Enviado por Edson Carmona
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm."
(Corintios 6:12)
"Corrupção é uma doença crônica, contagiosa e incurável."
Corrupto: do latim corruptus, corrupto, podre, estragado, infectado, viciado. O étimo é o mesmo de corromper, do latim corrumpere, deixando implícito que é ação feita em companhia de alguém, o corruptor, do latim corruptore, e está presente também em interromper, do latim interrumpere, quebrar a continuidade, atrapalhar. Quando a palavra corrupto entrou para a língua portuguesa, no século XV, prevaleciam os significados e sentidos de podre, adulterado, alterado.
Nos dias atuais, seja como adjetivo, seja como substantivo, corrupto passou a ser aplicado ao indivíduo que desvia verbas, que adultera contratos, falsifica documentos, assaltando o erário, naturalmente com a cumplicidade do corruptor, entretanto usualmente ausente das notícias e às vezes tratado como herói por denunciar aquele a quem ajudou a corromper.
São designados corruptos também uns crustáceos decápodes — semelhantes a caranguejos, com cinco pares de patas. Têm essa designação porque são muitos, quase não aparecem e são difíceis de capturar. Quando encontrados, os pescadores os usam como iscas para pegar peixes maiores.
- Câncer em latim é caranguejo. O tumor recebe tal denominação porque sua forma lembra o crustáceo, mas ninguém diz de alguém que tem câncer, que tem caranguejo.
- Laringe: do grego laryngos, genitivo de lárynx, localiza-se entre a faringe e a traqueia, onde estão as cordas vocais, peças importantes do aparelho fonador.
- Hospital: do latim hospitale, significa originalmente casa de hóspedes. Portanto, cada um se hospeda justamente onde NÃO MERECE.
O ex-presidente Lula (65), com câncer na laringe, recebe tratamento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Entre os clientes da instituição estão políticos e personalidades do mundo empresarial. A maioria do povo se trata na rede hospitalar conhecida como SUS (Sistema Único de Saúde), criado pela Constituição de 1988 e regulamentado nos anos 1990. Nos termos médicos, predominam o latim e o grego.
As charges aproveitas para montagem serão colocadas depois
BOM FIM DE SEMANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião dos leitores