Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Máscara usada em resposta a Sarney

A tentativa de constrangimento pelo autoritarismo, feita por José Ribamar (conhecido como Sarney) ao vocalista Dinho do Capital Inicial, não passou de uma ameaça frustrada. 

A princípio tudo pode parecer tolice.   Dirão os ‘entendidos’ que os gritos contra Sarney, na voz de pessoas consideradas alienadas, não têm grande significado.   Mas têm um enorme significado, mesmo que sejam alienados, ou, como disse um deputado maranhense, um bando de “drogados e maconhados”, pois evidenciam o desrespeito  alcançado por José Ribamar depois de tantas décadas de palhaçada e safadeza.

A máscara usada por Tico Santa Cruz (vocalista dos Detonautas) no Rock in Rio em resposta a José Ribamar e ao deputado representa o V de Vingança ou V for Vendetta

Explicação retirada do Wikipédia:

V de Vingança é uma série de romances escrita por Alan Moore e em grande parte desenhada por David Lloyd. A história se passa em um distópico (*)  futuro de 1997 no Reino Unido, em que um misterioso anarquista tenta destruir o Estado, através de ações diretas.  "V" (codinome do protagonista) tem uma postura Anarquista numa situação em que o Estado, considerado totalitário, é visto como limitador da Liberdade.

(*) O  que é distopia:  é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utópia, uma  "utopia negativa". São geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo bem como um opressivo controle da sociedade. Nelas, caem-se as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. Assim, a tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, de instituições ou mesmo de corporações.

O enredo:  é situado numa realidade em que um partido de cunho totalitário ascende ao poder após uma guerra nuclear. A semelhança com o regime fascista é inevitável devido ao fato do governo ter o controle sobre a mídia, a existência de uma polícia secreta, campos de concentração para minorias raciais e sexuais, muito perto do que pensou Hannah Arendt no seu livro  "Origens do totalitarismo"  de 1951.

A história:  começa após o fim do conflito político, com os campos de concentração desativados e a população complacente com a situação, até que surge "V" — um Anarquista que veste uma máscara estilizada de Guy Fawkes e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos.  Ele, então, inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião dos leitores