Pressionada, Dilma cedeu. Aceitou que a Lei de "Acesso à Informação Pública" seja limitada com a possibilidade de manter sigilo eterno de alguns documentos públicos. No texto inicial, as informações ultrassecretas deveriam ficar guardadas, no máximo, por 50 anos.
Contradições escabrosas:
- o que é público é totalmente de domínio público.
- somos donos de toda e qualquer informação sobre aqueles que nos representam.
- o próprio nome da lei impede que haja sigilo no que podemos saber (e nos devem informar). Portanto, há duas alternativas: ou cancelem a tal lei, ou alterem seu nome. Podem chamá-la, por exemplo, de "Lei de acesso à Desinformação Pública.
A pressão que fez Dilma voltar atrás no que vinha exigindo - tão ardorosamente que até parecia uma forma de vingança sofredor X seus algozes - partiu do Itamaraty e das Forças Armadas, além de Fernando Collor e José Ribamar,o Sarney. Todos dois sabidamente desonestos. Apesar de que a desonestidade que provocou o impeachment de Collor é brincadeirinha perto das trapaças feitas atualmente pela desclassificada classe política.
Aliás, Collor e José Ribamar,o Sarney, agiram escandaradamente para impedir que documentos fossem revelados, dentre eles, os produzidos em seus mandatos. Alegação de José Ribamar: o sigilo seria uma precaução para ""não reabrir feridas do passado"". Se feridas fossem motivo, seria mais lógico que comprassem um Merthiolate.
O recuo da presidente possibilitando o sigilo eterno de documentos supostamente públicos é motivo para grande revolta dos historiadores. que se tornam impedidos de chegar ao âmago da ... sujeira nacional.
Por falar nisso, onde anda a transparência
tão preconizada atualmente com a finalidade de tapear 'trôxa' ?
Piadinha de fim de página (bem de acordo com uma das charges abaixo)
O segredo da minhoca
O avô observa o neto brincando no quintal e vai perguntar o que ele está fazendo.
O neto diz:- Enfiando as minhocas de volta para a toca delas…
- E como é que você consegue, meu neto, o bicho é todo molenguento?
- O segredo vovô!
- Te dou dez reais para você me ensinar a fazer isso.
- Bem eu passo laquê, espero secar esticando a minhoca… aí é só colocar no buraco.
- Toma os dez reais…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião dos leitores