Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Guilherme Fiuzza e seus problemas alimentícios

O artigo de Guilherme Fiuzza ("Passeatas de feriado acabam em pizza"),  escrito numa revista nesse fim-de-semana, foi um grande erro.
De início,  considerou a  manifestação como um fracasso, pois, segundo ele, terminou em pizza, o que não é verdadeiro.  

A manifestação contra a corrupção, que ainda está no início, é uma mobilização social e não política, como foi o caso da passeata dos caras-pintadas.  E todos sabemos que a capacidade dos políticos  para 'angariar' enorme número de pessoas é tão grande quanto cara.   Além disso, o fato de brasileiros, até então passivos, se animarem a ir às ruas diversas vezes, para demonstrar seu descontentamento com a situação indecente atual, já é motivo para orgulho de todos nós.  Motivo para qualquer colunista bem intencionado procurar incentivar a manifestação ao invés de denegri-la.

O colunista poderia até pensar dessa forma, afinal cada um tem o direito de pensar da forma que quiser, mas jamais poderia colocar esse tipo de pensamento numa revista para que muitos lessem. Sendo colunista, Guilherme Fiuzza sabe o impacto da mídia e seu poder de convencer determinados leitores de que preto é branco. 

Para os incrédulos ou os antipatizantes do movimento todas as ruas deveriam ter sido invadidas e bloqueadas por manifestantes.  Ao pensar assim, em relação a um movimento  que está começando, estão agindo como se exigissem de um bebê que ele dançasse tango.  Certamente quem pensa assim, nem compareceu à manifestação "para bloquear as ruas".

Trechos infelizes do artigo de Guilherme Fiuzza:
-  novos ativistas da ética vão fazendo seu chamado pelas redes sociais, varrendo o país com uma nova onda: a rebeldia inofensivaÉ natural que a 'rebeldia' do movimento seja inofensiva, afinal não faz parte de nenhum grupo Var-Palmares.
- Os parlamentares poderiam ter devolvido a pizza aos manifestantes, simbolizando "os protestos que não dão em nada".
- ... esses desfiles são diversão garantida. Mais confortável assistir pela televisão a esse carnaval fora de época.  Só a incredulidade no seu próprio poder, como povo, ou a péssima intenção vê a mobilização contra a corrupção como um carnaval.
-  assistir, numa boa, a um protesto genérico "contra os corruptos" (talvez os de Marte).  Mas é claro que é genérico, pois é tão genérico quanto a safadeza que abrange o Congresso, o Tribunal de Justiça, o STF e todos os órgãos a eles vinculados.  Impossível não ser genérico!



Quanto a um provável problema alimentício que abala o colunista,  podemos até dizer que a mobilização foi, de fato, uma enorme pizza, uma pizza tamanho família, crocante, com  queijo derretendo e muito molho.  Mas, fazer o quê, não é mesmo?  Quem não gosta de pizza... que coma alface.



2 comentários:

  1. Não devemos fazer publicidade do que certos imbecis dizem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alberto. Também acho. Por isso não coloquei o texto inteiro nem o nome da Revista.

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores