Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Merval Pereira: a Justiça e a quadrilha X o povo brasileiro

Contraponto - Merval Pereira


O voto do revisor que o ministro Ricardo Lewandowski entregou ontem, liberando assim o processo do mensalão para julgamento, caminha no sentido de indicar que, na sua opinião, o Supremo Tribunal Federal deve optar por penas mais brandas para os réus, fazendo assim o que chamou de “um contraponto” ao voto do ministro relator, Joaquim Barbosa, que encaminhou seu relatório no sentido inverso, isto é, a favor da pena máxima para os acusados, seguindo as alegações finais do Procurador-Geral da República Roberto Gurgel, que considera o mensalão um dos crimes mais graves já cometidos contra a democracia brasileira.

...


"Lewandowski não aceitou as acusações de formação de quadrilha nem de peculato contra Dirceu e Genoino, por exemplo, achando que havia indícios para se investigar apenas o crime de corrupção ativa contra os dois. "


Segundo o comentário de uma repórter da Folha de São Paulo, que ouvira o que  Lewandowski  dissera em alto e bom som ao telefone,   "a tendência do STF era “refrescar” para José Dirceu, mas que a pressão da opinião pública fora tão grande que os ministros votaram sentindo-se com “uma faca no pescoço”


Ricardo Lewandowski teria entregue seu trabalho de parto doloroso "tão prematuramente" por não querer afrontar a opinião pública, que não aceitaria maior atraso no julgamento do mensalão  causado por sua causa com a entrega demorada na sua revisão.


"..., 22 dos 38 réus do mensalão — entre eles o ex-ministro José Dirceu — poderão terminar o julgamento com a prescrição do crime de formação de quadrilha, o que equivale a uma absolvição.


"De acordo com especialistas, especificamente para o crime de quadrilha, a prescrição se dá em oito anos, mas só se o máximo da pena for superior a dois anos (a pena máxima para esse tipo de crime é de três anos).   A prescrição pode vir a ocorrer em quatro anos se os réus, ao final do processo, forem condenados a dois anos ou menos. Como o recebimento da denúncia no Supremo foi em 28 de agosto de 2007, ela já teria ocorrido no ano passado. "


Qual será o voto de Lewandowski?   
E o voto de Joaquim Barbosa, além dos outros ministros ?    
Como ficará o caso do ministro Cezar Peluso?


O STF julga a favor do país ou para defender uma quadrilha?
O STF vai virar um ITF (*) ?


Aguardemos o próximo capítulo


(*) ITF=Inferior tribunal federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião dos leitores