da Primeira Batalha dos Guararapes,
considerada a origem do
Exército Brasileiro e da nossa Nacionalidade.
Nossas homenagens aos bravos heróis de Guararapes: Francisco Barreto de Meneses, comandante das tropas luso-brasileiras; João Fernandes Vieira; André Vidal de Negreiros; Felipe Camarão; Henrique Dias; Antônio Dias Cardoso e tantos outros soldados da nossa História, que lutaram e derramaram o seu sangue para a expulsão do invasor e formação de uma nova Pátria.
No dia 23 de maio de 1645, no Engenho São João, 18 líderes insurretos firmaram este compromisso imortal:
"Nós, abaixo assinados, nos conjuramos e prometemos, em serviço da liberdade, não faltar a todo tempo que for necessário, com toda ajuda de fazendas e de pessoas, contra qualquer inimigo, em restauração da nossa pátria;
para o que nos obrigamos a manter todo o segredo que nisto convém,
sob pena de quem o contrário fizer, será tido como rebelde e traidor
e ficará sujeito ao que as leis em tal caso permitam".
Surgia, assim, pela primeira vez no Brasil, a palavra pátria, e a firme disposição de instaurá-la, a despeito mesmo de interferências contrárias de Portugal.
Palavras do Marechal Mascarenhas ao depositar os louros da vitória da FEB nos Montes Guararapes:
"Nesta colina sagrada, na batalha vitoriosa contra o invasor, a força armada do Brasil se forjou e alicerçou para sempre a base da Nação Brasileira.
a
Daqui ela partiu e chegou a Monte Castelo, Castelnuovo, Montese e Fornovo. Na qualidade de comandante da FEB deponho no Campo de Batalha de Guararapes os louros que os soldados de Caxias alcançaram contra tropas germânicas nos campos de batalha do Serchio, dos Apeninos e do Vale do Rio Pó."
a
Fraterno abraço. Osório
PARABÉNS AO EXÉRCITO PELA DATA DE HOJE
E A TODAS AS FORÇAS ARMADAS
QUE REPRESENTAM A VERDADEIRA FORÇA DO NOSSO PAÍS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião dos leitores