Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tentativa de Lula constranger o Estadão não funcionou.


Ao reagir a críticas feitas pelos jornais, L.I. os acusou de 'se comportarem como um partido político';  com a intenção de  desmerecer as informações sobre as patifarias governamentais. Como de hábito, L.I. procurou trocar o papel de acusado (justamente)  pela imagem de um pobre perseguido injustamente pela mídia.

Mas este conhecido recurso não funcionou desta vez.  O respeitado jornal O Estado de São Paulo respondeu à tentativa de constrangimento se mostrando bem à vontade para afirmar que É VERDADE, O ESTADÃO APOIA SERRA.  Pronto, foi resolvida a questão!  Se L.I. pensava que faria o jornal se encolher, envergonhado, por trabalhar de forma 'errada', provocou o efeito contrário.

O Estadão disse com todas as letras que apoia José Serra e ponto final.  O Editorial está completo no site http://www.estadao.com.br/noticias/geral,editorial-o-mal-a-evitar,615255,0.htm.

*

Abaixo trechos do Editoral (quase completo)

Lula, que tem o mau hábito de perder a compostura quando é contrariado, tem também todo o direito de não estar gostando da cobertura que o Estado, como quase todos os órgãos de imprensa, tem dado à escandalosa deterioração moral do governo que preside.

E muito menos lhe serão agradáveis as opiniões sobre esse assunto diariamente manifestadas nesta página editorial. Mas ele está enganado. Há uma enorme diferença entre “se comportar como um partido político” e tomar partido numa disputa eleitoral em que estão em jogo valores essenciais ao aprimoramento se não à própria sobrevivência da democracia neste país.

Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República, e não apenas pelos méritos do candidato, por seu currículo exemplar de homem público e pelo que ele pode representar para a recondução do País ao desenvolvimento econômico e social pautado por valores éticos. O apoio deve-se também à convicção de que o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o País.

... é o responsável pela invenção de uma candidata para representá-lo no pleito presidencial e, se eleita, segurar o lugar do chefão e garantir o bem-estar da companheirada. É sobre essa perspectiva tão grave e ameaçadora que os eleitores precisam refletir.

... O que o eleitor decidirá de mais importante é se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção.

... Lula e seu entorno primam pela escolha dos piores meios para atingir seu fim precípuo: manter-se no poder. Para isso vale tudo: alianças espúrias, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, mistificação e, inclusive, o solapamento das instituições sobre as quais repousa a democracia – a começar pelo Congresso.

...  se entrega descontroladamente ao desmando e à autoglorificação? Este é o “cara”. Esta é a mentalidade que hipnotiza os brasileiros. Este é o grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: “Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?”

Este é o mal a evitar.


A reação diminui 
a auto-confiança dos agressores 



15 comentários:

  1. Julia Schaeffer, Curitibasegunda-feira, 27 setembro, 2010

    Esse é o papel da imprensa? Tomar partido e tentar com acusações levianas prejudicar um candidato em favor de outro? Sempre achei que a imprensa deveria simplesmente informar, sem emitir opniões.
    Lula tera total apoio do povo se fazer o que Hugo chaves ta fazendo, é bem merecido, e, quem podera condena-los?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Estadão. Tem o total apoio de todos que acreditam na Democracia.

    ResponderExcluir
  3. JULIA, vamos por parte

    1 – jornal do gabarito do Estadão jamais faria acusações levianas, porque perderia a credibilidade e os leitores.

    2 - Pois eu sempre achei que o papel de um presidente da república fosse governar o pais e não fazer marketagem, muito menos agressiva e grosseira.

    3 - Se o próprio presidente da república não se restringe ao seu papel e pode ir às ruas, palanques, rádio e TV emitir opinião, porque um jornal deveria se restringir a informar e não teria direito de dar opinião?

    3 – É compreeensível que um povo como o nosso dê apoio a um presidente que faça o que faz Hugo chaves. É, de fato, bem merecido, como diz você.

    NOTA> Como meu blog já fez as malas e se mudou de país, o estilo Hugo Chaves não me preocupa. Só lamento que um dia volte a censura... para outros.

    Um abraço, Ju

    ResponderExcluir
  4. Majju

    Bato palmas para o Estadão. que já teve artigos censurados há pouco tempo.

    Pode acreditar: a reação diminui a vaidade e a auto-confiança dos agressores.

    ResponderExcluir
  5. Julia Schaeffer, Curitibasegunda-feira, 27 setembro, 2010

    Então é esse o papel de um jornal? Parabéns moça...
    1 – jornal do gabarito do Estadão jamais faria acusações levianas, porque perderia a credibilidade e os leitores.
    Querida ele ja perdeu..
    Quem ainda acredita nesse jornal? só voces né

    ResponderExcluir
  6. Julia, se o Estadão já perdeu a credibilidade, então vamos ver quando ele vai fechar, porque um jornal não consegue se manter sem leitores.

    Mas você esqueceu de comentar o outro lado: verdadeiro papel do mais alto cargo do país que é a presidencia da república.


    Interessante, esse "querida" é bem no estilo da candidata petista quando se dirigia a repórteres lhe faziam perguntas, vamos dizer... incômodas.

    ResponderExcluir
  7. Julia, amanhã vou dedicar uma página especialmente a você. E contra o preconceito aos burgueses.

    ResponderExcluir
  8. Rss... vejo na seguinte ótica...
    O jornal cumpre com sua função social.
    Divulgar, denunciar ou provocar, são atributos jornalísticos, isso pode e deve ser exercido por alguém.
    Ver Lula, ficar irritadinho, me deixa em estado de choque. Afinal, Lula sempre lutou para que a imprensa neste país tivesse voz ativa e participativa.

    Concordo em termos que alguns veículos são extremamentes partidários (como o caso do jornal Estadão, mas que mal tem nisso?

    A globo por milhoes de vezes mostrou apoio ao governo tucano, e sempre bateu em Lula, agora idolatra Lula e arrebente com os bicudos tucanos.

    Sempre a imprensa nacional está de algum lado.

    Mas quem está do lado do povo?
    ein ein ein?

    Vejamos as próximas manchetes e escandalos...rs..

    São trágicos, mas me divirto.

    Sinceros e Fraternos Abraços.

    Anderson Leite Lima.

    OBS JUREMA, nunca abandonará a política, nem mesmo por seu marido, isso está no sangue, poucos são os que realmente amam fazer políticas.

    E voce é inevitavelmente, uma dessas pessoas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Estadão. Vocês são os melhores e maiores. Parabéns, mais uma vez. O povo agradece

    ResponderExcluir
  10. Jurema...voce quer as fotos da Dilma em um jantar com dona lili marinho?...posso enviar...
    Quando isto ocorre Lula fica irradiante, mas basta qualquer jornal falar a verdade (deles) sobre a cambada petista, que Luiz Inácio fica logo maluquinho.

    Desce do palco lula...o que mata o homem é a arrogancia e o sentimento de superioridade demasiada.

    Lembre-se, embora tenha conseguido uma aposentadoria de ex presidente recebendo 11 mil por mes, carros oficiais e seguranças (policiais federais) continua o mesmo metalurgico torneiro mecanico.
    A única diferença e que voce nao perdeu o dedo (de propósito) como na vez anterior, desta vez voce apenas tornou o lulinha (seu filho) bilionário.

    basta por hoje!

    ResponderExcluir
  11. O ESTADÃO SÓ ASSUMIU DEPOIS QUE LULA FALOU. SE LULA NÃO FALASSE NADA ELES CONTINUARIAM A ESCONDER.

    E CONTINUARIAM A PASSAR INFORMAÇÕES DE CAMPANHA DE SERRA COMO SE FOSSEM MATÉRIAS ISENTAS E APARTIDARIAS... E O POVO BOBO AINDA IA NA ONDA.

    TÁ PENSANDO QUE SOMOS BOBO É ESTADÃO?

    RESTA SABER AGORA SE A FOLHA SP E A VEJA VÃO TER ESSA CORAGEM


    AHAHAHAHAHAHAHAHHA

    KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. Myra,

    O tipo de pessoas que lêem os meios de comunicação que você citou estão interessadas nas notícias verdadeiras, não em coisas camufladas.

    Nem seria necessário o Estadão assumir que é favorável ao José Serra, porque é óbvio para quem lê este jornal. Além disso, L.I. se referiu à imprensa de modo geral. Se o Estadão não estivesse disposto a desafiar o autoritarismo presidencial, bastava náo escrever nada.

    Posso te dar uma sugestão? Evita terminar seus comentários com esse AHAHAHAHAHAHAHAHHA
    KKKKKKKKKKKKKK. É muito deselegante.

    ResponderExcluir
  13. A obrigação dos meios de comunicação é esclarecer aos eleitores para votarem no melhor candidato,na presente eleição é melhor dizer menos pior candidato.
    Essa turma fanática e obtusa não consegue enxergar o óbvio e parte para a agressão.A ignorância leva a essa necessidade mórbida de aparecer de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  14. Anderson, se puder enviar as fotos agradeço.

    Um abração, Ju

    ResponderExcluir
  15. Qual dessas duas ignorantes será aquela que se dizia atriz e dubladora no antigó Fórum?

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores