Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Socialismo cai junto com o Muro

"Mr. Gorbachev, derrube esse muro"
Palavras de Ronald Reagan,em l987, presidente americano .
 
 
 
reproduçãoO povo alemão  viu a cidade  de Berlim  ser dividida por um enorme muro que significava a rivalidade entre dois lados alemães onde cada um - o lado Leste e o lado Oeste - era governado por regimes antagônicos. Cada lado era regido por politicos ideologicamente inimigos.
 
 
Esse enorme muro, o muro de Berlim, foi uma parede grosseira que se impôs durante 28 anos, mantendo as duas metades alemãs afastadas.  Ao cair, serviu, também, como um verdadeiro atestado do fracasso do socialismo .

Antes de construir um muro pergunto sempre
quem estou  murando e quem estou deixando de fora."
Robert Frost


***
 
Na manhã do dia 13 de agosto de 1961, a população de Berlim, próxima à linha que separava a cidade em duas partes, foi despertada por barulhos estranhos, exagerados. Ao abrirem suas janelas, depararam-se com um inusitado movimento nas ruas a sua frente. Vários Vopos, os milicianos da RDA (República Democrática da Alemanha), a Alemanha comunista, com seus uniformes verde-ruço, acompanhados por patrulhas armadas, estendiam de um poste a outro um interminável arame farpado que alongou-se, nos meses seguintes, por 37 quilômetros adentro da zona residencial da cidade. Enquanto isso, atrás deles, trabalhadores desembarcavam dos caminhões descarregando tijolos, blocos de concreto e sacos de cimento. Ao tempo em que algum deles feriam o duro solo com picaretas e britadeiras, outros começavam a preparar a argamassa. Assim, do nada, começou a brotar um muro, o pavoroso Mauer, como o chamavam os alemães.

 
A Divisão Original

reprodução
Berlim divida em 4 setores

Berlim fora conquistada pelo Exército Vermelho em maio de 1945. De comum acordo, acertado pelo tratado de Yalta e confirmado pelo de Potsdam, entre 1944-45, não importando quem colocasse a bota ou a lagarta do tanque por primeiro na capital do III Reich, comprometia-se a dividi-la com os demais aliados. Desta maneira, apesar dos soviéticos tomarem antes a cidade, e também um expressivo território ao seu redor, tiveram que ceder o lado ocidental dela para os três outros membros da Grande Aliança, vitoriosa em 1945. Assim Berlim viu-se administrada, a partir de 8 de maio de 1945, em quatro setores: o russo, majoritário, o americano, o inglês e o francês. Com o azedar da relação entre os vencedores, em 1948 as quatro zonas reduziram-se a duas: a soviética e a ocidental. Em seguida, Stalin decidiu-se por um bloqueio total contra a cidade em represália ao Plano Marshall, que visava promover o reerguimento econômico da Europa destroçada pela guerra. Todas as estradas de rodagem e de ferro que ligavam Berlim com a Alemanha Ocidental foram então fechadas pelos soviéticos, na tentativa de fazer com que os aliados ocidentais desistissem da sua parte na cidade. Ou saíam ou os berlinenses morreriam de fome e frio.
 
 

Um comentário:

  1. Quando um petralha faz a releitura da história, baba de raiva por não poder realizar a mesma coisa novamente só que aqui na amérdica do sur. O que chegou mais perto desse modelo arqueológico de governar foi a venezuela através do falecido bufão hugo chaves. Cú-ba não conta porque aquilo não é um país é uma ilha presídio!

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores