Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


quinta-feira, 2 de julho de 2009

O peso da palavra 'democracia' - LEITURA IMPRÓPRIA PARA MENORES

Algumas palavras têm muito peso, seja pelo significado, pelo mau gosto ou outra coisa qualquer. Mas este peso pode passar por uma, digamos, dieta e se tornar bem mais leve. Elas perdem a importância.
***
É o caso de um termo chulo que ouvimos muito de um amigo - um homem inteligente e bem informado - que, no início, nos deixava boquiabertos. Muitas de suas frases são acompanhadas de um "porra caralho" assustador. "Porra caralho, viu o que aconteceu ontem?" "Esse restaurante, porra caralho, é bom demais!" "Porra caralho, há quanto tempo não nos vemos." "Que chopp gostoso... porra caralho!" "Porra caralho, ontem eu sai ..."
***
Depois de um tempo, a repetição e a naturalidade como era usado este termo horroroso fez tal palavrão perder a força. Não passava de uma simples interjeição. Perdeu o sentido e não causava mais impacto.
***
Pois é exatamente o que acontece com as palavras que Luís Inácio emprega cansativamente e inadequadamente. A repetição dos termos muito usados pelo eterno falso sindicalista lhes tiraram o sentido para muitos de nós.
***
No início, Luís Inácio se escorava na palavra 'trabalhador', em referência aos metalúgicos que dizia proteger. Era como se apenas os operários daquelas fábricas precisassem de emprego. Espertamente fingia ignorar que todas as pessoas decentes trabalham, incusive os empresários. Após um certo tempo, ninguém sabia mais qual o verdadeiro significado da palavra "tabalhador".
***
Embora nos confundisse, era fácil compreender seu recurso ardiloso. A palavra operário se restringe apenas a um grupo, enquanto o termo trabalhador é bem mais abrangente. Seu palavrório atingiria maior número de pessoas e lhe garantiria mais simpatizantes.
***
Mais tarde, percebeu que havia outras palavras que o ajudariam a ampliar seu eleitorado e aderiu aos termos "povo e pobre". Não era mais o simples defensor dos operários, nem dos trabalhadores. Agora seu foco era toda a população. Até hoje, em seu estilo de bom moço, se refere ao povo como se o termo não incluísse todos os brasileiros, indepente de sua situação financeira.
***
Luís Inácio resolveu, ainda, se concentrar nos menos favorecidos e escolheu um novo chavão: pobre . Mas o que significa, para ele, a palavra "pobre"? Pobres são os desempregados? São aqueles que continuam recebendo apenas o salário mínimo que ele esconjurava quando sindicalista ? São os que moram na rua? A palavra 'pobre' também perdeu seu verdadeiro sentido. Hoje, os pobres são a sua bengala.
***
Por saber que a liberdade é uma exigência de todos, sempre que ouve críticas ou se sente ameaçado, Luís Inácio se apoia numa outra palavra e usa, como defesa, o termo "democracia". É o eterno argumento de um manipulador que vê o brasileiro livre da ditadura militar. Tudo o que o contesta ou atrapalha é imediatamene denominado, por ele, como um atentado à democracia.
***
Porém, mais que todas as outras, a palavra "democracia" está sendo enfraquecida e desmoralizada por Luis Inácio. Ao empregá-la dirtorcidamente como recurso em defesa de Sarney - um presidente do Senado sabidamente ladrão; ao se dizer um democrata, embora seja simpatizante de Fidel; ao se aliar a Ahmadinejad; e , principalmente, ao fazer discursos pela democracia no meio dos ditadores e genocidas na reunão da União Africana.
***
Da mesma forma que banalizou e destruiu o valor das palavras "operário, trabalhador, povo e pobre", Luís Inácio se encarregou de jogar o termo 'democracia' na lata de lixo.
***

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É Jurema...esse texto me fez lembrar o plenarinho...com tanta falta de cuidados com as palavras, como será que o site do Plenarinho interpretaria os significado de cada uma dessas palavras...sem falar na falta de respeito com os trabalhadores do nosso País.
    Parabéns pela matéria!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Chiste, diz:

    Jú o Luis Inácio é um "grande filho batuta"


    Batuta, segundo o dicionário quer dizer...Pessoa habilidosa - Inteligente , capaz.

    ResponderExcluir
  4. Chiste, bombando na nete:


    CURIOSIDADES DE UM PAÍS DE LOUCOS

    Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata !

    Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa, do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage.



    Um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial-general do Exército que comanda um regimento de blindados.

    Um diretor sem diretoria do Senado, cujo título é só para justificar o salário, ganha o dobro de um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional.

    Um assessor de 3º nível de um deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos, mas que não passa de um "aspone" ou um mero estafeta de correspondências, ganha mais que um cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo buscando curas e vacinas para salvar vidas.

    ResponderExcluir
  5. CHISTE, diz: Ju os aposentados precisam da ajuda do blogue para divulgar o que segue.

    AJUDEM OS APOSENTADOS DIVULGANDO/ENVIANDO EMAIL AOS POLITICOS
    Senhores Deputados e Parlamentares, os Aposentados ainda estão vivos: sensibilizem

    No dia 7 de julho, o Congresso deverá apreciar o “veto do presidente Lula” ao projeto que obriga o governo a pagar aos aposentados e pensionistas a diferença entre os reajustes dados em 2006 ao salário mínimo, de 16,67%, e às pensões e aposentadorias do INSS, de 5,01%.
    Líderes dos aposentados temem a força do Poder Executivo nessa decisão, porque o voto é secreto!!!
    (PEC 50/06 do Senador Paulo Paim que acaba com o voto secreto em todas as hipóteses)
    O governo, por seu lado, também está assustado ante a possibilidade de derrubada do veto se até lá não for possível um consenso em relação ao projeto que acaba com o fator previdenciário e ao que assegura reajuste igual para salário.
    .
    Senhores deputados e parlamentares: sensibilizem-se!!! Não sejam indiferentes para com os aposentados.

    Veto – Será apreciado o veto à emenda que apresentei a Medida Provisória que reajustou o salário mínimo em 16,67% no ano de 2006. Essa emenda determina que o mesmo índice do salário mínimo seja aplicado a quem recebe benefícios superiores ao salário mínimo. Ficou acordado na mobilização do último dia 25 que no dia 08 de julho será apreciado o veto.
    PL 4434/08 - Recupera os benefícios com base no número de salários mínimos que os aposentados recebiam no momento da concessão de suas aposentadorias. A matéria já foi aprovada por unanimidade na Comissão de Seguridade Social e Família e hoje está na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Após deverá ser encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ).
    Emenda ao PL 1/ 07 - Estende aos aposentados e pensionistas a mesma política de reajuste concedida ao salário mínimo, ou seja, a inflação mais o PIB. O projeto está pronto para a pauta de plenário. Devemos reforçar a mobilização.
    PL 3.299/08 – Extingue o fator previdenciário aos que irão aposentar. Consiste em uma fórmula matemática que leva em consideração a idade, a alíquota e o tempo de contribuição no momento da aposentadoria, e a expectativa de sobrevida (conforme tabela do IBGE). Atualmente, com a incidência do fator, no ato da aposentadoria os benefícios são reduzidos em até 40%. A extinção garantirá a integralidade.
    O projeto está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aguardando relatório. Após, está previsto o encaminhamento à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta também está sujeita à apreciação do plenário com prioridade de tramitação.

    ResponderExcluir
  6. Chiste, diz: o poder é cego não vê o ser humano e nem quem o detém. No escuro das alucinações ele passa por cima de valores, não importando os meios para alcançar seus objetivos.

    Quais são os valores de nossos “representantes” (entre aspas) e “autoridades” (entre aspas) ???

    TRES COISAS CERTAS NA VIDA

    Três coisas definitivas para a vida são: TEMPO...PALAVRAS...E OPORTUNIDADES...

    Três coisas que não deves negar a tua vida são: SERENIDADE...HONESTIDADE...E ESPERANÇA...

    Três coisas que deterioram a vida são: ORGULHO...ARROGÂNCIA...E A SOBERBA...

    Três coisas que são tua escolha: TEUS SONHOS...TEU ÊXITO...E TEU DESTINO...

    Três jóias que se têm na vida são: AMOR...AUTOESTIMA...E AMIGOS...

    “Sobre a Terra, tudo é ilusão, tudo passa, tudo se transforma de um instante para outro. O que conta é o que guardamos dentro de nós, tudo mais há de ficar com o corpo, que se desfará em pó” (Chico Xavier)

    ResponderExcluir
  7. continuação..

    Sobrou a Náusea e o embrulhar de estômago de um "reinaldo azevedo" (minúscula, diogo mainardi e imitadores chifrins como os citados mais acima. Não tenho a pretenção de vê-la mudar de idéia, mais gostaria muito de vê-los serem mais palatáveis. E como eu, uma quantidade de pessoas assim também pensa: Votam no LULA, como ficou demonstrado nas últimas eleições, mais fogem da discussão política, pois têm visto essas práticas recorrentes; ofensas, críticas infundadas banalizar a discussão política.CHE GUEVARA tem ALGUMA IMPORTÂNCIA, ao invês só de tanta crítica imposta pela VEJA, não é não?. Ví um cena que me deu asco: UMA SENHORA da "alta" e seu filho adolescente, ao serem entrevistados em uma manisfestação contra CHÊ diziam que CHÊ nunca fez nada, SOMENTE ANDAVA DE MOTO... (numa alusão ao FILME!) JUREMA, não sou filiado a partido algum, não sou funcionário público e não sou PPE (Pessoa Politicamente Exposta). Voto no PT por acreditar na FILOSOFIA DO PARTIDO. Mas se algum dia, essa filosofia for de encontro aos meus anseios, ninguém me impedirá de mudar de lado. O que não aceito é esse estereótipo de petralha, detentor de bolsa-família, funcionário público, mamador das tetas do governo, COMO SÃO CLASSIFICADOS todos que não coadunam com o que vocês pregam.

    Fim

    ResponderExcluir
  8. continuação..

    Jurema, o que diria seus filhos se alguém tentasse denegrir sua origem através de fotos, crítica ao comportamento e estereótipo? Pois é assim que blogs, DE COTURNO NOTURNO, reinaldo azevedo ou não, fazem pela NET. Você não é uma desprovida de inteligência, mais faz o jogo dos fundamentalistas. Você mudaria de religião ouvindo o interlocutor denegrindo sua crença? Ou considerava, se o mesmo mostrasse as virtudes daquilo que querem vender como idéia? Pois é assim que vemos na internet: Um reinaldo azevedo que tem DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS SOBRE OS ATORES DA POLÍTICA NACIONAL, com seus DESALINHAMETO NATURAL EM RELAÇÃO AO LULA e uma legião de RIDÍCULOS IMITADORES de seus trejeitos manjados: "MANDO BALA EM PETRALHA" (como gosta de falar o TUNICO); "Vou alí saborear isso... saborear aquilo"... como faz um tal DE CORNUDO NOTURNO(desculpe a ironia seca). Há verdadeiros opositores com suas críticas ácidas, mas sem cair na antipatia do cretismo grosseiro. Carlos Chagas é um deles, Argemiro Ferreira, e vários outros da extinta TRIBUNA DA IMPRENSA.

    continua..

    ResponderExcluir
  9. continuação...

    Mas, Jurema, o meu objetivo aqui não é TUNICAR (utilizar uma IRONIA SECA, antipática e nauseabuda) para parecer palatável. O que eu quero dizer é que, pode crêr, com essa política de Marketing, vocês, dessa confraria dos blogs, não vão conseguir convencer ninguém. Eu mesmo, de origem dos Grotões de meu Estado, comecei a vida como entusiasta dos tradicionais partidos UDENISTAS, gurus políticos de meus Pais, Avós, irmãos, comunidade em geral e tudo mais que insistia em ficar no ATRASO SECULAR IMPOSTO por esses caçadores de votos. Ao me transferir para a CAPITAL fui aliciado EDUCADAMENTE por facções PROFISSIONAIS DA ESQUERDA que tinham ARGUMENTOS FACTÍVEIS e não esse discursos com CHAVÕES SURRADOS COMO: 'democracia' na lata de lixo; simpatizante de Fidel;atentado à democracia; LULA ladrão; etc, etc. O seu TEXTO é por demais oportuno, pois tem fundameto científico na psicologia: o uso repetido das palavras, termos e denominações, e seus efeitos inesperado numa causa. De tanto classificarmos os POLÍTICOS DE LADRÕES, o termo LADRÃO perdeu o seu sentido: LADRÃO É AQUELE QUE "SUBTRAI ALGO PARA SI OU OUTREM. Para ROUBAR é preciso haver o ATO de subtrair UM OBJETO, algo paupável. O político em si pode até ser CORRUPTO, MENTIROSO, LACAIO, etc. Mas, LADRÃO, só será quando ROUBAR DINHEIRO, JÓIA, CARRO, MOTO, ETC "carregando o objeto". Como você faz com a FOTO DE DILMA travestida de LADRA no seu blog. (não há simpatia nenhuma nisso aí). E o risco de sua estratégia em angariar seguidores ou impor sua crença nesse desalinhamento natural contra LULA cair por terra se concretiza quando DILMA SUPLANTAR O ADVERSÁRIO NO PRÓXIMO PLEITO, não acha?

    continua...

    ResponderExcluir
  10. Dona Jurema,

    O convite que me fez lá daquele Tunico, aceitei ainda hoje. Te confesso que tive dificuldades para encontrá-la na NET, visto que o BLOG CASA MÃE JOANA já tem dona há muito tempo... mas deixa prá lá! O texto em pauta é por demais promissor para essa minha resposta ao seu convite que não tinha nenhuma ligação, por mim detectada, já que resolvi me indignar com o que "escreve" aquele Tunico, sobre a Petrobrás, e você se propos a incluir LULA... fixação? Freud explica! O desalinhamento natural ao LULA é gritante na confraria dos blogs alinhados aos TUCANOS, pois não caiu por terra a tese do partido moderno, ganhador de duas eleições contra o metalúrgico analfa e que por duas vezes quebrou a ECONOMIA BRASILEIRA? Isso foi até salutar, pois deu ao País a oportunidade de comparar, atestada, queira ou não, aceita por vocês, pelos institutos de pesquisas (até mesmo O SUSPEITÍSSIMO DATA-SERRA, ops, DATAFOLHA) da popularidade do SAPO BARBUDO.

    continua...

    ResponderExcluir
  11. Falar todos falam, pensar e ter conhecimento antes de falar é outra coisa.
    Lula só fala, e prepare-se para mais um besterol em mais uma viagem internacional

    ResponderExcluir
  12. Chiste, diz:

    O PT original não mais existe: "o sonho acabou", acabou nas bravatas do seu fundador.

    ResponderExcluir
  13. Claudia, o Plenarinho me dá arrepios. De vez em quando dou 'uma passadidnha por lá', mas relaxei. Está na hora de ver como andam as coisas por lá.

    Beijocas, Ju

    ResponderExcluir
  14. CHISTE, vou seguir seu conselho e enviar o e.mail, mas não acredito que seja essa a melhor forma, porque eles não nos respeitam mais. Vão dar um 'del' como se fosse um spame pronto.

    Só vou retirar o trecho que pede para se sembilizarem. Primeiro porque eles só se sembilizam com o próprio bolso e nem sabem quem somos nós, aposentados ou não. Segundo porque acho que não devemos pedir, mas exigir.

    Ah!!! Se eu tivesse espírito de liderança!!!

    Um abração para você, Ju

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores