Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quem é responsável pelos incapazes?


Comentário do Paulo (Considerações Dialéticas)
ao texto Marina não me engana de Rodrigo Constantino


Caro amigo Rodrigo Constantino. Me alegra o fato de homens e mulheres se mostrarem interessados na crítica. Ela é base do desenvolvimento democrático,e pode levar a um avanço dialético. O que me preocupa, é que a crítica deve ser embasada em fatos científicos, e não em meras especulações de ouvir dizer. Recomendo ao amigo, estudar um pouco mais sobre alguns temas: Cuba não é uma ditadura, e sim uma democracia popular. A Farc, não é um grupo de terroristas ou narco-traficantes, é a mais antiga e legitima representação da luta proletária pela liberdade da colômbia. As valas que você se referiu não foram encontradas em cuba, e sim na colômbia em territórios administrados pelo reacionário presidente Álvaro Uribe. O MST não ´é uma organização criminosa, e sim libertária. Tenho certeza de que sendo você uma pessoa que busca cultura, saberá encontrar respostas honestas as suas dúvidas se as procurar entre pessoas isentas e sinceras. Quanto a candidata Marina Silva, eu também não bom juízo dela, acredito que ela representa o pior do capitalismo internacional. Abraços



Estamos em época de debates eleitorais, quando as réplicas e tréplicas estão "na moda", então vamos replicar  também.

• “ela (Marina) representa o pior do capitalismo internacional” 
Acusações ao capitalismo são do meu tempo de criancinha . Sempre foram usadas para constranger os incautos, os inseguros, que se acham na obrigação de pensar da forma que os supostos ‘bons moços’ querem que eles pensem. Todos temos o direito de ter nossa opinião, ainda que seja considerada a ‘menos piedosa’.

"Cuba não é uma ditadura, e sim uma democracia popular."

Se cuba não fosse uma ditadura, os cubanos teriam direito, ao menos, o direito de sair do país, se quisessem e quando quisessem. Qualquer tipo de imposição é característica de governo ditatorial. 

• "A Farc, não é um grupo de terroristas ou narco-traficantes, é a mais antiga e legitima representação da luta proletária pela liberdade da colômbia."

É fácil provar o envolvimento da Farc com as drogas, pela enorme quanatidade de vídeos e diversos outros tipos de documentos. Para afirmar que não, seria necessário apresentar algo que comprovasse o contrário.  Apenas palavras não significam coisa alguma.

• "O MST não é uma organização criminosa, e sim libertária."
Como no caso acima, há diversos fatos (não apenas palavras) em que vemos integrantes do MST assassinando, invadindo terra alheia por meio da força, provocando a destruição do que não lhes pertence. Qualquer movimento que se utilize da violência, da agressividade, de crimes para alcançar seus objetivos, por mais ‘elogiáveis’ que sejam, é indiscutivelmente criminoso.



*
Essa visão romântica de que os mais favorecidos devem dividir o que têm com os menos favorecidos vai contra a própria natureza. Basta ver que, no reino animal, é natural os mais fortes devorarem os mais fracos.  O que é feito também pelos seres pensantes, de maneira vergonhosa e dissimulada, como fazem nossos representantes políticos, por exemplo.

Muito oportunista essa idéia de que somos todos iguais e impor aos mais abastados que se responsabilizem pelos mais pobres. Não somos todos iguais: uns são fortes, outros fracos; há inteligentes e estúpidos; persistentes e acomodados; alguns têm capacidade de crescer, outros são incapazes até de se manter tão pequenos quanto sempre foram.

Quem tem a obrigação de cuidar do povo é o governo, não os mais abastados ou mais capazes.  Caberia ao governo, se tivesse boa intenção,  ensinar os incapazes  de se manter a não saírem tendo filhos como se fossem coelhos, irresponsavelmente.  O governo tem obrigação de oferecer, a todos, boas escolas públicas, que lhes dêem condições de enfrentar um vestibular de igual para igual .   Ao invés de oferecer benesses que levam os menos privilegiados a comerem em suas mãos (sujas) , deveriam dar ao povo o que é de direito: uma vida decente. Moralmente e financeiramente.  

Os 33 milhões anuais que nos custam cada senador, ou os seis milhões e 600 mil de cada deputado; os abusivos gastos presidenciais, mantidos em segredo “por questão de segurança nacional”; o desperdício com campanhas eleitorais, perdão da dívida externa de diversos países, etc. etc. etc.  são um dinheiro que nos é  devido.  A  todos nós, porque somos todos brasileiros.
*
Populismo é uma forma dissimulada de manter a dependência.  O povo  acredita ser beneficiado com  bolsas e cestas.  Porém elas lhes são cobradas em taxas e impostos de cada grão de arroz que eles comem... só que não sabem disso. 
*

E alguns ainda acreditam
que cada cidadão
é responsável pela miséria alheia.






12 comentários:

  1. É impressionante o mau uso que certas pessoas fazem do espaço que possuem entre as orelhas. Esse Sr. Paulo me parece ser articulado e pelo menos sabe escrever bem. Más essa conversa meio que década de 50 depõe contra sua inteligencia e seu entendimento da realidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jurema, boa tarde. (Parte 1)
    Gostaria de fazer um esclarecimento. Não sei se é aqui mesmo que devo falê-lo, se não for me desculpe.
    Bom, o comentário que fiz, foi com o intento de esclarecer e não de convencer. Acredito na ciência, e a informação é um seguimento da dela, principalmente quando ela (a informação)é isenta.
    Quanto ao fato de você me ver como esquerdista é apenas um equivoco. Pelo contrário, um esquerdista é alguém vazio que critica por criticar e sem base científica, da mesma sorte que o direitista. Como sou comunista, aprendi com Marx, a ser um dialético e ver o mundo da forma como ele é, como se apresenta, e não como imagino. O fato de ver o mundo de forma realista, não quer dizer que tenha que aceita-lo, me reservo ao direito de procurar moldá-lo para um nível mais elevado de organização. E aprendi com Lênin, a ter uma posição de esquerda e não de esquerdismo. Hoje, sou um forte crítico da atual esquerda, na presente conjuntura.
    Bom, como já apresentei a minha subjetividade orgânica, quero tecer um comentário sobre a crítica construtiva que recebi.
    As acusações ao capitalismo não vem do seu tempo de criancinha. Ela data do final do século XVI, na Inglaterra, quando se iniciou o cercamento. Foram críticas a essa prática abusiva de domínio por parte da nobreza, que marcou o início do capitalismo científico.
    Quanto ao que você chama de incautos e inseguros, são na verdade o proletariado, aqueles que de fato produzem a riqueza com o seu esforço físico e intelectual, para que uns poucos dela se apropriem. O que você também chama de bons moços, que induzem ao pensamento, seriam, penso eu, que você quis se referir as pessoas da esquerda. Ora, quem tem os veículos de comunicação de massa, é a direita, então não procede a crítica à esquerda, que não possui esses mecanismos de comunicação. Foi à imprensa da direita que justificou a explosão da bomba atômica pela direita reacionária internacional. Foi a mesma imprensa que elogiou os massacres dos reacionários aos povos inocentes do Vietnã,Camboja, Laos, da Coréia, de Angola, de Cuba,do Iraque, e agora do Afeganistão. São eles que moldam o pensamento, a esquerda tenta trazer a luz o conhecimento dos fatos, para que os "incautos" proletários possam enxergar o mundo da forma como ele se apresenta a fim de procurar mudá-lo.
    Agora me permita fazer uma reflexão científica sobre o fato de que os cubanos "não poderem viajar para o exterior". Eu já conheci muitos Cubanos no Brasil. Ora, se eu os conheci, é porque eles puderam sair de cuba, então parece que as informações que lhe foram passadas - provavelmente pela imprensa reacionária - não estão completas. Vou lhe acrescentar algumas informações. Para um cidadão sair de um país, qualquer que seja ele precisa ter uma quantia em dinheiro, esse dinheiro tem que ser tranformado em dólar. Essa moeda só pode ser comprada pelo cidadão de qualquer país se o banco central de tal nação a possui, a fim de ser adquirida. O povo cubano tem dinheiro para viajar, o problema em si, é o país vive um injusto bloqueio econômico - já condenado pela ONU e desrespeitado pelos USA, por cinqüenta anos - que impede o fluxo de dólar na nação. O pouco que se consegue com o turismo internacional, é direcionado para compra de substâncias básicas para fabricação de medicamentos, e utensílios domésticos bem como produtos de alta tecnologia que o pais não fabrica.

    ResponderExcluir
  3. (parte 2)
    . Com isso o banco centrar de Cuba, não dispõe de dólares para o cidadão comum fazer turismo, pois isso implicaria em escassez da moeda e falta de produtos essenciais. Creio esse lado da moeda a imprensa burguesa não cuidou de lhe informar, tenho certeza disso, por isso sua visão deturpada desse fato. Agora, com esse esclarecimento, você já sabe que o problema das viagens de cubanos ao exterior, é puramente econômico e não político.
    Quanto as FARC, com certeza a contra informação da imprensa Burguesa, conseguiu fazer com que os incautos de fato pensem que é um grupo de narcotraficantes. Existem muitos vídeos no youTube e documentáros duvidosos. Tenho certeza que sendo você uma pessoa esclarecida, sabe que é muito fácil editar um vídeo. Montamos som e imagem e produzimos o que quisermos. Dentre os muitos vídeos e documentários, se destaca também aqueles em que o governo da Colômbia, sob a gerência de Álvaro Uribe, organiza grupos paramilitares com roupas das FARC para essas produções. Essas acusações se fazem presentes e documentadas no superior tribunal colombiano contra o governo. Também é fácil conhecer a autoridade desses documentários com uma simples investigação: Quem o fez? Quem pagou para que ele fosse feito? Com que intenção? Obtendo essas respostas, poderemos conhecer a isenção da produção.
    Deixe-me fazer um esclarecimento sobre a cultura Colombiana. Os colombianos são um povo indígena, que a séculos cultivam uma planta chamada coca. Ela faz parte da cultura popular, uma imensa massa de colombianos mastiga essa folha como nós mascamos chicletes. O país inteiro produz. Em seu primeiro mandato, Álvaro Uribe dividiu o país em dois. Um de domínio do governo e a outra parte de domínio da FARC. Em ambas as partes existem extensas fazendas de coca, onde o governo cobra imposto sobre a terra que a produz, dez por cento precisamente. Na parte da FARC, o procedimento é o mesmo. O comando da guerrilha cobra também um imposto em seu território de dez por cento sobre a produção. Então nos parece que se as FARC permitem produzir coca em seu território, o governo Uribe também. Essa parte a imprensa não mostrou não é verdade? Eu entendo perfeitamente a falta de informação que temos, afinal viemos em uma ditadura da comunicação, em que só vai ao ar o que interessa as classes dominantes para moldar a mente dos "incautos". Tenho certeza que depois desse esclarecimento, você se sentirá incentivada a pesquisar ainda mais sobre as FARC e sua gloriosa luta pela libertação da Colômbia.

    ResponderExcluir
  4. (parte 3)
    Bom, quanto ao MST, acho o movimento avançado, apenas suas lideranças são oportunistas e conciliadoras. Quanto aos "fatos" que você se refere, eles de fato existem, mas são fatos de violência produzidos pelos latifundiários com suas milícias armadas, e os policias do estado reacionário a serviço desses latifúndios. Desde FHC até o governo Lula, já passam de mil assassinatos. Nesse ponto concordo com você. O estado e o latifúndio são de fato assassinos.
    Você se referiu a terras que não lhes pertence. Bom, vamos fazer uma breve análise científica da propriedade da terra. Parece-me que o homem foi um dos últimos animais a surgir na terra, antes dele outros j"á eram donos" da terra. Depois que os homens se organizaram em sociedade, passam a administrar a terra de forma mais inteligente que os outros animais. Por volta de mil e quientos, quando os portugueses chegaram ao Brasil, já encontraram "proprietários" desta terra. Então isso nos leva a crer que os que agora estão não são legítimos "donos", sendo assim, estando a terra improdutiva, os que dela necessitam possuem de fato o direito a posse para sua sobrevivência. Como você acredita em fatos, vou lhe passar um: o supremo tribunal de justiça Brasileiro reconhece e garante o direito a ocupação. Não sei se é do seu conhecimento, mas, sessenta por cento das terras do campo brasileiro que estão nas mãos de bancos e multinacionais, são comprovadamente griladas. Então, diante desses fatos, não acho justo criminalizar o MST. Só a titulo de esclarecimento, quem usa da força é o estado reacionário, pelo menos é o que mostra a história. Os trabalhadores ao longo dos séculos apenas se defendem.
    Analisando a dialética do seu pensamento, percebo que ele pende para um Darwinismo social.
    Gostaria de esclarecer, que o fato do homem se organizar em sociedade, é exatamente para que os mais fracos tenham as mesmas oportunidades de e direito a vida, que os mais fortes. Imagine você se deixássemos as mulheres a mercê da vontade dos homens. Sendo elas mais frágeis, estariam sob completo domínio, e sem capacidade de reação. No entanto, a luta dos comunistas pelo mundo afora, resultou na organização social de tal modo, que as mulheres hoje, já possuem o mesmo direito a vida, ao pensamento e expressão que os homens. Se nos baseássemos no mundo animal irracional, coitada das mulheres. Parece-me que essa coisa de dividir é boa, e de vez em quando precisamos interferir em favor dos menos favorecidos pela natureza, não é mesmo? Precisamos também ficar atentos a essa coisa de que "os que tem, tem que dividir...", ora, os que tem será que tem porque produziram? Ou porque se apropriaram da produção dos que produziram através de mecanismos de domínio?
    Você esta certa quando diz que não somos todos iguais. De fato somos diferentes, isso é o que leva ao desenvolvimento. Uns sabem plantar, outros planejar, outros construir, e há aqueles que sabem pensar. O problema do capitalismo é que ele não sabe respeitar essas diferenças, ele impõe derrotas ao que possui habilidades menos interessantes dependendo da conjuntura. Ele não trata os seres como iguais em direitos e diferentes em habilidades, ele cuida que o direito pertence aquele que teve a oportunidade, em detrimento do que não teve, mesmo que possua habilidade. Precisamos nos perguntar: Porque uns são mais abastados? Há necessidade de existir ricos? E vamos dividir sua riqueza, será que a riqueza de fato pertence a eles ou a quem a gerou?

    ResponderExcluir
  5. (parte 4)
    Concordo com você quando diz que é o governo que tem de cuidar da sociedade e promover o desenvolvimento social. O problema é que o governo é controlado exatamente pelos os mais abastados. São eles que fazem as leis que os enriquecem e jogam no golfo da miséria a massa trabalhadora. Você tem idéia de quanto custa uma lei? Pergunte a ao respeitado empresário Antônio Hermínio de Morais. Aos Marinhos, ao Silvio Santos, ao banqueiro Olavo Setubal, eles podem te falar com precisão. Só pra esclarecimento, as leis estaduais custam mais menos que as federais, e as municipais ainda mais em conta. O problema é que nem eu e nem você tem dinheiro para fazer uma. Rsrsrsrsrsrs. Quanto as despesas de alguns milhões dos parlamentares, não se preocupe com elas, são apenas a parte legal da ponta do iceberg, organismos internacionais já apontaram para uma corrupção na esfera de duzentos e cinqüenta bilhões.
    Obrigado pela oportunidade de poder esclarecer algumas duvidas em seu blog, esse espaço está de fato muito democrático. Estou à disposição para uma discussão mais profunda e esclarecedora, sem esquerdismo e sem direitismo.
    Abraços a você e a todos os seus seguidores.

    ResponderExcluir
  6. Ju!

    Parabéns pelo blog...és democrática mesmo!
    Não quero ofender ninguém, apesar de parecer.
    Conversa fiada de comunista é dose.Lobo em pele de cordeiro. Se faz passar por proletário e escreve como doutrinador.

    Fatos:
    MST: voltando à 1500, pela lógica dele, os donos das terras do Brasil são índios, portanto nem o MST tem direito. Se o STJ reconhece as ocupações pq. os tribunais de justiça dão a reintegração de posse? Não são milicias de fazendeiros que invadem laboratórios de pesquisa e destroem anos de trabalho, não são milicias de fazendeiros que matam gatos, cachorros, filhotes e atiram os corpos em poços para envenenar a água ou queimam tratores, sequestram, roubam e mantém em cárcere privado os "irmãos proletários" que trabalham nas fazendas invadidas, não são milícias de fazendeiros que retiram de dentro de assentamentos familias de assentados pq. estes se negam a participar de invasões. Os sem terra possuem carros! O MST é um grupo que usa táticas de guerrilha e como tal deve ser combatido, é um grupo que faz doutrinação de crianças em suas "escolas".
    Colombia: Uribe não dividiu o território colombiano. Quem criou a zona desmilitarizada, ocupada pelas FARC, foi Andrés Pastrana, antecessor de Uribe. A única e correta negociação de Uribe, com as FARC foi tratá-los como realmente são: um grupo terrorista, guerrilheiro e que utiliza do tráfico e apoio de alguns países da AL para obter armas e manter-se em luta. Faz muito tempo que as FARC deixaram de lado a romantica luta política, hoje sequestram e obrigam jovens e crianças a lutarem a seu lado. Só para lembrar: grupo políticos, democráticos, não explodem carros e fazem vítimas civis.

    Direita reacionária: nos anos 50, quando Nikita Kruschev ameaçou "engolir o ocidente" ele deu a partida para que a esquerda honesta e santificada saísse pelo mundo com seu idealismo. Na Coréia(anos 50),no Vietnã(anos 60-70) a direita reacionária foi "convidada a participar" em função do veneno comunista se espalhando no oriente. O caso de Angola é especial pq. envolve Cuba e o fato de suas tropas terem lutado ao lado movimento comunista angolano e por consequencia ajudado a mutilar milhares de pessoas. Esta foi a contribuição cubana para a democratização de países da àfrica e da América Latina (lembremos que Che, foi fuzilado na Bolívia) e que muitos jovens democratas brasileiros foram aprender a usar armas e explosivos em Cuba!Laos, Camboja,até onde sei não foi a direita reacionária que promoveu a morte e tortura de milhões de seres humanos ou Pol Pot e o Khmer Vermelho eram direitistas e eu não sei?
    Cuba democrática: se Cuba é tão democrática pq. pessoas insistem em fugir de lá? São lunáticos que se atiraram em balsas para fugir do que, mesmo? Penso que se um cubano consegue sair da ilha é pq. o governo permitiu, logo deve ser da camada dirigente da ilha a não ser que seja atleta e tente pedir asilo político mas aí é o mesmo caso de insanidade que ocorreu com os balseiros.Por falar em cubano também conheço um que veio fazer uma pós-graduação no Brasil e ficou. Sua família permanece na ilha e ele não volta pq. pode ser preso, seus documentos de graduação nunca foram entregues pelo gov. cubano. Hoje, graças ao jeitinho brasileiro,apesar de longe da família e ele pode refazer sua vida. Isto ocorreu antes do governo Lula assumir, se fosse hoje, ele seria democraticamente enviado à Cuba.
    Oratória, dialética são palavras bonitas mas, filosoficamente falando, extremamente fáceis de usar não para esclarecer o proletariado mas para enganá-lo.
    Não acredito e não aceito que por força de armas, violações consitucionais, desestabilização de governos, farão com que o mundo seja igual para todos.
    Se o mundo for igual para todos, quem atenderá em um bar? Essa igualdade é que me deixa intrigado: se todos são iguais pq. as lideranças comunistas nadam em dinheiro e o criador de riquezas entra em filas para comer ração?

    ResponderExcluir
  7. (parte 2)

    destruir duas aldeias e expulsar 50 pessoas dos povos Tupiniquim e Guarani de sua terra tradicional,no município de Aracruz (ES).Sem sequer receber uma ordem de despejo, os Tupiniquim e Guarani foram
    surpreendidos como violento ataque. A ação, que resultou na prisão arbitrária de duas lideranças e deixou outras 12 pessoas feridas, teve todo o apoio logístico da empresa Aracruz Celulose S/A. Os 120 agentes da
    polícia federal receberam hospedagem e utilizaram o heliporto e os telefones da multinacional.
    Durante a ação ilegal da policia federal – condenada inclusive pela Comissão de Direitos
    Humanos da Câmara dos Deputados – tratores da multinacional destruíram totalmente duas aldeias.
    Todas as casas foram derrubadas, e muitos índios não puderam retirar seus pertences de dentro delas.
    No noticiário das grandes empresas de mídia, não se viu nenhuma mãe Tupiniquim ou Guarani com seus filhos chorando, A Aracruz é também responsável pela agonia do rio São Francisco. Com efeito, contam-se
    cerca de mil e quinhentos riachos que vertiam para este rio e que depois do reflorestamento de
    eucalipto secaram de vez. Inclua-se aqui a poluição em torno das fábricas de celulose. O Brasil arca
    com o lixo tóxico e venenoso, a desertificação, o estrago ambiental, a desordem social e o
    empobrecimento da agricultura, ao mesmo tempo em que vai para a Suécia e outros países do
    primeiro mundo a celulose super limpa, e os lucros altíssimos nas mãos de uns poucos sócios super
    ricos.” (Dom Tomás Balduíno)
    Parece que quando se trata de um conflito de classes, a imprensa burguesa já tem o seu pré-conceito. Não é verdade? Negros, pobres, índios, mulheres, sem tetos, desempregados, campesinos... Estão sempre errados! Eles costumam serem manchetes, enquanto os financiadores...
    Quanto aos sem terra possuírem carros, eu não vejo problema algum, você vê? Parece que essa forma de discriminação faz parte da “doutrinação das crianças nas escolas geridas pela burguesia, sob orientação do USAID“, e olha que as crianças crescem. Não é mesmo?
    O MST usa tática de guerrilha! Noooooooosa que coisa feia. Um grupo de campesinos maltrapilhos usando táticas de combate. Ora, será que deveriam lutar contra o estado reacionário, e suas milícias armadas usando táticas de culinária? Poupe-me de comentários sórdidos, não é o meu perfil.
    Essa expressão mim é familiar: “Faz muito tempo que as FARC deixaram de lado a romântica luta política, hoje seqüestram e obrigam jovens e crianças a lutarem a seu lado.” Acho que já ouvi algo semelhante de um importante repórter da burguesia no jornal das oito. Os caras estão de parabéns. Eles sabem mesmo formar opinião. Pelo que me consta, para se ingressar na FARC, o candidato recruta passa por um treinamento e formação de seis meses, caso não se adapte nesse primeiro estágio, pode ser dispensado. Parece-me que isso e contrario de obrigação. A vocação da guerrilha não é para todos. Para ser um guerrilheiro, precisa ter formação filosófica.
    Quanto aos “seqüestros”, as FARC têm em impostos cobrados, (enquanto estado auto-declarado e constituído) seu principal sustentáculo financeiro. Nos estados unidos, quando um cidadão não paga seus impostos vai preso, isso acontece também em alguns países da Europa. Para construir um estado democrático e livre, as FARC decretaram e não é de hoje, que todo o cidadão e corporação nacional ou internacional que auferir lucros acima de um milhão, devem pagar imposto na ordem de dez por cento. - Os ricos levaram à Colômbia a guerra com a exploração humana. Nada mais justo que eles pagarem pela paz -. Os que não pagam são detidos até a regularização da situação. Após o pagamento devido, são soltos. Muito justo. Outra fonte de recursos financeiros das FARC são operações financeiras no exterior, na produção agrícola e na criação de gado. A exploração de minérios e outros setores produtivos.
    A idéia de que são grupos narcotraficantes tipo comando vermelhos, é pura irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  8. (parte 3)

    Por iniciativa das FARC, em 99-2002, em El Caguán, foi aberto um dialogo internacional para erradicação das plantações de coca em troca da implantação de cultura licitas. O Japão, União Européia, Canadá, Suíça, ONU, compareceram para o debate, curiosamente só os estados unidos que se recusaram a participar. A proposta das FARC era transformar os municípios de Cartagena del Chairá e do Caquetá, que dedicavam cerca de 8000 hectares a essa cultura, e respondiam por noventa por cento da produção, em territórios de fruticultura. O custo do projeto seria de dez milhões, mas o governo de Álvaro Uribe, misteriosamente opôs-se a iniciativa. Estranho, sendo um grupo de narcotraficantes, as FARC queiram destruir sua própria fonte de renda. Estranho mesmo.
    Quanto às torturas e maus tratos dos seqüestrados, vamos ver o que disse Clara
    Rojas secretária da Sra. Ingrid Bettancourt, em seu livro A falsa heroína.
    “Em 2001 passei algumas semanas num acampamento das FARC na selva amazônica do Caquetá. Nesses dias tive a oportunidade de falar durante muitas horas com o comandante Raul Reyes – assassinado em 2008 no Equador durante um bombardeamento realizado pela Força Aérea colombiana – e de conhecer alguns destacados comandantes das FARC, incluindo Manuel Marulanda, o seu legendário comandante-chefe. As conversas que então mantive sobre múltiplos temas com esses dirigentes das FARC deixaram em mim recordação inapagável. Desses encontros retirei a conclusão de que os homens apresentados como terroristas e facínoras por Uribe são revolucionários merecedores de respeito, com um conhecimento invulgar do marxismo-leninismo, a ideologia do partido-guerrilha assumida pelas FARC. A vida permitiu-me estabelecer laços não apenas de camaradagem, mas de amizade com alguns colombianos. Entre eles ocupa o primeiro lugar Rodrigo Granda. Conheci-o em Havana, reencontrei-o em El Salvador, muitas vezes em Cuba e na Venezuela, na véspera do seu seqüestro por polícias de Uribe. A amizade é um sentimento difícil de hierarquizar. Mas de Rodrigo Granda posso dizer camaradas, que ele me aparece como um revolucionário e um comunista exemplar, um paradigma do quase mítico homem novo com que sonhamos.
    Só para lembrar caro Sicário, concordo com você quando diz que grupos políticos democráticos não fazem vitimas e nem seqüestram civis. Como você me parece bem esclarecido, vou apenas relembrar o tempo da Unión Patriótica em 1984, no acordo de Uribe. O partido então criado pelas FARC para disputar o parlamento democrático burguês em troca do cessar fogo. Quando a burguesia viu que seria derrotada, seqüestrou, matou perseguiu simplesmente, cinco mil, dentre quadros e militantes do movimento democrático. Foi o maior genocídio político da história da América Latina. Veja o que declarou o CIDH: T [a] os peticionários apresentaram argumentos que visam estabelecer uma prática de assassinatos políticos de massa e a perseguição extrema dos membros da União Patriótica, com a intenção de eliminar fisicamente o partido e de diluir a sua força política. Os peticionários anexaram ao seu pedido uma lista de 1.163 membros da União Patriótica foram executados extrajudicialmente entre 1985 e 1993. Eles também apresentaram uma lista de 123 pessoas que estavam desaparecidas, outras 43 pessoas que sobreviveram as tentativas de assassinato e 225 pessoas que foram ameaçados durante o mesmo período (parágrafos 24 e 25). Em pouco mais de dois anos, senadores, deputados, intelectuais, sindicalistas da União Patriótica foram assassinados. Daí as FARC viram que democracia é só quando a burguesia esta desfrutando do poder. Voltou então à luta armada. No atual governo de Álvaro Uribe, 85 deputados são comprovadamente paramilitares. Parece que o governo colombiano se tornou uma narco-paro-democracia-burguesa. Percebemos que democracia parece ser questão de ponto de vista e momento histórico, não é mesmo? Por tudo isso meu amigo, se justifica a luta das FARC em seu país, pela construção de uma democracia proletária, livre e soberana.

    ResponderExcluir
  9. (parte 4)
    Quanto à direita reacionária ser convidada para intervir na coréia e no Vietnã, é meio que suspeito. Faz-me lembrar o convite dos Iraquianos - deixe-me lembrar... A ta. 51% da população pediram a invasão. Foi o que apontou as pesquisas. Feitas pelo próprio Tio Sam. Poupe-me dessa também – a, tem também o convite dos Afegãos, parece que o mundo inteiro gosta desse Tio não é mesmo? Ele está sempre sendo convidado para extrair veneno. Ou será petróleo? Gás natural, Urânio... Essas coisinhas que não tem tanto valor.
    Você de fato sabe por que Cuba lutou em Angola? Conhece a saga Angolana? Vou te falar se Cuba não fosse a Angola, ela hoje pertenceria à África do Sul. Da mesma forma que a Namíbia pertencia. Graças à atuação heróica de Cuba, Angola e Namíbia se tornaram independentes. Quanto aos mutilados, foram as armas e as minas da democracia capitalista-burguesa-Norte Americana que andaram por lá.
    Quanto a Pol Pot, poucos homens no mundo tiveram a coragem e bravura, de enfrentar uma monarquia sanguinária que dominava o Camboja. Poucos foram tão ousados ao desafiar os reacionários capitalistas do ocidente, e apoiava o fascismo monárquico que escravizava o proletariado e campesino daquela pequena e pobre nação. Poucos foram tão grandiosos! A escola, com doutrina burguesa, escondeu dos jovens os massacres Norte Americano naquela parte do mundo. Em 1964, os americanos bombardearam o Camboja matando milhares de civis, apenas por suspeitar que vietnamitas estivessem em seu território. Ninguém ouviu falar da ditadura cruel de Non Lol, nos anos 70, apoiada e mantida pela democrática América que invade o país sob pretexto de manter um governo títere. Os EUA desencadeiam o maior bombardeio de todos os tempos contra o país. Foi 400 mil toneladas de bombas descarregadas pelos democráticos B-22, o equivalente a sete bombas atômicas. Eles chamaram de bombas libertárias. Esse é o projeto da burguesia reacionária para os trabalhadores do mundo. Que ironia. São essas bombas que deixam os mutilados que você se referiu. Sabe quantos trabalhadores foram mortos? 600mil! E outras 600 mil foram feridas. Bombas de napalm, desfolhantes químicos, e bombas de fragmentação. Centenas de aldeias foram destruídas, o país se transformou no maior deposito de minas explosivas ativas ate hoje. Para cada 267 habitantes, um foi mutilado por explosões. Devido aos constantes bombardeios no campo, pelos EUA, a população campesina migrou para as cidades provocando uma mortandade de milhões de pessoas inocentes, pela fome, devido à falta de produção. E Pol Pot é o responsável por isso, não é mesmo?
    Pol Pot de fato matou muitas pessoas. Em 1975, quando o KV toma a capital, Phnon penh com a ajuda dos trabalhadores, o comitê central da guerrilha ordena o fuzilamento de todos os membros do governo anterior, por mal tratos as populações pobres. Ordena a expropriação de todas as propriedades, e cria trinta mil cooperativas de agricultores. Campesinos que antes eram escravos tornam-se donos de sua própria produção. Foi um grande avanço para pessoas que viviam na escravidão feudal.
    Quanto à “fuga de cubanos para Miami”, tem muito de propaganda imperialista nisso. Imagine que se o governo cubano de fato desejasse impedir às tais fugas não o faria? A marinha cubana possui encouraçados, destróier, submarinos, helicóptero, e toda sorte de armas de guerra, um arsenal montada pela ex URSS. Seria muito fácil se desejasse afundar os barquinhos que “fogem do país” com os então, “exilados políticos”. Porque as tais “fugas” na

    ResponderExcluir
  10. (parte 5)

    verdade são consentidas por motivos puramente econômicos e não políticos. Não são poucos os cubanos em Miami que declararam a imprensa que estão lá por questões financeiras e não políticas, pelo embargo que priva o país de um desenvolvimento econômico mais acentuado. E quem de fato proíbe o transito de pessoas de um país para o outro, são a democracia Americana. Você já deve ter ouvido falar na lei Helms-Burton. Essa lei aprovada por um congresso “democrático” proibiu o livre transito de seres humanos, entre Cuba e EUA. (belo exemplo de liberdade não é mesmo?) ela foi aprovada em 12 de março de 1996. Se ela não existisse, os cubanos não precisariam “fugir”, entrariam e sairiam como sempre fizeram, antes dela. Agora espero que você compreenda melhor o porquê dessa situação que não tem nada a ver com o governo democrático cubano.
    Quanto ao seu amigo cubano, a situação dele é a mesma que de qualquer Brasileiro, Americano, ou Europeu. Nenhum cidadão pode deixar o seu país devendo ao governo. Isso é natural em qualquer regime político. Não há nada de especial nisso. Veja só, ele foi cuidado pela sociedade cubana antes mesmo de nascer. Teve um médico a sua disposição. Medicamento gratuito para manter sua boa saúde, teve escola de boa qualidade (reconhecidamente pela comunidade internacional), teve saúde gratuita por toda a vida, teve trabalho patrocinado pelo coletivo social, teve universidade de qualidade e gratuita, e depois que desfruta de tudo isso, se forma enquanto ser humano e vira as costas para o seu povo, a sociedade que suportou bravamente uma luta de morte, por ele, e tchau e bênção? Fica difícil não é amigo? Ele precisa repor o que lhe foi concedido de alguma forma. Se você receber financiamento do governo brasileiro e não paga, você também não recebe visto governamental para lugar nenhum do mundo. Isso é perfeitamente normal.
    Eu também concordo contigo quando você diz que a violação constitucional dos povos, não seja feita pela força das armas. Você lembra-se do Iraque não é? Do Afeganistão, de fato não concordo que governos sejam desestabilizados pelo mundo afora, como foram na coréia, no Vietnã, no Laos, Camboja, cuba, angola, Namíbia, Egito, líbia e tantos outros. Não concordo com o comportamento reacionário da burguesia internacional no assassinato de Salvador Allende (democraticamente eleito), na implantação de uma cruel ditadura no Brasil, Argentina e Uruguai. Na desestruturação da Nicarágua, Panamá, Costa Rica, Honduras e tantos outros ameaçados pela força das armas, de governos imperialistas, tiranos e reacionários. No entanto, quando os estados são mantidos apenas para dar sustentáculo ao patrimônio de uma burguesia, obscurantista e retrograda, quando a mansidão torna-se vã, a violência proletária é legitima!
    Quem atenderá em um bar? Essa expressão conota uma formação pequena burguesa. Você foi acostumado a ser servido não é mesmo? Experimenta fazer por você mesmo aquilo que te diz respeito. Como lavar tua própria roupa, cozinhar tua própria comida, lavar teus sapatos, arrumar a casa, lavra o banheiro, abrir a própria porta, servir sua própria bebida. Coisas simples que cabem a um ser humano. Você vai se sentir diferente, leve, livre, realizado. Vai se sentir feliz. Experimenta!
    No mais, um forte e sincero abraço socialista. É de graça, tá bom? Não precisa pagar por ele.

    ResponderExcluir
  11. (parte 1)
    Boa tarde Sicário.
    É um prazer tocar idéias contigo. Não precisa se desculpar por ofender, o desculpismo é produto da incerteza, e você não tem como saber se vai ofender ou, permita que o ofendido se diga ofendido. Poucas coisas me ofendem nessa vida, e a crítica construtiva ou não, com certeza não é uma delas. Apenas fiquei um pouco entristecido pelo fato de você rotular o meu comentário como “conversa fiada”. Isso é no caso anti-dialético, e pouco construtivo para uma pessoa com certo nível de esclarecimento como você. Talvez por ser um anti-vermelho, você se empolgue demais e acabe pendendo para um direitismo excessivo. O que não é bom. Porque lhe tira a capacidade dialética do debate e o joga no pântano da mesmice. Quanto ao lobo em pele de cordeiro, eu achei engraçada essa velha retórica direitista, pouco criativa, mais engraçada. Gostaria de tecer alguns pontos do seu comentário:
    Pela lógica de fato, o MST não é dono de nada, é apenas um movimento que dá suporte político e ideológico aos campesinos, para que os mesmos tomem posse das terras abandonadas e ou griladas. Os próprios campesinos também não são donos de nada, eles devem ter apenas a posse da terra para seu uso e fruto, quando morrerem, a terra deve passar para outro que dela necessite. Essa é a dialética materialista e histórica. Quanto às reintegrações de posse, elas de fato existem, e são expedidas a um custo financeiro promovido pela corrupção, que é inerente ao funcionamento do sistema judiciário burguês. Que também não enxerga nada além do direito absoluto da propriedade privada, além da inclemente criminalização, aos desprovidos de terras. Há também alguns casos de erro nas ocupações, avaliações mal feitas que culminem no insucesso da ação.
    Agora vamos devagar porque você fez um pouco de confusão no seu comentário abaixo:
    O que você deve estar se referindo quando diz: Invasão de laboratórios e destruição de pesquisas é o caso ocorrido em 2006, no dia internacional da mulher, quando mais de mil mulheres da via campesina invadiram e destruíram as pesquisas de transgenia da Aracruz Celulose. Primeiro as mulheres não mataram nenhum vigilante, apenas destruíram os embriões. Você teve sua opinião formada pela imprensa burguesa, que por sua vez estampou em suas manchetes a condenação antecipada dessas campesinas. Foi muito antidemocrático dar espaço a reação e negar ao outro lado as explicações. Não foram convidados os cientistas, nem a pastoral, nem universidades, pesquisadores independentes, nem mesmo as mulheres da via campesina para explicar os males que essa empresa vem causando a nosso país. Limitaram-se a condenação pura e simples. A pergunta que não quer calar: Porque elas fizeram a invasão? Esqueceram de formular essa pergunta não foi? Nem mesmo ouviram a agencia de noticias ambiental, o que seria o obvio, concorda? Não se deram ouvidos as notas do observatório da imprensa: “A questão, a raiz do problema, é o eucalipto. Sabidamente, essa árvore altera o solo e afeta a biodiversidade. E, mais que tudo: agrava as secas no Sul do continente. Porque o eucalipto precisa sugar toda a água possível, em seu redor, para se desenvolver. Em apenas sete anos, por aqui, o eucalipto já oferece a fibra necessária para fabricar papel. (observatório da imprensa).
    Vejamos a opinião da UFRGS: Finalmente, quem atenta contra a democracia neste País não são as agricultoras, que buscaram numa ação de último recurso chamar a atenção sobre um grave problema, e sim a grande imprensa, absolutamente comprometida com os interesses do capital e que omite as discussões sobre os problemas que interessam à população, e mais, quando o fazem são de uma parcialidade
    vergonhosa e repugnante.” (NEA/UFRGS)
    Parece que não são, só as campesinas que usam tratores para destruir, leia o relato de Dom Tomás de Bauduíno: “No dia 20 de janeiro deste ano, a empresa Aracruz Celulose S/A mobilizou helicópteros, bombas,armas e 120 agentes da Polícia Federal do Comando de Operações Táticas, vindos de Brasília para

    ResponderExcluir
  12. Marc
    Paulo

    Essa mania de culpar alguns pela desgraça e pobreza dos outros é uma forma que o governo tem de transferir a responsabilidade que seria sua (se tivesse).

    Além disso, há muita gente que já contribui muito mais do que gostaria, na forma de impostos e taxas.

    Ninguém é obrigado a ser ''bom moço'' de acordo com os supostos ou ingênuos esquerdistas.

    Não sou de esquerda (até porque isso não existe, no Brasil - é pura farofa), não pretendo ser defensora dos pobres e oprimidos, nem gosto de oferecer o que é meu a quem não tem condições de se manter. E - detalhe muito importante - sempre me lixei para dinheiro. Só tem um detalhe, se o dinheiro queo o direito de fazer com ele o quiser e bem entender, memo que seja uma fogueira.

    SE O GOVERNO E OS ESQUERDISDÓIDES 'SE PREOCUPAM COM OS POBRES', então QUE CUIDEM DELES.

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores