Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sábado, 2 de outubro de 2010

A escalada da pobreza (de espírito) - parabéns a Guilherme Fiúza

A ARRUMAÇÃO DO TEXTO,
COM IMAGENS PARA ENFATIZAR ALGUNS
TRECHOS SERÃO COLOCADOS MAIS TARDE

A escalada da pobreza (de espírito)
GUILHERME FIÚZA

 
O último debate entre os presidenciáveis na TV, com seu clima de chá de senhoras na Confeitaria Colombo, produziu uma única certeza: a opinião pública está morrendo.
 
Os candidatos não falam com ninguém.
 
Falam com as pesquisas. E como as pesquisas são cada vez mais imunes ao que acontece na vida real, o debate na TV Globo foi uma espécie de horário eleitoral gratuito coletivo. Perguntas, réplicas e tréplicas compuseram uma animada conversa de surdos.
 
Cada um com seu monólogo ensaiado, falando diretamente ao coração do seu marqueteiro, olho no olho.
 
Foi assim, nessa conjunção de mundos límpidos e sem conflitos, que sumiu na paisagem a grande ausente do debate.
 
Erenice não deu as caras. E dessa vez não foi culpa dela. A fiel escudeira de Dilma Rousseff fez tudo certo para protagonizar a reta final da campanha.
 
Empenhou seus familiares e simpatizantes, em diferentes graus de parentesco, para exibir por completo a doutrina petista de privatização do Estado. Com sua coleção de indícios de tráfico de influência, manteve o lema revolucionário de endurecer sem perder a prepotência jamais, chamando o candidato adversário de "aético" e "derrotado" em nota oficial. Mas o Brasil é magnânimo.
 
Já começou a esquecer que teve uma Erenice na chefia da Casa Civil.
 
Se Erenice Guerra, a breve, fosse só um acidente na República dos companheiros, melhor mesmo seria deixá-la despontar para o esquecimento.
 
O problema é o quanto o estilo Erenice diz sobre Dilma - essa desconhecida com cerca de 50% das intenções de voto.
 
A ministra que Lula teve que "suicidar" a menos de um mês das eleições seria, por assim dizer, o homem forte do governo Dilma. Com o escândalo já cheirando mal a céu aberto, a candidata petista ainda tentou salvar sua protegida, classificando de "factoide" a revelação das peripécias de Erenice na penumbra do Planalto. O factoide custou a cabeça da ministra, mas Dilma continuou firme: "Não vi nenhuma ação inidônea da ex-ministra Erenice." Quanto desse tipo de idoneidade tomará posse junto com Dilma Rousseff, se eleita? O Brasil não quer falar sobre isso agora. Prefere esperar pelo futuro tomando seu chá na Confeitaria Colombo.
 
Como foi possível a Dilma entrar e sair do debate na Globo sem ouvir o nome de Erenice? Como foi possível à candidata de Lula desfilar na TV para milhões de brasileiros sem dar uma única explicação sobre a propensão fisiológica, autoritária e conspiratória de seu projeto político, flagrada no caso Erenice? É simples. Os bem-pensantes estão convencidos de que o povo não sabe o que é Casa Civil. Não adianta falar de tráfico de influência, porque o povo também não entende. Aliás, o povo também não sabe o que é violação de sigilo fiscal. Será que o povo sabe o que é falcatrua? Possivelmente sim, mas não liga o nome à pessoa. Ligar Erenice a Dilma, então, nem pensar.
 
Segundo essa doutrina, para ser ouvido pelos brasileiros, o candidato de oposição José Serra, por exemplo, tem que se apresentar como Zé, filho de feirante. No Brasil emergente da era Lula, a pobreza é quase um diploma.
 
E a ignorância enseja carinho e condescendência. Independentemente de seus atos, o presidente sociólogo desperta antipatia; o presidente operário desperta orgulho. E assim o país vai reduzindo suas desigualdades: orgulhando-se de falar a língua inteligível pelos que não sabem falar, substituindo brilhantismo por bom-mocismo.
 
Estudiosos formados nas melhores escolas do Rio e de São Paulo produzem estudos confirmando um novo Brasil descoberto em 2003. O proselitismo lulista envaidece a elite envergonhada.
 
Na FGV, no Ipea, na USP, na Unicamp proliferam os papers deslumbrados com a nova classe C que não lê jornal e vai ao shopping.
 
De que vale saber quem fundou a estabilidade econômica, ou o que é Casa Civil? Essas coisas não cabem na fábula do filho do Brasil, com seus mais de 80% de audiência. O freguês tem sempre razão. Rumo ao Oscar.
 
O presidente operário está tirando o Brasil da pobreza, e legará sua obra social à primeira presidenta do país.
 
Soa bonito, melhor não contrariar.
 
Ainda assim, sem querer ofender o arrastão do bem, caberia perguntar: um país que perde discernimento, que compactua com a falta de esclarecimento, que não fala o que os emergentes da classe C supostamente não vão entender, que faz debate de mentirinha para não perturbar o sono da opinião pública, está saindo da pobreza para onde? A indiferença nacional com o caso Erenice é um indicador seguro de elevação da pobreza - pobreza moral, cultural, cívica. A imprensa flagrou a pobreza de espírito dos que chegam ao poder para "se servir", como disse o próprio Lula sobre Erenice. Mas, como alertou o Verissimo, foi tudo uma tentativa de impedir a vitória da Dilma.
 
É o velho Fla-Flu ideológico - a face mais pobre do Brasil. E aí não há Bolsa Democracia que dê jeito.





11 comentários:

  1. Amanhã é o dia de mais uma batalha que estamos travando por um Brasil mais ético, com mais justiça social, com mais honestidade por parte de nossos governantes.

    Amanhã deveremos optar por dois caminhos.

    O primeiro, com Dilma e o PT, continuam nos levando rumo ao atraso, a ditadura do proletariado, rumo as forças que conduzem a morte e não a vida.

    O segundo é o caminho que nos direciona para o desenvolvimento, para a consolidação de nossa democracia, para a liberdade, para as forças que conduzem a vida.

    Nestes últimos oito anos de governo petista vimos nossos impostos subirem a 38% do PIB.

    Vimos prosperar as nulidades e a corrupção, a impunidade a demagogia.

    Temos como candidata oficial do governo uma nulidade, que sabe, pelo menos, que na Inglaterra eles são ingleses.

    Temos um presidente e uma candidata que diáriamente cometem crimes contra a Constituição e as leis do Brasil. Que enriqueceram ilicitamente às custas do dinheiro do povo.

    Nosso sistema de saúde é um desastre completo. Nossa qualidade de ensino uma vergonha mundial, a insegurança pública causa a morte de milhares de jovens todos os anos, a seguridade social é indigna.

    Agora só depende de cada um de nós.

    No entanto a luta não termina com estas eleições. Independentemente dos resultados finais a guerra por um Brasil ético e com justiça social continua.

    O que vamos definir é se esta guerra vai levar mais tempo ou menos tempo.

    Vamos enfrentar de frente, como a ilustração, sem medo, sem piscar, estes mafiosos que dominam o Brasil hoje.

    OU FICAR A PÁTRIA LIVRE DE LULA, DE DILMA E DO PT OU MORRER PELO BRASIL

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Ju!

    Belo trabalho que durante essas prévias você fez. Tenho certeza que muitos sob sua batuta reviram o voto que era certo.

    Que o Brasil seja livre e transparente!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  3. Chiste, diz:

    O perder o bom combate a gente aceita e respeita até o vencedor... mas quando percebemos que fomos enganados DESONESTAMENTE pelo vencedor saqueando os cofres publicos, isso a gente não vai esquecer o papel de palhaço que passamos: ELE É O CARA O CARA DE PAU MAIS SACANA QUE SURGIU NESTE PAIZ

    QUEM DÁ O TAPA ESQUECE, MAS QUEM RECEBE NUNCA ESQUECE

    ResponderExcluir
  4. Ju

    Há algum tempo atrás você peerguntou onde estava o eleitorado evangélico. Se nós iríamos aceitar o aborto e outras abominações.

    Aqui está nossa resposta! Divulgue.

    Dilma Rousseff (PT) perdeu votos particularmente entre os eleitores evangélicos durante o mês de setembro e, no mesmo período, sua rejeição nessa parcela do eleitorado aumentou mais de 50%.

    Agora eu é quem te pergunto. Onde estão os Católicos? Eles vão aceitar tudo isto que Dilma representa e que são contrárias as coisas de Cristo?

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga. Publiquei no meu blog dois vídeos do youtube que desmascaram essa mentira de que o PT e Dilma não defendem o aborto. Boa votação. Abraço.

    http://comunismonuncamais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Primeiro parabéns a Laguardia, Jú, GT Melo, Calil e muitos outros que doaram parte de suas horas buscando abrir os olhos dos brasileiros para este perigo.
    Como eu dizia só se aparecer alguém com dinheiro suficiente para ir de casa em casa dando o dobro do bolsa família se mudaria o resultado desta tomada do poder pelo vil metal.
    Lutamos, esperemos que os gritos de sigam a Cristo tenham sido ouvidos.
    Fora isso nada impedirá que o Brasil se torne vermelho.
    Nem a vergonha do STF, dos roubos, das marcautaias, impedirá.
    Que Deus seja louvado!
    Viva o Brasil!

    ResponderExcluir
  7. Jurema...chegou a hora querida.
    Logo mais votarei 43 para presidente.
    Voce votará Serra 45.
    E o mais triste é que está quase certo do PETRALHA 13 vencer.

    É uma derrota maiuscula da democracia brasileira.
    Chegou a hora de discutirmos idéias concretas e agirmos com projetos para melhorar este país.
    Conto com sua participação.

    Parabéns ao blog "A casa da mãe Joana" por debater e defender suas idéias.
    Espero que este blog tenha a mesma força para buscarmos um novo rumo para o BRASIL.

    Sinceros e fraternos abraços.

    Anderson Leite Lima

    ResponderExcluir
  8. O Blog Chumbo Grosso da cidade de Garanhuns-PE, postou uma quantidade enorme de frases que marcaram toda a campanha da anta da Dilma. É na jugular... Vale a pena dá uma espiadinha.

    www.pinheiro.chumbogrosso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gente, embora a possibilidade seja bastante assustadora, conto com vocês.

    Existe um método infalível: quando alguém fala grosso, você grita mais alto (mesmo que a voz seja fina).

    ResponderExcluir
  10. Quanto a pergunta sobre católico é so ler as cartas da SNBB Agora os falsos católicos certamente como os falsos Evangélicos farão ouvido de mercador ou dirão não li.E me parece que tem muitos cristãos apoiando isto inclusive candidato evangélico dizendo tem de fazer presbicito para enganar o povo mas a Deus não enganam

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores