Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quem nasceu para Lula, jamais será Richelieu






I - Alguns dados retirados do site

II - LI tem condições para ser considerado uma eminência parda?


- I  -

Eminência parda é o indivíduos que exerce o poder por baixo dos panos.  Não são o poder legítimo, pois não foram eleitos ou designados, mas, no fundo,  são eles quem mandam.  
 

França:  Richilieu.  O cardeal  foi primeiro ministro de Luís XIII.   Um sujeito astuto que teria sido o verdadeiro governante da França na época.  

Rússia: Rasputin. monge da Igreja Ortodoxa, conselheiro, feiticeiro, hipnotizador (!) Chegou a ser classificado como "mensageiro de Deus" pela czarina Alexandra Fedorovna influenciar ocultamente a Corte
*
Brasil:   
Chalaça, Francisco Gomes da Silva.  Confidente, assessor, braço direito de D Pedro I.  Exatremamente influente, nomeava  ministros e secretários. Era uma espécie de secretário particular.  Além de "perfeito administrador, prestava outros servicinhos, como arregimentar belas mulheres. A mais fascinante de todas surge na vida de D. Pedro exatamente nesta viagem a São Paulo e se chamava Domitília de Castro Canto e Mello, que mais tarde receberia o título de Marquesa de Santos".     

Golbery do Couto e Silva. Teve grande poder na época da Ditadura Militar (1964-85). Se destacou como a figura do general  que teroa arquiteto todo o regime militar. Golbery não dava entrevistas, não trepava em palanques, não gritava EU QUERO ou EU NÃO QUERO, não procurava a imprensa para ser entrevistado, nem mesmo para desmentir a fama de emenência parda que lhe era atribuída.    Porém, é bem estranho que  sua  'tarefa' fosse  constantemente divulgada na mídia, em plena censura na era da ditadura.   Parece que estamos para conhecer o peso da verdadeira censura.
*
- II -

Emocionalmente, LI se recusa a deixar o maior cargo da Nação.  Perder a Presidência é inaceitável para o ego do alucinado  LI.  Talvez seja esse o motivo para sair berrando aos quatro ventos que a eleita foi ela, mas quem vai continuar mandando é ele.  Afirmar, acintosamente, sem o menor constrangimento, que ELE NÃO QUER este ou aquele nome para determinado ministério, dar palpites aos quatro ventos, como jamais faria  qualquer verdadeira eminência parda, tem apenas duas explicações:   ignorância ao impor uma situação tão vergonhosa à futura presidente ou, então, comprovar seu estado mental enlouquecido.

Caso LI respeitasse a próxima presidente, ele poderia conversar com ela entre quatro paredes e sugerir suas preferências,  sem desmoralizá-la  publicamente. LI está desmerecendo a presidente X - Dilma, a incógnita.

Mas é natural que LI faça isso.  É um hábito de LI  atropelar tudo o que estiver à sua frente.  A ele o que interessa é aparecer.


Vamos às apostas: 
Estamos diante da ignorância
ou da loucura descontrolada de LI?





2 comentários:

  1. Na época do Richelieu já existia isopor? A propósito, retomei o projeto do blog. Devagarzinho vou aprendendo. Vi que tinha uns comentários seus de tempos. Agora vou vê-los de novo. Grato.Beijo Prá você.
    Ah! Tenho passado aqui quase todo dia.

    Estou ficando mais cibernético

    http://juntandomeusamigos.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/ajuricabat
    @ajuricabat
    ajuricabat@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Hummmm tá parecendo Botafoguense....um chororó interminável....
    Bola pra frente Jurema...
    Apartir desta segunda vou escrever diáriamente no meu blog...e visitarei o seu com mais frequencia...

    Sinceros e Fraternos Abraços.

    Anderson Leite Lima

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores