não pode ser vendido separadamente, não se pode divorciar, não pode entrar por aquela rua, é proibido fazer pregão, não pode usar n antes de p e b, não pode revelar o PNB, não pode fazer barulho na biblioteca, não pode ler certos livros, não pode ver certos filmes, não pode assistir certas peças, não pode dizer certas coisas, coisas certas, não se aceita reclamações, não pode devolver a mercadoria e não pode fazer propaganda eleitoral na televisão. Até aí tudo bem, mas agora não pode também viajar livremente para o exterior? Onde está a liberdade, meu senhor?


Moral: John Kennedy (entre outros) estava enganado. O preço da liberdade não é a eterna vigilância. No Brasil, o preço da liberdade é de Cr$ 12 mil.
 
Livro O Quiabo Comunista






3 comentários:

  1. Sen-sa-ci-o-nal.
    Preciso confessar que cada vez que venho aqui saio um pouquinho apreensiva: descubro que eu vejo mesmo as coisas que vejo... e que não sou só eu... será que um dia as coisas vão mudar (pra melhor)?
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei,é bom demais, é o mesmo que dizer: tudo que eu gosto é ilegal , imoral ou engorda...
    Me diverti , beijo.
    Ju, me faz uma visita...

    ResponderExcluir
  3. Lua Nova e Mery, obrigada pela visita de vocês. Boa é a crônica de Eduardo Novaes, mas está quase saindo do forno o adaptado "Entre sem Bater" que levou o número 2. Um verdadeiro terror (a não ser que eu tenha me transformado numa tremenda ''careta'' )

    Mery,quando terminar, só mesmo dando uma relaxada no seu blog, porque ninguém é de ferro.

    Beijocas para vocês, Ju

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores