Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OSSOS DO OFÍCIO: a dependência moral

Há vários tipos de dependência.   Dependência física,  psicológica, afetiva, dependência moral.  Esta última é extremamente malévola, porque além de envolver o 'viciado' e quem  está à sua volta, atinge todos os habitantes e o país em que vive o dependente.

A malévola dependência moral é doença grave que  atinge os políticos brasileiros.  Neste caso,  o medo de uma  letal  crise de abstinência, pode ser um dos maiores  motivos para eles continuarem “no ramo”(pendurados) até o fim da vida, mesmo os que já chegaram aos oitenta anos.  O afastamento da roubalheira talvez assuste muitos, pelo temor de um  possivel ataque de  "delirium tremens" que todo o dinheiro roubado não poderia evitar.



DEPENDÊNCIA MORAL
O vício, seja ele  qual for, surge por causa de alterações psíquicas que o favorecem.  Em estado de dependência psicológica ou dependência moral, o indivíduo sente um impulso irrefreável;  precisa fazer uso das “drogas”  para se sentir bem.  A corrupção, por exemplo, é inegavelmente uma  droga fortíssima para os que nela estão viciados.

A dependência moral se manifesta numa insistência compulsiva  ligada a diversas alterações do caráter e, consequentemente, do comportamento. O desejo se transforma em necessidade individual, sob a alegação de ser um bem destinado a terceiros. 

Requisitos Básicos da Dependência Moral

1 - Forte desejo ou compulsão para  “consumir a substância”:  mesmo sem necessidade, os viciados em malversação do dinheiro público não conseguem viver de forma decente e mais civilizada, dentro dos padrões morais.  Por conviverem no meio de outros tão viciados quanto eles passam a ver a patifaria e a canalhice como coisas naturais ou até mesmo elogiáveis.

2 – Tolerância dos viciados: os dependentes morais perdem a capacidade de perceber seu vício.   Doses cada vez maiores da  “substância”  são requeridas para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas.  Os políticos, no caso, chegam a perder a noção de limite.  Atingem doses muito elevadas de roubalheira compulsiva e seu vício se torna muito evidente a todos que estão de fora.

3 - Abandono progressivo de outros prazeres são trocados pelo vício.  No caso dos políticos, é evidente a troca do  prazer que daria o orgulho pela dignidade,  moralidade e a decência em troca da corrupção evidente. A dependência moral os leva a trocar  a qualidade do caráter por um dinheiro sujo e um poder altamente discutível embora importantes para os viciados.

4 -  Persistência no uso da “ substância” (patifaria política)  ocorre a despeito de ser evidenciado, tanto o vicio quanto suas consequências nocivas, tais como  o desrespeito e a falta de crédito.


 
NOTA: Existe também um tipo de  'dependência' que é natural e não tem nada a ver com vício e o tipo de dependência citada acima. É a que leva pessoas normais a dependerem do seu trabalho e de sua própria produtividade para o auto-sustento. Neste caso, existem viciados pelo trabalho, os chamados Work alcoholic, que provavelmente nem existem mais no nosso país, onde a vagabundagem está sendo cada vez mais estimulada por governantes que precisam de um povo absolutamente dependente financeiramente para facilitar sua dependência moral.



ecessidade de poder, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião dos leitores