Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sábado, 30 de maio de 2009

Criar precedentes é uma ameaça

***

Há pouco tempo, foi retirado um livro que era distribuído nas escolas públicas de São Paulo, porque continha textos de extremo mau gosto, grosseiros, cheios de palavras chulas. De fato, o livro era horroroso e merecia ser retirado. Porém, ontem, mais quatro tiveram o mesmo destino. De acordo com a Secretaria de Educação, as obras tinham conteúdo preconceituoso e eram inadequados à faixa etária dos alunos que os leriam.

***

Agora acontece a mesma coisa em Santa Catarina, sob a alegação de alguns trechos de "Aventuras Provisórias", de Cristóvão Tezza, serem inadequados a alunos de ensino médio. A assistente técnica pedagógica de um colégio estadual solicitou a retirada dos livros, alegando a "banalização da relação sexual". Desconheço sua obra, mas se trata de um escritor premiado diversas vezes.

***

Para esses críticos literários a favor da moralidade, qual será o significado de "banalização sexual inadequada aos estudantes" ? Quais os parâmetros seguidos para determinar o que é ou não é adequado aos alunos de ensino médio? Ainda mais atualmente, quando até mesmo criancinhas já estão acostumadas a ver cenas de sexo nas novelas de TV e acompanhar a deselegância que caracteriza os Big Brothers, sem que ninguém se preocupe com isso... nem seus próprios pais.

***

Quanto ao preconceito, a dúvida é ainda maior. Num país em que a segregação racial, através de cotas e tratamento diferenciado, é considerada como vantajosa, qual seria a opinião dos representantes da Secretaria de Educação que tacharam os quatro livros retirados das escolas de preconceituosos?

***

O que a principio poderia ser reconhecido como preocupação, abre precedentes ameaçadores a partir do momento em que o fato se repete e opiniões pessoais tomam a forma de censura.

***

Incompreensivel é que não tenham percebido os defeitos atribuídos aos livros com antecedência? E qual o motivo para não terem sido analisados antes de serem não só distribuídos, mas adquiridos com o dinheiro do governo estadual? Pouco caso, falta de competência para analisar o que seria oferecido aos alunos, algum interesse em favorecer sabe-se lá o quê...

***

Imagem montada com desenhos dos sites:

8 comentários:

  1. Um governo de irresponsáveis como o atual se omite e depois diz que não sabia.Isso explica o caso dos livros.
    Agora vou opinar por aqui.

    ResponderExcluir
  2. O lobby das editoras é grande. Como professor, embora de matemática, todos os anos tenho contato com dezenas de títulos que as editoras tentam enfiar na goela dos professores. Alguns são muito bons, outros razoáveis e alguns péssimos. Na escola privada, é fácil rejeitar os maus títulos, mas na escola pública, inde quem decide o que vai ser lido é uma meia dúzia de burocratas, as editoras deitam e rolam para subornar os técnicos. Numa cidade como São Paulo - nem falo do Estado inteiro - onde dezenas de milhares cursam cada série, imagine quantos livros são vendidos de uma carrada só. Mais do que todo o catálogo de uma editora média de literatura de um ano inteiro.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma forma de censura respaldada pelo atual magistério
    despreparado que confunde literatura com pornografia.Só que estes mesmos alunos contribuem para um alto índice gravidez de adolescentes.
    Não se pode deixar de comentar o desperdício financeiro que nos dará já que alguém tem que pagar.
    Devemos começar a nossa campanha eleitoral de voto
    nulo porque Seu Lula já deu a partida.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da proposta do blogue, quanto ao texto, o final é sua essência, sobretudo, no que diz respeito à censura e ao favorecimento.

    Quanto ao governo brasileiro, não fomos nós quem escolhemos o novo "pai dos pobres"?


    Abraços
    aurasacrafames.blogspot.com
    Por uma sociedade melhor!

    ResponderExcluir
  5. Jú: com sua vivência jornalística voce acha que serei atendido no meu comentário/solicitação postado em dois blogues do PT "Aposentado Invocado" e "Os Amigos do Presidente Lula"

    CHISTE, pede uma ajuda:
    (email: elc1966@gmail.com)

    Se voce é realmente aposentado, me ensine o caminho das pedras para eu ter meu benefício reajustado de forma honesta.

    Sei que quem nos boicotou foi o FHC, mas o Luis Inácio prometeu que iría reverter a situação: a dele ele já acertou e a minha, como fica???

    Entrando no site da Previdência Social na área dedicada ao extrato de pagamento do segurado http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html preenchi o número do benefício 102.535.878-0, a data de nascimento 06/10/1945, o nome do Beneficiário Luiz Inácio Lula da Silva, o número do CPF 070.680.938-68 chega-se ao extrato de pagamento da pessoa pesquisada como Aposentadoria de Anistiado.

    Valor do Benefício R$ 5.189,49. Valor este superior ao benefício máximo do INSS e sem incidência do IR fonte como dos outros mortais

    31 de Maio de 2009 18:01

    PS Não quero receber o polpudo benefício de 5.189,49: somente desejo que acertem o valor que me é devido: será que estou pedindo muito???

    ResponderExcluir
  6. CHISTE, estou na mesma situação que você. E quem levou a isso foi FHC, muito mais nefasto para mim, pessoalmente, que Luís Inácio.

    Mas não acredito que você seja atendido. Lembra que há poucos dias os aposentados foram ao Congresso e não deu em nada?

    Enquanto não houver união de quem não suporta mais tudo o que vem acontecendo para fazer alguma de fato, estamos nas mãos dessa gente.

    Como disse antes, FHC me prejudicou muito mais, mas meu desprezo por esse Luís Inácio é bem maior.

    ResponderExcluir
  7. TOM,
    às vezes sinto desânimo para abrir o jornal, já na expectativa de qual a nova trapaça do dia.

    Beijocas, Ju

    ResponderExcluir
  8. Prezada ju
    Os jornais nos alertam contra as ameaças mais variadas,portanto é uma atualização necessária.Como vc e eu somos incrédulos de religiões e outras ilusões,que apenas criam uma esperança frequentemente vã,temos a noção de que as coisas irão acontecer em nível macro independente da nossa vontade,pois só demos controle sobre algumas coisas micro.A leitura não deve causar angústia desnecessária,já que ela não deve se antecipar aos fatos
    Bjs

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores