Propaganda enganosa é aquela que induz o consumidor ao erro de acreditar em vantagens inexistentes.
É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, com intuito de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços." - Código de Defesa do Consumidor, parágrafo 1º, artigo 37. http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2049723/qual-a-diferenca-entre-propaganda-enganosa-e-abusiva-aurea-maria-ferraz-de-sousa
Publicidade enganosa é crime, sujeitando o infrator a uma pena de detenção de três meses a um ano e multa. Incorre na mesma pena o agenciador da propaganda enganosa. A propaganda é enganosa quando induz o consumidor ao erro, ou seja, quando apresenta um produto ou serviço com qualidades que não possui. É uma propaganda falsa. Magno Ferreira - http://www.portalhoje.com/propaganda-enganosa-e-crime/1414453:
*
Você é credenciado em algum plano de saúde?
Atualmente, quando telefonamos para marcar uma consulta, antes de marcar um horário, nos perguntam: "É particular ou Plano de saúde?" Se você incorrer no erro (na terra da mentira, sinceridade é erro imperdoável) de admitir que é plano de saúde, terá que esperar muito para, caso não morra antes, ser atendido. Mantendo as devidas proporções, é a mesma dificuldade que enfrenta o povo brasileiro para ser atendido pelo SUS, só que você paga um preço exorbitante para o descaso. "Explicações" de um médico para o problema na página http://puteiro-nacional.blogspot.com/2011/11/plano-de-saude-nos-da-cada-susto.html
Abaixo, confiram a PROPAGANDA ENGANOSA nos trechos do site da Golden Cross:
Excelência no atendimento. Este é o padrão dos serviços que a Golden Cross oferece a seus mais de 700 mil clientes. MENTIRA. Se o atendimento fosse excelente, eles pagariam o preço devido aos médidos para que prestassem atendimento decente a clientes que pagam quase setecentos reais por mes, mesmo que não usem o plano.
REDE CREDENCIADA GOLDEN CROSS ... A presença em vários estados se deve a ampla rede referenciada, com os mais qualificados e modernos serviços de medicina do mercado nacional. MENTIRA 1. A verdadeira referência não é a qualificação, mas o alto preço cobrado em troca da dificuldade em conseguir marcar apenas uma consulta com maior presteza. MENTIRA 2. Muitos "modernos serviços de medicina" e diversos médicos de renome, não estão disponíveis aos clientes da Golden Cross.
O constante foco na satisfação do cliente faz com que a Golden Cross esteja sempre a procura de soluções que melhorem cada vez mais o atendimento. MENTIRA. Os clientes da Golden Cross estão cada vez mais insatisfeitos, inclusive com o preço escorchante cobrado por um serviço de péssima qualidade.
A Golden Cross criou ainda o serviço de Ouvidoria, setor atua na busca do aprimoramento contínuo de processos internos, produtos e serviços e na comunicação com os diversos públicos da empresa. TESTE: a Ouvidoria citada será testada nesta semana. Veremos qual será o aprimoramento oferecido e cantado não em verso, mas em "prosa" .
A Golden Cross também investe na melhoria da qualidade de vida dos seus usuários e tem a prevenção de doenças como uma das prioridades. Comprometida com esta causa criou, por exemplo, o "Programa de Atenção à Saúde” . MENTIRA. A Golden Cross parece um SUS muito bem pago, pelo tipo de "investimento" feito na qualidade de serviços aos usuários e o pagamento irrisório feito aos médicos cadastrados. Ao invés desse Plano de Atenção à SAúde, deveriam criar um programa de respeito à saúde dos outros.
Todos os investimentos em melhorias para os clientes só são possíveis devido à solidez que a Golden Cross conquistou ao longo dos anos. MENTIRA. A alegada solidez da empresa não se deve a melhorias inexistentes, mas ao preço alto que cobram dos usuários em troca de um preço cada vez mais baixo pago aos médicos.
Receba agora uma tabela de preços. De preços a Goden Cross entende.
PROPAGANDA ENGANOSA É CRIME.
E quanto á campanha mentirosa do PT? Não é crime também?
ResponderExcluirIsso acontece em todos os Planos de Saúde, sem exceção. O atendimento psicológico, por exemplo, é só para constar. Na Amil, de uma lista de 12 (doze) psicólogos na minha cidade - Niterói, não foi possível marcar consulta em NENHUM - todos tinham a mesma resposta: SEM HORÁRIO E SEM PREVISÃO de horário para atendimento. De um deles veio a seguinte resposta: NEM PARA DAQUI A DOIS ANOS! Mas, nos folders e na Internet colocam o Atendimento Psicológico como "excelência no atendimento".
ResponderExcluirNo dia em que houver punição para quem cometer esse tipo de crime ( e outros similares) talvez, mesmo pagando uma exorbitância e os médicos recebendo uma miséria, nós tenhamos um atendimento decente.
A CERTEZA DA IMPUNIDADE GERA O DESCASO NO SERVIÇO PRESTADO.
Anônimo, nem tinha pensado nisso. Mas a campanha PTista e dos políticos que vendem uma imagem falsa TAMBÉM É PROPAGANDA ENGANOSA. Quanto à punição...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSHEILOHKA
ResponderExcluirNão é só a certeza da impunidade. A acomodação de quem aceita o ruim para fugir do pior é um grande incentivo.
Quem nunca ouviu a frase: "É ruim, mas o XXXXX é pior ainda! Esse pelo menos tem..." ? Pronto. Está liberado. ME DANA, ME LASCA ME ..., QUE EU PAGO E AINDA ACHO GRAÇA.
VOU DESCOBRIR COMO ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA A GOLDEN CROSS. MESMO SABENDO QUE A PROBABILIDADE DE PERDER A CAUSA - MAIS DO QUE JUSTA - É GRANDE. Um abração, Ju
O que nós temos que aprender, e fazer é, processar todos aqueles que nos enganan e que nos dá prejuízo. Se todas as pessoas agirem assim, esses trambiqueiros se darão mal, e assim irão pensar duas vezes antes de fazer propaganda enganosa. E isso serve de lixeiro a presidente da respública.
ResponderExcluirTomara que depois de espalhar pela Internet que preciso de advogado, apareça ao menos um. O único que conheço só serve como amigo.
ResponderExcluir