Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos,
porque a história de nossos políticos
pode causar deficiência moral irreversível.

É a vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida pública.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Normas e Leis da Internet ...


... que valem até para anônimos

 
O assunto desse artigo é sério e exige que todos os blogueiros, de todos os níveis tenham atenção e leiam. Alguns podem ter a falsa impressão de que a internet é uma terra sem lei, onde é possível passar-se desapercebido e até anônimo, esconder-se e não enfrentar responsabilidades sobre seus atos. Esse é um erro grave e pode custar caro para aqueles que agem criminosamente na internet. Entenda que a internet e a blogosfera tem suas leis jurídicas, mas também leis e regras sociais de convívio e ignorar isso pode ser um erro.
Leia esse artigo até o fim. Sua atuação na Blogosfera está em jogo.
 
EXEMPLO - Aconteceu ontem (20/11/2009) um roubo de domínio. Algum “espertalhão” conseguiu roubar o redirecionamento da nova URL (endereço de página) do blog da Juliana Sardinha, do Dicas Blogger. Ela comprou o domínio e o registrou normalmente, mas na hora de fazer o redirecionamento, por uma falha de segurança do Blogger, o safado meliante adiantou-se a ela e configurou antes, fazendo com o novo domínio apontasse para um outro lugar, tirando o controle do domínio das mãos da Juliana e inviabilizando seu uso. Veja a imagem do redirecionamento:
 
 
DB-fail Leia a explicação dos fatos no Dicas Blogger.
 
 
Aos que não sabem, mas também os que sabem, vou reforçar uma coisa: Quem é a Juliana Sardinha do Dicas Blogger?
 
 
Atualmente é a blogueira mais respeitada da blogosfera em língua portuguesa. Considerada por todos nós que somos do mesmo nicho que o dela (metabloggers – blogs de ajudas e dicas para blogs) como a “chefe” e a referência de seriedade e credibilidade. Mas também não importa o nível ou o tipo de blog, quem a acompanha no Twitter percebe logo que ela tem a reverência de todos os blogueiros. Sem contar que o Dicas Blogger está entre os 10 melhores blogs do Brasil (veja o Rank).
 
Isso significa que ela, a Juliana Sardinha, consegue mobilizar e ter o apoio, sobre qualquer assunto, de toda a blogosfera, fazendo-se ouvir em todos os níveis. Essa sua capacidade de mobilização só mostra a credibilidade e o respeito que ela conquistou em 2 anos de blog e trabalho sério nesse lugar que é a internet e que é tão difícil se destacar. Só pra ilustrar, no momento do ocorrido, foram mobilizados no Twitter dezenas de Blogueiros, inclusive o Carlos Cardoso, e até a empresa (onde está registrado o domínio) que é uma das maiores do Brasil.
 
 
A regras e Leis da Blogosfera.
Que fique claro: a Internet tem lei e não é possível passar impune em crimes cometidos na internet. Roubar o redirecionamento de um domínio pode parecer um ato inocente e infantil de algum adolescente mal amado, mas é CRIME, é roubo e paga-se com todo o rigor da lei. Sabe qual é o tipo de atitude que se toma em casos desse tipo? Não é reclamando com o Blogger apenas e solicitando mais segurança no sistema. É indo à polícia, ir à delegacia e abrir um processo contra o safado e é o que a Juliana já está fazendo:
tweet-julianaDB-roubo
 
 
Esse tipo de ação que aquele moleque safado tomou é crime pagável no mundo real. Isso dá cadeia e vai responder processo na justiça, mesmo que a Juliana consiga resolver tudo com o Blogger e ter o redirecionamento de volta. Esse safado vai ser desmascarado e saberemos logo quem ele é e então enfrentará uma outra lei e uma outra justiça: a justiça dos Blogueiros.
 
 
É fácil deduzir que esse sujeito é um blogueiro também, pois entende os mecanismos de uso do Blogger em um nível acima da média, já que sabia exatamente como e quando agir. Ele é usuário do Twitter e de outras redes sociais e quando for encontrado vai sofrer as penalizações que nós blogueiros somos capazes. Teremos a nossa “inquisição” virtual.
 
 
As mesmas regras de convívio social valem para a internet e o mínimo que queremos é seriedade da parte de quem cria blogs. Não é legal plagiar e (c)opiar conteúdo alheio, nem agir com vandalismo e desrespeito com os outros aqui. Somos um grupo, uma rede de pessoas e o convívio é indispensável para se conseguir chegar em algum lugar. Há as leis jurídicas que regem a sociedade e todas se aplicam à internet da mesma forma. Mas há também as leis e regras (morais e éticas) implícitas, que mesmo não estando escritas, valem da mesma forma e têm punições severas implícitas da mesma forma.
 
 
Cuide sempre de seus relacionamentos na internet como se o fossem no mundo real. Mesmo que você nunca encontre essas pessoas de verdade, há encontros na internet. Elas estão nos mesmos lugares que você e são elas que lêem seus artigos, visitam seu blog e levam seu trabalho a sério. Com essas pessoas que construímos credibilidade e trabalho em conjunto. Só um exemplo é o projeto que estou desenvolvendo com o Caio Lausi e o Sergio Estrella: nunca os vi, só os conheço na internet e temos um blog juntos (GuiaGoogleWave.com), trabalhamos em equipe. Isso é credibilidade e seriedade.
 
 


Um comentário:

  1. serah que foi isso q aconteceu? nao consigo acesar a minha conta do google, houve um roubo de dominio? no face eu jah denunciei que estava acontecendo isso meus posts nao apareciam na minha pagina!!!!! E eu era informada que outra pessoa estava tirando proveito das minhas postagens!!!

    ResponderExcluir

Opinião dos leitores