Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

DISCURSOS - Segunda parte do livro

 
LULA AO AVESSO
 

"Este livro foi editado pelo Núcleo Ampliado de Professores do Partido dos Trabalhadores-PT, de São Paulo" 

Se as entrevistas mostram com clareza a evolução do pensamento de Lula, seus discursos constituem uma prova cabal de sua profunda identificação com a classe trabalhadora, principalmente os metalúrgicos que ele representa através do Sindicato de São Bernardo do Campo e Diadema. As campanhas salariais conduzidas pela diretoria desse sindicato representaram os momentos cruciais da mobilização dos metalúrgicos do ABC a partir de l978. Não há dúvida de que essa mobilização teve como um de seus suportes básicos a palavra de Lula. Falando a seus companheiros numa linguagem direta, clara, por vezes rude, Lula revelava-se não um mestre, mas um igual, um membro do mesmo universo de necessidades, lutas e trabalhos. Ouvindo-o, os trabalhadores ouviam sua própria voz.
Nas assembléias convocadas durante as campanhas salariais, a maioria reunindo dezenas de milhares de trabalhadores – algumas alcançando perto de 100.000 pessoas -, os discursos de Lula foram sempre decisivos quanto a orientação das campanhas e ao comportamento a ser adotado pelos metalúrgicos. E mais do que isso, é nessas assembléias que, através de pinceladas cruas e realistas, Lula tem revelado a seus ouvintes o que todos eles conhecem mas poucos conseguem discernir com clareza:? Os traços cruéis das relações entre capital e trabalho.

A coletânea apresentada neste livro, embora incompleta e contendo discursos truncados pela impossibilidade de reconstituição integral, mostra de modo claro e suficiente a identidade de pensamento e ação entre Lula e a classe trabalhadora. A divulgação desses discursos poderá contribuir para aprofundar a reflexão sobre a dura realidade da classe trabalhadora brasileira, mas deverá sobretudo constituir um instrumento capaz de fazer avança a mobilização (avançar rumo à vida política seria mais correto) iniciada em São Bernardo, para a qual a palavra de Lula deu força decisiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião dos leitores